quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Apoiar a imprensa popular e democrática política e materialmente




Direção de A Nova Democracia

Atendendo à reivindicação de apoiadores e leitores que têm se manifestado nos últimos dias com questionamentos e manifestações de apoio, publicamos aqui a argumentação da direção de AND sobre nossa iniciativa de restringir o acesso à integra do jornal na internet aos assinantes e apoiadores.


Procuramos aqui abrir espaço para que os leitores e apoiadores de AND possam dar suas opiniões e debater essa questão, para que possamos construir juntos o trabalho da imprensa popular e democrática.

Desde seu primeiro número, AND sempre foi um porta voz da luta popular. Muitas vezes a única voz a se contrapor ao monopólio dos meios de comunicação defendendo o direito do povo lutar por seus direitos. Sempre fizemos isso e disso não abrimos mão. Nossa linha editorial é bastante clara a esse respeito.
Se nunca tivemos maiores problemas em elaborar o conteúdo do jornal, sempre foi um desafio fazê-lo chegar às mãos do leitor. Sendo impossível fugir da trama do monopólio no que se refere à distribuição, é uma árdua batalha fazer que um jornal de pequena tiragem chegue onde precisa chegar. Sendo assim o trabalho de comitês de apoio espalhados pelo país permite que o mesmo chegue em lugares fora do interesse das distribuidoras comerciais.
A criação do site e seu desenvolvimento permitiram que atingíssemos um número imensamente maior de pessoas. Hoje temos cerca de 40 mil acessos por mês somente no site e o blog tem crescido dia a dia.
Se chegamos até aqui foi graças a muito esforço e ao apoio dos mais diferentes setores do movimento popular. Este apoio sempre foi e continua sendo indispensável para manter uma infraestrutura básica para o funcionamento, bem como para o pagamento de pessoal e despesas, fixas ou extraordinárias.
Nossa decisão de restringir o acesso gratuito a nossa página na internet não se trata nem de uma atitude de desespero, nem, tampouco, de um recuo em nossos princípios. É, sim, da necessidade de manter o jornal e impulsioná-lo para frente. O apoio político e material dos leitores das mais diversas condições à imprensa popular e democrática é indispensável e é com ele que contamos para desempenhar a tarefa de tocar o jornal.
Não se trata também de um tudo ou nada. Analisaremos casos como leitores de cidades onde o jornal não chega ou outros problemas que possam surgir, podendo-se reduzir o valor cobrado. Sendo assim, é importante que nosso leitor se manifeste, no blog ou pelo e-mail anovademocracia@gmail.com.
A questão essencial é que é justo ajudar materialmente algo em que acreditamos. Principalmente quando se sabe que o dinheiro não é para locupletar quem quer que seja, mas para sustentar uma trincheira tão importante na propaganda da necessária revolução de nova democracia no Brasil.

5 comentários:

Anonymous disse...

Eu não sou assinante.
Queria só ler na internet.
Tem algum plano de assinante só pra internet?

Sou do Rio Grande do Norte
Bianca

Rosivaldo Lima disse...

Eu não havia entendido bem o porque do jornal limitar o acesso.
Sempre acompanhei na internet e tomei um susto quando vi que precisava de senha.
Agora, pensando bem, está certo.
20 reais em um ano é menos que o preço de um jornal por mês.
Todos podem ajudar.
Estou nessa!

Que continuem assim!

Rosivaldo

Luiz Carcerelli disse...

Bianca, a assinatura só pela internet fica em R$ 20,00 por ano. Veja este link.
Gostaria também de agradescer ao Rosivlado.
Quando fizerem suas assinaturas não deixem de entrar em contato conosco pelo e-mail anovdemocracia@gmail.com para receberem suas senhas.
Em nome da redação, agradeço.

Anonymous disse...

CORREÇÃO:
anovademocracia@gmail.com

Icaro Silva Belem PA disse...

Eu sugiro que todos os leitores do jornal enviem e-mails para seus contatos e estimulem os amigos a fazerem a assinatura.

Todos temos o dever de ajudar o jornal e mantê-lo forte e independente!