quarta-feira, 2 de setembro de 2009

As greves de 1979 e o movimento sindical em debate no RJ

O Cebraspo (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos) realizou um debate, no auditório do SINDIPETRO-RJ, dia 01/9, com o tema 1979: o ano das greves – Significado histórico e a atualidade do movimento sindical no Brasil, tema abordado em AND n° 56.
O evento teve como debatedores Gerson Guedes Lima, dirigente da Liga, Fabíola Mônica do SINDIPETRO-RJ e Eilton Fonseca do GLP – Grupo de Luta dos Petroleiros.
Foram debatidos o histórico do movimento sindical brasileiro nesses últimos 30 anos, bem como as batalhas operárias de 1979 que abalaram o país tomando como foco as mobilizações do ABC paulista e as combativas greves da região industrial de Contagem, Betim e Belo Horizonte - MG, além de um balanço do atual quadro do sindicalismo no país.
Entre os presentes, militantes do movimento sindical e operário dos anos de 1979 e de hoje deram seus depoimentos e denúncias sobre os ataques desferidos pelo governo e oportunistas contra os trabalhadores e o papel nefasto das centrais governistas (CUT e Força Sindical).
De acordo com Gerson Guedes Lima, esse foi um de uma série de debates que a Liga Operária pretende promover no seio do movimento sindical classista e operário, visando “aprofundar o balanço histórico que marcou a cisão entre o sindicalismo de Estado e o sindicalismo classista, avançando assim para a elevação da consciência, politização e mobilização dos trabalhadores para resistir e lutar”.

Clique no link para acessar a matéria 1979: o ano das greves – Significado histórico e a atualidade do movimento sindical no Brasil publicada em AND n° 56.


*Foto: Combativa manifestação durante a "Rebelião dos Pedreiros". Greve dos operários da construção em Belo Horizonte, 1979. [Arquivo STIC-BH]

14 comentários:

Anonymous disse...

Prezado Senhor ,
Gerson Guedes Lima,
o debate " As greves de 1979 e o movimento sindical em debate no RJ" veio à calhar nesnte momento de amortecimento do sindicalismo. Ora, solicitamos ao CEBRASPO a realização deste debate em São Paulo que foi o palco das lutas. solicitamos ainda a presença do camarada Gérson Guedes Lima , da Liga, para ser o expositor do debate com um moderador indicado pelo CEBRASPO e um debatedor de algum sindicato de São Paulo como próprio Vágner Gomes do sindicato dos metroviários.

Ocorre que fazer um balanço é preparar-se para o futuro . Vale a pena lembrar que a ditadura militar ficou sem sustentação após a greves mas o regime militar somente terminou em 1990 com a posse de Fernando Collor. assim, o urgente rever o passado como prefecia do futuro.
querido Gérson, sugiro ainda a participação como debatedor de algum camarada das oposições sindicais de são paulo alguém dos bancários ou dos metalúrgicos para atacar qualquer possibilidade do debate se restringir ao sindicalismo estatal.
peço desculpas por utilizar este meio porém não encontrei outro modo de solicitar ao cebraspo esta atividade em são Paulo.
ah! já ia me esquecento . acho conveniente convidar alguém da oposição dos sindicato dos carteiros de são Paulo porque em um primeiro momento a corrente sindical que hoje se denomina causa operária apoiou o sindicalismo amarelo deixando-se enganar.

atenciosamente

ROMMELL A RAPOSA DO SERTÃO

Anonymous disse...

PREZADOS SENHORES
COMPLETO O MEU PEDIDO AO CEBRASPO DE REALIZAÇÃO DE DEBATE COM O MESMO TEMA EM SAO PAULO EM REITERAÇÃO FAÇO PEDIDO À LIGA OPERÁRIA PARA SAIR DO SEU ATUAL ESTADO DE APATIA PARA REALIZAR ESTA SÉRIE DE DEBATES COMEÇANDO EM SÃO PAULO ONDE CERTAMENTE SERÁ MAIS FÁCIL A PARTICIPAÇÃO DOS COMPÁNHEIROS QUE PODERÃO DAR OS SEUS TESTEMUNHOS SOBRE A SAUDOSA GREVE VALE RECORDAR QUE MUITOS DAQUELES COMPANHEIROS HOJE JÁ SÃO IDOSOS E A SUA MEMÓRIA JÁ SE PERDE COM O TEMPO SENDO QUE MUITOS JÁ PASSARAM PELA ÚLTIMA PRIMAVERA. ASSIM É URGENTE COLHER ESTES DEPOIMENTOS ANTES QUE SEJA TARDE.

AGRADEÇO DE ANTEMÃO À LIGA OPERÁRIA E AO CEBRASPO PELA SÉRIE DE DEBATES QUE PRETENDE PROMOVER NO SEIO DO MOVIMENTO SINDICAL CLASSISTA E OPERÁRIO


ROMMELL A RAPOSA DO SERTÃO

Anonymous disse...

queridos camaradas,
o movimento sindical merece ser criticados com algumas exceções pelo caminho que trilhou ao aceitar a colaboração de classes formando um condomínio com a burguesia nacional na administração do corrupto e pode estado brasileiro, assim, quen com porcos se mistura lavagem come.
assim, viva aos companheiros que se recusam a aceitar cargo público em governos oportunistas e traidores da pátria que um dia terão que acertar suas traições a sua pátria pela participação em governos de turno marionetes do imperialismo e do neocolonialismo.
viva o sindicalismo classista independente e operário o resto está na lata de lixo da história.

rommell a raposa do sertão

Anonymous disse...

PREZADO SENHOR,
PARA FALAR SOBRE SINDICATO PASSO A DESCREVER PARA V. SAS., O GRANDE ESTRAGO QUE FEZ NA MINHA VIDA O SINDICATO DOS MÉDICOS. COM EFEITO, ESTAVA EU RECÉM ADMITIDO COMO ESTAGIÁRIO NO SINDICATO QUANDO DISSE AO MEU CHEFE QUE HAVIA PASSADO NO CONCURSO PARA OFICIAL DE PROMOTORIA E QUE IRIA PEDIR DEMISSÃO E ENTREGAR OS DOCUMENTOS PARA NOMEAÇÃO E POSSE. OCORRE QUE O CHEFE DO DEPARTAMENTO JURÍDICO MAIS UMA OUTRA ESTAGIÁRIA MUITO ATRAENTE ME CONVENCERAM A PERMANECER NO SINDICATO E NA FACULDADE DE DIREITO, PORÉM APÓS SER DEMITIDO DO SINDICATO VI QUE TOMEI E PIOR DECISÃO DA MINHA VIDA PORQUE FIZ A FACULDADE DE DIREITO EM VÃO E CONSEGUI UM DIPLOMA QUE NÃO SERVE PARA NADA.
ASSIM ALERTO A JUVENTUDE PARA NÃO FAZER A FACULDADE DE DIREITO
ASSIM, EU DEVIA TER INGRESSADO NO CARGO DE OFICIAL DE PROMOTORIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO E TER ME DEDICADA NA FUNÇÃO NÃO DEVERIA TER DEITO A FACULDADE E DEVERIA TER USADO AS MINHAS NOITES PARA FAZER OUTRAS COISAS MAIS PRAZEROSAS COMO LEITURAS DE FICÇÃO , FILMES ETC., ALÉM DO MAIS APÓS FAZER A FACULDADE FUI DEMITIDO DOP SINDICATO PASSEI A SER MAIS UM DESEMPREGADO COM DIPLOMA ASSIM ALERTO A JUVENTUDE PARA NÃO COMETER O MESMO ERRO E PARAA QUE SACRIFICAR SUA JUVENTUDE PARA FAZER UMA FACULDADE QUE SOMENTE ABRIRÁ AS PORTAS DO DESEMPREÇO


ASSINADO CÍCERO RAPOSAI

Anonymous disse...

queridos camaradas

volto a alertar vocês sobre o erro a que fui induzido e espero que voces não cometam o mesmo erro que eu cometi.eis que tendo passado no concurso de oficial de promotoria fui convencido pór uma estagiária de direito gostosa a não assumir o cargo e permanecer como estagiário de direito no sindicato dos médicos para depois de terminar a faculdade ser demitido.

saci

Anonymous disse...

camaradas
confesso que cometi este erro por idealismo em sendo assim, solicito de vocês que não cursem a faculdade de direito substituindo-a por um curso mais útil para o brasil como ciências sociais e outras onde podem servir melhor a si e ao brasil e ingressem logo jovem no serviço público e não façam como eu fiz erroneamente optando pela faculdade de direito e pelo departamento jurídico do sindicato dos medicos quando o mais correto seria entregar os documentos e tomar posse do cargo de oficial de promotora e ter pedido encerramento da matrícula no curso de direito porém me meti em ilusões metafísicas que solicito que os camaradas nao repitam o erro

assinado O saci e o curupira

Anonymous disse...

camaradas reafirmo que fui envolvido em uma trama no estilo ligações perigosas de Chordellos de Laclos e que agora me sinto como a Conceição do Caubi Peixoto que daria um milhão para voltar outra vez a ser conceição.
com efeito, deixei de assumir meu cargo no meu concurso para oficial de promotoria porque fui induzido em erro pelo chefe do departamento jurídico do sindicato dos medicos que prometeu que eu seria efetivado após o estágio mas infelizmente a palavra não foi cumprida e fui feito de moleque e demitido assim, agora me arrependo de ter feito a faculdade de direito . com efeito estava aprovado na faculdade de história da universidade são marcos onde passara em primeiro lugar no vestibular. ,mas devido as falsas promessas optei enganadamente pelo curso de direito da universidade mackenzzie e agora estou desempregado sem qualquer assistência com efeito perdi o meu emprego público que tanto lutei no concurso e deixei de fazer a faculdade que mais gostava em sendo assim alerto aos camaradas para não cair nunca mais no mesmo engodo.

sem mais por ora


rommel o lobo do sertão

Anonymous disse...

PREZADO SENHOR
SOLICITO DESTE PASQUIM A REALIZAÇÃO DE REPORTAGEM SOBRE A SITUAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA NORDESTINA EM SÃO PAULO.
ORA, COM A APROVAÇÃO DO ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL QUE TERÁ UMA LINHA DE FINANCIAMENRO ESPECIAL PARA EMPRESAS QUE CONTRATAREM 20% DE MÃO DE OBRA AFRODESCENDENTE ENTENDO QUE SE CRIARÁ UM MERCADO DE TRABALHO ÉTNICO.
POR OUTRO LADO VEJO QUE EMPRESAS QUE EXPLORAM A CULTURA NORDESTINA NA ENGRENAGEM DA RAPINA IMPERIALISTA COMO A COMERCIAL RÁDIO IMPRENSA DE SÃO PAULO E A RÁDIO CAPITAL CUJO PROPRIETÁRIO É O EMPRESÁRIO PAULISTA JOSÉ DE ABREU TEM SEU NICHO COMO A RÁDIO DO FORRÓ MAS EFETIVAMENTE OSNORDESTINOS CONTINUAM SENDO MÃO DE OBRA BARATA
ASSIM É URGENTE A CRIAÇÃO DE EMPRESAS COM O CONTROLE DE NORDESTINOS PARA QUE PS IRMÂOS DEIXEM DE SER EXPLORADOS POR EMPRESÁRIOS MILIONÁRIOS COM OSR. JOSÉ DE ABREU QUE EM UMA ELEIÇÃO COM O SEU PTN E O SEU CENTRO DE TRADIÇOES NORDESTINAS SE APRESENTOU COMO O CANDIDATO DOS NORDESTINOS MAS FOI IMEDIATAMENTE DESMASCARADO PELA IMPRENSA QUE O MOSTROU COMO MAIS UM PATRÃO EXPLORADOR DE NORDESTINOS SENDO QUE FAZ PARTE DA FRAÇÃO DA BURGUESIA PAULISTA QUE EXPLORA OP NORDESTE. ASSIM, COMPANEHIROS ABRAMOS OS OLHOS PORQUE EMPRESÁRIOS COMO ESTE QUE PRATICAM A RAPINA DA CULTURA NORDESTINA COM O SEU CTN NO BAIRRO DO LIMÃO E OUTROS EVENTOS SÓ ENGANA OS INCAUTOS EIS QUE FAZ PARTE DA MÁQUINA DE EXPLORAÇÃO . ASSIM, VAMOR VALORIZAR A NOSSA CULTURA MAS NÃO ACEITAMOS MAL PATRÃO QUE NOS PAGA UM SALÁRIO DE FOME QUE PERPETUARÁ A ESCRAVIDÃO DO POVO.

JABA DO JUAZEIRO

Anonymous disse...

COMPANHEIROS
CONTINUO A DENUNCIAR A MENTIRA A QUE FUI ENGANADO NO SINDICATO DOS MÉDICOS, COM EFEITO HOJE ME SINTO COMO O PUGIISTA NORTE AMERICANO JOE DI MAGGIO que foi casado com a atriz MARILIN MONROE com efeito ele passou a ser um ícone invejado pelos estadunidendes. eu por outro lado por ter sido casado com a procuradora do estado de são psulo cujo nome revelarei em breve também me sinto assim como um homem que teve um grande segredo em mãos mais que perdeu tudo ou como o cara que perde um milhão de dólares perdoe-me se volto ao assunto ocorre que agora vivo como o personagem no filme perdas e danos o jeremy irons que foi pego em um escandalo sexual e passou a viver como um pescador. assim relemto ainda o filme ligações perigosas com o john malkovitch em que uma trama diabólica obriga as pessoas a fazer o que não quer . assim não era minha vontade abandonar o meu cargo de oficialde promotoria no ministério público de são paulo mas diate de uma sedução irresistível perpetrada pela mecionada procuradora do estado atualmente encontro-me neste estado de mendicancia após o abandono do cargo publico por outro lado me arrepende de ter feito a fauldade de direito sendo que o melhor teria sido continuar como empregado do governo e na faculdade de história mas por um par de seios e uma vagina virgem fui desviado do caminho.
desculpas

rapa dura

Anonymous disse...

Prezado Senhor,
companheiros, tendo em vista a insensibilidade da procuradora do estado denunciada nestas páginas eis que insiste em manter op seu coração duro como uma pedra passo a continuar o relatório do que ocorreu no sindicato dos médicos de são paulo.
com efeito a estagiária de direito hoje procuradora do estado se insinuou vulgarmente para este escriba sendo que não teve outra saída que não fosse um relacionamento tórrido com pitadas de sadomasoquismo e sadismo assim, o autor teve que abandonar o seu cargo de oficial de promotora devido as insistentes investidas da procuradora. ocorre que atualemente a mesma posa se senhora casada professora da puc e de cursinhos como o abinitio em guarulhos entre outros. mas para mim a sua reputação e outra. com efeito , a mesma foi desvirginada no motel stúdio a da marginal tiete além do mais no começo o autor se espantou com a bunda avantajada da procuradora e com a quantidade de celulite mas depois passou a náusea com a ingestão de grande quantidade de cerveja.
senhores, promete detalhes mais picantes se a referida senhora continuar a evitar e ignorar este escritor

assinado bezerro de ouro

Anonymous disse...

prezados companheiros, tendo em vista que a procuradora do estado faz que não ve este escritor assim como o colonizador faz que não vê o nativo passo a contar como fui enganado pela puta de bunda grande no sindicatodos médicos de são paulo com efeito eu compareci por volta das 13:00 com os documentos para entregar no ministério público de são paulo e assumir o cargo de oficial de promotoria mas a puta mencionada conluiada com o procuraddor do município e professor da dafaculdade de direito disseram assim ora é melhor voce fazer a faculdade que depois voce vai ganhar mais ao que o trouxa que a esta subscreve,disse não estou gostando da faculdade porque os professores são nazistas e pretendo fazer a faculdade de história mas a puta de bunda grande que hoje posa como procuradora do estado disse que no futuro como advogado a remueração seria melhor. ora, perdi a melhor oportunidade da minha vida eis que após a faculdade fui demitido. agora, não tenho mais como recuperar e fiz a faculdade em vão . assim, relatoque já entrei com ações na justiça contra a faculdade e contra o sindicato e contra a procuradora ocorre que não confio no poder judiciário eis que os juízes frequentamas mesmas festas e os mesmos clubes que os procuradores e formam um única máfia que se auto-ajuda assim,atualmente em dificuldades ecom ua família para criar me vejo erm um beco sem saída sem qualquer perpectiva.

em breve vou revelar todos os nomes

esa vai como uma mensagem numa garrafa atirada por un náufrago

atenciosaamente

vaqueiro nordestino

Anonymous disse...

Prezados Camaradas
continuo a minha confissão pública que como fui enganado pela puta de olhos azuis que hoje ocupa o cargo de procuradora do estado de são paulo e dá aulas em cursos jurídicos e na unio.
com efeito, disse para a antiga estagiária de direito e atual professora de direito processual penal que passara no concursode oficial de promotoria do ministério público do estado de são paulo e que não interessava mais pelo curso de direito da faculdade. mas a meretriz disse que era importante fazer a faculdade para após a formatura ter uma remuneração de alto nível porém tudo não passou de sonho de uma noite de verão porque após a formatura fui demitido do sindicato dos médicos de são paulo passando a viver como ummendigo sendo que a referida procuradora possuir três empregos enquanto que o subscritor mal consegue se manter e só não passa fome porque recebe cesta básica desua mãe. assim, vai um aviso e um alerta para aqueles trouxas que frequentam as faculdade de direito e os cursos de preparação aos concursos , deixem de se iludir eis que a s provas são de carta marcada e so se aprova no concursos os lacaios da burguesia além do mais viu-se pela vasamento da prova do enem do concursopara delegado oab e outros que as provas são de concurso para trouxa porque os gabaritos são passados para aqueles que se prostituem a serviço da burguesia
o and já alertou diversas vezes em suas páginas o que a burguesia querquando fala em capacitação e empregabilidade porém temos que acordar os inocentes entre vinte e trinta anos que frequentamas faculdade de que o jogo é viciado e o vencedor será sempre aquela mais capaz de atender aos caprichos da classe dominante.

saudações comunistas

obelisco amarelo

Anonymous disse...

Prezados Senhores,
tendo em vista o silêncio da boceta irracional que se apaixonou por um pau gigante e que hoje dá aulas em cursos preparatórios para concursos jurídicos com mestrado pela puc volto a narrar como foi o nosso primeiro encontro. mas alerto mais uma vez que em breve darei nome aos bois ou melhos as vacas.
bom o primeiro encontro foi no cine marabá na avenida ipiranga 785 .com efeito cabulamos uma aula as 18:00 para nos encontrar-mos e fazer uma pegação porque com efeito o filme sequer nos lembramos o nome tendo em vista que fomos o ator principal e coadjuvante vião e herói mocinho e bandido do nosso próprio filme. mas me espantei com a experiência da jovem virgem porque logo ofereceu os seios as carícias e o sanque ferveu a onto de ficar a pnto de bala com efeito a moça segurou o que lhe interessava com toda a força passando a seguir a praticar felatio in ore e onanismo no que era correspóndida com um a siririca. além do mais pouco se importou com o lanterninha porque a coisa já estava pegando fogo.
mas o escritor desta saiu na pior porque perdeu o seu emprego enquanto que a donzela hoje posa de procuradora do estado e professora de direito .
perdoe-me se aguço a sua curiosidade porém em breve vou revelar detalhes mais piucantes até que a procuraradora pare de ignorar este subscritor e mudar de calçada além de não atender aos telefonemas deste em breve vou revelar até o telefone celular da doutora.

daniel goldman

Anonymous disse...

prezados senhores
queridos camaradas
tendo em vista a insensibilidade da procuradora do estado que se recusa a atender as ligações deste escriba passo a relatar o passei que fizemos a paranapiacaba e alerto os leitores que em breve postarei neste espaço fotos da moça como veio ao mundo quero dizer em pêlo, ou melhor pelada. assim a sessão da procuradora despida ou desnuda ou sem roupas deixará as capas de revista masculina no esquecimento.
asseguro que são fotos de nu frontal . digo que o passeio ocorreu em um dia de sábado após tomarmos o trem da estação da luz até paranapiacaba onde fomos avistar o mar e após fomos tomar um banho de cachoeira.
em breve entrarei em mais detalhes.

chico ciência p. s. a comunidade universitária que se escandalizou com o caso da estudante de turismo em trajes com um palmo acima dos joelhos certamente se chocará com a universitário coberta apenas por vastos pêlos pubianos.