quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Editorial 57 - A 'crise do senado' e a crise do Estado

O processo de apodrecimento do velho Estado semifeudal e semicolonial brasileiro segue se aprofundando e se revelando nos inúmeros episódios de crimes contra o povo, entreguismo descarado e escândalos sucessivos de corrupção, que definitivamente escancaram para as massas a natureza anti-povo deste Estado reacionário e das sucessivas gerências de turno.

A chamada crise do Senado, nesse contexto, nada mais é que a ponta do iceberg – visível apenas pelas paspalhices dos dignos senadores – da renhida luta entre as frações da grande burguesia e do latifúndio e seus grupos de poder pelos despojos e privilégios de classe permitidos pelo imperialismo. Mesmo assim são pugnas que não escondem seu aspecto de conluio, como no recente pacto para salvar Sarney e Virgílio.

A imagem de um PT controlado pelo seu grupo mais fisiológico e preso à gerência do Estado, colocando no bolso as patéticas e tímidas dissonâncias de um Mercadante ou um Suplicy é um selo estampado à testa do oportunismo, que definitivamente declara estar do lado do que há de mais atrasado na sociedade brasileira ao se aliar a Sarney, Calheiros, Collor e cia. Aliás, esse é o destino de todo oportunismo e é o que AND vem denunciando em cada edição.

Mas não é essa a essência da crise, como querem fazer crer alguns. Nos bastidores dessa crise dentro da crise se encontra a manutenção da entrega das riquezas e da força-de-trabalho nativas ao imperialismo mais rapace, como é o caso das reservas de petróleo no pré-sal, que têm dado ensejo a uma série de encenações patrioteiras da “oposição”, como se ela também não fosse formada no mais escolado entreguismo.

De olho nas eleições de 2010 e preparando uma sucessão que lhe permita voltar triunfalmente em 2014, numa espécie de “novo queremismo”, Luiz Inácio manobra como poucos e coagula latifundiários e a cúpula oportunista do MST, transnacionais e as centrais sindicais pelegas, a repressão mais brutal e o mais reles assistencialismo, a máquina de contra-propaganda estatal e falsificação de índices de popularidade, tudo isso somado às mais solenes garantias de que tudo: solo, subsolo e espaço aéreo pertence ao imperialismo e não deve ser reclamado pelo povo brasileiro.

Pura ilusão, porque todos os esforços do velho Estado, auxiliado pelos oportunistas na sua gerência, não serão capazes de conter as revoltas populares que se avolumam e elevam sua consciência, apontando para a destruição do velho Estado, que só lhe reserva miséria e repressão.

9 comentários:

Geraldo SP disse...

A verdade de que extraiu Lenin com sua análise do imperialismo e de sua caracterização como fase superior do capitalismo, ressalta que é também fase particular. Mostrou suas três particularidades: que é capitalismo monopolista, parasitário e em decomposição e capitalismo agonizante. Quanto às duas primeiras não há ninguém com um mínimo de lucidez que possa refutá-lo. Afirma que para solucionar suas crises de grandes proporções o imperialismo só tem saída na guerra imperialista de partilha entre as potências e de rapina sobre o resto do mundo. Mao Tsetung aprofundou Lenin e mostrou que a lei do imperialismo é "criar distúrbios e fracassar, voltar a criar distúrbios e fracassar novamente..." Quer dizer que o imperialismo não sucumbirá por conta de suas crises, precisa ser derrubado e destruído como modo de produção historicamente superado pela força organizada dos explorados e oprimidos.
O que Lenin acentuou com a terceira particularidade do imperialismo, a agonizante, é de que ele prepara a sociedade para uma nova e superior forma de sua organização. Frente à crise colossal do capitalismo ou é guerra imperialista ou revolução, barbárie ou socialismo. Mao Tsetung disse: Ou a revolução conjura a guerra imperialista ou a guerra imperialista atiça a revolução.

Anonymous disse...

prezado senhor
editorialista
sugiro a correção dos textos do jornal para que se deixe de dizer semicolonial e passe a dizer imperialista e neocolonial como regsitrados nos livros de história com efeito, penso que a expressão semifeudal e semicolonial é incorrera. quando na verdade deve-se dizer semifeudal e neocolonial . porque é disso que se trata tendo em vista que fomos colonia de portugal mas agora somos colonia de potência estrangeira que nos estrangulam o desenvolvimento com a auxílio de classes internas que dão suporte ao imperialismo como certos radialistas e jornalistas que são paga pau de tudo o que vem de fora.

assinado


rommel o lobo do sertão

Anonymous disse...

prezado senhor ,
peço sua licença para pinçar de seu editorial 56 a menão de extraterritorialidade concedidas aos militares americanos instalados na colombia .ora, como advogado noto a gravidade desta concessão imperialista eis que os Estados Unidos não assinaram o pacto de Roma que criou o Tribunal Penal Internacional de Aia assim como já ocorreu no Iraque se os militares cometerem crime serão julgados por seu juiz de quarteirão ou melhor dizendo restarão na impunidade. vale dizer estarão fora do alcande de qualquer autoridade que não seja a imperialista.
desculpe-me pela incursão jurídica.

obrigado

rommel o lobo do sertão

Anonymous disse...

Prezado senhor,
editorialista
o gigante Karl Marx no seu artigo escrito para o New York Tribune em 1961 que por sinal foi seu último artigo antes da guerra de secessão quando parou de circular o jornal para o qual escrevia deu o nome de o tio sam recusa-se a perder quinze estrelas da sua bandeira. neste artigo o mouro dizia que se o sul vencesse seria criado um país escravocrata com o estabelecimento de colônias na américa central com a expansão para o caribe incluindo cuba. Ora, o norte venceu porém a idéia persiste porém querem estabelecer como neocolônia toda a américa com o plano de américa para os americanos como doutrina do século XX.
assim., solicito atenção ao plano imperialista deste prestigioso jornal

rommel o lobo do sertão

BOCA DE CAÊRA disse...

quando os EUA, firmaram acordo com o presidente colombiano Alváro Uribe, percebi uma espécie de "dejavú" histórico, onde os planos do ex-presidente norte americano Rosvelt, para controlar e colonializar as américas a cerca de quatro decadas atrás. o chamado, THE BIG STICK, ou a política o porrete, onde o governo norte américano enviava tropas estatais para tomar militarmente os países sul-américanos que não aceitassem suas "sugestões organizacionais". esta de volta nesta nova investida imperialista, comandanda pelos soldos do capitalismo. porque está de volta?
a resposta pode ser simples, as conquistas do partido comunista do Perú, o apoio do povo colombiano aos guerrilheiros de VRAE, além das constantes revoltas populares no Brasil, Argentina, Chile...
isso tudo pode parecer coisas pequenas, comparadas as grandes revoluções, mas as pontencias imperialistas percebem que não será tão fácil escravizar o povo daqui pra frente.

Anonymous disse...

Caro Guará,

Eu, mesmo em meu curto ver, apesar de cada vez mais amplo com a contribuição do jornal, acho correta a definição semifeudal e semicolonial, tal como é. Já pude notar que o A Nova Democracia preza pelos critérios científicos, diga-se marxistas para definir as coisas com os nomes que elas tem. E não há batismo melhor que o dado pelos grandes expoentes do marxismo. Ao contrário do que trotskistas de todo matiz (longe de mim chamá-lo de trotskista, caro Lobo, não me leve a mal) que acreditam ser o brasil um país "imperialista", o brasil é sim uma semicolônia, caso contrário, nosso povo não deveria lutar contra o imperialismo. Acredito que esse seja um debate para mais espaço que um post na internet, mas tenho certeza que AND possui coragem e tem conteúdo para empreendê-lo onde for.

Boas lembranças a você, Lobo, e ao inigualável AND!

Anonymous disse...

Fugindo um pouco do assunto,mas vou postar uma coisa necessária,a Veja voltou a atacar a Liga dos Camponeses Pobres,

http://veja.abril.com.br/especiais/amazonia/terra-sem-lei-p-32.html

Os fazendeiros são aterrorizados no Amazonas, no Pará e em Rondônia pela violenta Liga dos Camponeses Pobres, que recebeu treinamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do peruano Sendero Luminoso.

Anonymous disse...

Prezado Senhor,
venho denunciar o caos instalado na Prefeitura de São Paulo pela administração do Prefeito Kassab. Ora, anteriormente a esta nefasta administração para se matricular uma criança na escola era necessário somente comparecer a escola mais próxima da residência com os documentos e a escola fornecia uma declaração de existência de vagas com a qual se pegava a transferência. mas apostaram no atraso e agora somente a delegacia regional de ensino disponibiliza lista as escolas com as vagas ocorre que este vai e vém de documentos leva anos . assim já fomos ao conselho tutelar e as escolas e as dre sem sucesso sendo que resta agora somente o judiciário.
assim, está provado a superposição burocrática de escola dre conselho tutelar somente aumenta a burocracia e a ineficiência em prejuízo as crianças que ficam sem escola.
será que um dia u m administrador vai trabalhar po r este povo ou somente se deliciar com o poder?

assino
obelisco dourado

Anonymous disse...

pREZADO SENHOR,
SINTO QUE O BRAÇO DA REPRESSÃO ESTÁ SE CONCENTRANDO SOBRE A LIGA OPERÁRIA COM EFEITO CONFORME NOTICIADO A DETENÇÃO DE NOSSO COMPANHEIRO LEANDRO NÃO É A ÚNICA HOSTILIDADE . ESTE ESCRITOR TAMBÉM VEM SENDO MONITORADO PELA PM. COM CERTEZA POR SER PATRONO DE VÁRIAS AÇÕES CONTRA POLICIAIS MILITARES QUE TIVERAM A VIDA DE SEUS FILHOS CEIFADAS EM EXECUÇÕES SUMÁRIAS EM AÇÕES DE FRANCO ATIRADORES E CARRASCOS SENTE QUE AS VEZES MILICIANOS A PAISANA ESTÃO SEGUINDO SEUS PASSOS ORA COM TROCA DE OLHARES INTIMIDATIVOS ORA POR MEIO DO RÁDIO COM MENSAGENS DO TIPO : " OLHA AÍ O BAIANÃO FICA DE OLHO NELE" OU COISA DO TIPO ASSIM RESPONSABILIZO A PM DE SÃO POR QUALQUER ATENTADO SOFRIDO POR ESTE LUTADOR DAS CAUSAS SOCIAIS.
COM EFEITO, OS PROCESSOS ESTÃO EM ANDAMENTO A JUSTIÇA QUE PEDEM INDENIZAÇÕES DO ESTADO PARA AS FAMÍLIAS POR CAUSA DA AÇÃO DOS PMS E ESPERAMOS QUE O CEBRASPO E AO NAP ESTEJAM ATENTOS PARA QUE NÃO HAJA UM NOVO GABRIEL PIMENTA

assino


raposa do sertão