quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Índia: Metade da população rejeita a farsa eleitoral no estado de Bihar


No dia 2 de novembro, aconteceu no estado de Bihar — leste da Índia — a 4° fase das eleições para a assembléia legislativa, depois de três turnos nos dias 21, 24 e 28 de outubro. Bihar é o 12º maior estado da Índia e tem a 3ª maior população do país, da qual 58% têm menos de 25 anos. Com 85% das pessoas vivendo no campo, cada dia mais, a população de Bihar embrenha-se no luminoso caminho da guerra popular.
Meses antes da realização da farsa eleitoral, o Exército Guerrilheiro Popular de Libertação, o EGPL, dirigido pelo Partido Comunista da Índia (Maoísta), levava a cabo uma massiva campanha de boicote às urnas pelas ruas de Bihar. E os 568 candidatos que disputavam 42 vagas no parlamento burguês tiveram que se engalfinhar por apenas metade dos votos, já que a campanha de boicote à farsa eleitoral e a crescente adesão da população de Bihar à guerra popular teve seus reflexos nas urnas. Nos distritos de Jamui, Munger e Lakhisaraida 49% da população não votou, assim como em Lok Sabha, 46%, Khagaria, 47% e Bhagalpur, 48%. Segundo esses números, a média de abstenções nos quatro turnos foi de 4,7 milhões de indianos.
Além disso, o EGPL fez ações nas áreas rurais de Bihar para impedir o deslocamento das forças paramilitares, da polícia e do exército indiano, que mobilizaram um contingente de 60 mil homens para garantir a farsa eleitoral. Uma ponte na estrada de chakai-Jamui, distrito de Jamui, foi minada pelo EGPL, impedindo a passagem das tropas dos Estado reacionário indiano. Em Danapur, a explosão de bombas nas zonas eleitorais durante a madrugada fez com que a votação fosse cancelada.

Nenhum comentário: