terça-feira, 9 de agosto de 2011

Londres: rebelião se alastra


A onda de protestos contra a violência policial se espalhou por toda Londres e já são noticiadas revoltas populares em outras regiões da Inglaterra.

Na noite do dia 8 de agosto, terceiro dia consecutivo de protestos, houve confrontos entre manifestantes e policiais em Birmingham, região central país. Nesse mesmo dia ocorreram protestos em Liverpool, Manchester e Bristol. Também há relatos de enfrentamentos entre manifestantes e as forças de repressão em Walthamstow, Hackney, Islington, Enfield e Wood Green (norte); Brixton (sul); Peckham e Lewisham (sudeste); e até Oxford Circus, no coração de Londres.

226 pessoas foram presas durante os protestos – incluindo um menino de 11 anos – e 35 policiais ficaram feridos.

As massas revoltadas incendiaram prédios, viaturas policiais, ônibus e saquearam mercados.

Enquanto o monopólio dos meios de comunicação ataca raivosamente os protestos taxando-os de “atos de vandalismo”, a rebelião nos bairros empobrecidos da “capital olímpica de 2012” ganha corpo.

Os protestos, que tiveram como estopim o assassinato de Mark Duggan, se avolumaram somando às palavras de ordem contra o Estado policial as exigências de emprego, educação, salário, saúde, entre as mais sentidas reivindicações populares.

Nenhum comentário: