sábado, 16 de julho de 2011

Reintegração de posse criminosa e brutalidade policial em favela de Ribeirão Preto


Na manhã dessa terça-feira, 5 de julho, centenas de pessoas em luta por moradia no bairro Jardim Aeroporto resistiram a uma violenta ação de despejo realizada pela choque da Polícia Militar de São Paulo.
As famílias que ocuparam o terreno no Jardim Aeroporto em fevereiro se recusaram a abandonar cerca de 200 barracos no local, conhecido como ‘Favela da Família’, em Ribeirão Preto, interior do estado.
As negociações entre os moradores e a PM, que começaram por volta das 6h, não avançaram, obrigando os cerca de 700 moradores a resistirem à selvageria policial.
A tropa de choque invadiu a favela atirando bombas de efeito moral e tiros de borracha contra os moradores, entre eles mulheres e crianças. Cães treinados e a cavalaria também foram utilizados pela repressão.
Tratores, escoltados pela polícia, foram utilizados para derrubar as moradias. Imagens filmadas por um canal de TV mostram policiais agredindo os moradores que, revoltados, ergueram suas barricadas.
Das mais de 200 famílias, cerca de 40 são oriundas da favela Itápolis, localizada na mesma região, e que também foi desapropriada em março desse ano. Os moradores da Favela da Família reclamam de não ter para onde ir e denunciam que a prefeitura sequer ofereceu transporte para as pessoas carregarem seus pertences.
Pouco mais de uma semana antes, 42 famílias que ocupavam unidades habitacionais no Jardim Kennedy, em Mauá, também em São Paulo, foram expulsas de suas casas no dia 27 de junho.

Nenhum comentário: