sábado, 27 de novembro de 2010

Petroleiros classistas se organizam


Ocorreu no dia 20 de novembro no Norte Fluminense o I Seminário de Organização do GLP (Grupo de Luta dos Petroleiros). Nessa atividade, esse grupo formado e temperado em lutas desde o ano 2000 discutiu e aprovou seu programa político, que segundo seus integrantes servirá de carta de princípios para a organização do trabalho de base e de uma corrente classista no movimento sindical petroleiro. No programa aprovado na atividade e recebido por AND, os petroleiros estabelecem como primeiro objetivo do GLP “Organizar um movimento de petroleiros, resgatando o caráter classista de organização sindical. Superar a consciência de categorias, integrando a luta dos petroleiros com a luta de toda a classe operária e de todas as classes oprimidas.”
Durante a atividade, a tônica das discussões foi ainda sobre a amplitude de domínio do movimento sindical por parte do oportunismo governista e ainda da falsa esquerda eleitoreira, apontando para a necessidade da categoria romper com a estrutura sindical oficial que vem desde a era Vargas. Continuam os petroleiros dizendo que para isso o caminho é forjar um movimento classista de petroleiro amparado num vigoroso movimento de organizações por local de trabalho (OLTs) e Comissões de Base por todas as 46 plataformas e 3 bases de terra de Macaé –RJ. Para elevar o nível de organização e luta, os militantes do GLP apontam para a necessidade de organizar um movimento permanente de oposição de base, que rompendo com o atrelamento do movimento sindical ao Estado, possa unir funcionários da Petrobrás e de empresas terceirizadas, além de aposentados e pensionistas, sob uma mesma bandeira. O objetivo disso é resgatar direitos atacados pelas gerências de FHC e Lula, buscando a igualdade de condições de trabalho, mas tendo claro ainda que a classe não pode conceber que irá se libertar, acabando com a escravidão assalariada dentro dos marcos do capitalismo. Diz o GLP que os petroleiros num crescente de lutas devem se somar a luta de todo o povo brasileiro contra a dominação do jugo imperialista e das classes dominantes reacionárias, na busca de construção de um novo tipo de poder, em que as classes exploradas de nosso país possam de fato de decidir seu destino.
O programa político é resultado da forja que esses petroleiros passaram ao longo de dez anos. A perspectiva agora é, segundo eles, ampliar as formas de organização, com um plano de comunicação, divulgando uma cartilha sobre a organização de base, estabelecer um canal de denúncia através do e-mail glpnf@yahoo.com.br e intensificar orientações de luta para organizações de base já existentes, tendo em vista antecipar os indicativos da Federação Única dos Petroleiros, que ao longo do calendário das negociações rebaixam as campanhas e promovem traições diversas sobre a categoria.

Um comentário:

Pedro de Alcantara disse...

Parabéns aos companheiros, pelo I seminário realizado e principalmente pelo nível de discussão, que com certeza, deve ter ocorrido – com relação ao caminho que os companheiros escolheram em seguir : Reconstruir o movimente Sindical brasileiro, sob a direção da massa e não por acordos de cúpula, como ocorre hoje e principalmente, rompendo com a camisa-de-força, que vem desde seu atrelamento ao Estado com Vargas e aperfeiçoado a cada dia pelos neo-pelegos das centrais sindicais e principalmente – coroado com o atrelamento das centrais, pelo Pelego-mor Luiz Inácio gerente do Imperialismo.
Pedro de Alcântara
barreto.pedrodealcantara@gmail.com