quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Revolta operária em Belém - PA - Combativa greve dos trabalhadores da construção

Os operários se rebelaram contra o arrocho salarial e se voltaram contra o patrimônio das grandes construtoras destruindo stands de venda de apartamentos de luxo.
Durante o protesto, forte aparato policial foi enviado pelos patrões para reprimir as manifestações, porém os grevistas não recuaram, enfrentando com combatividade os policiais.

O vídeo da globo (postado abaixo) narra os fatos, como era de se esperar, sob o ponto de vista dos grupos de construtoras, dizendo que os operários entraram em confronto com outros trabalhadores contrários à greve. Entretanto, o que é sabido já há muito tempo, é que os canteiros de obras, principalmente nos momentos de greves e mobilizações, são tomados de bate-paus das construtoras, policiais à paisana e todo tipo de provocadores. Esses dessa vez, foram varridos pela revolta operária, que ganhou repercussão nos telejornais do último 2 de setembro.




7 comentários:

Anonymous disse...

Aos que dizem que o povo brasileiro não luta: aí está a prova que o povo brasileiro se rebela sim!
Viva a luta do povo brasileiro!
Não vamos nos curvar nunca!
Libertaremos nosso país!

Anonymous disse...

Agora vemos que ser patriota não é ser patriota que nem esses fascistas que tem por aí. Ser patriota é defender e lutar por um Brasil livre e justo!
Libertação brasileira!

Sonia Moreira PA disse...

Chega de ser enganados pelos patroes, e pelas centrais do Lula!!

O chamamento é para todos os ativistas combativos a romperem com as centrais colaboracionistas e pela intensificação da propaganda da greve geral contra as reformas anti-operárias, anti-povo e anti-nação, tem ecoado cada vez mais. A luta no movimento sindical vai se acirrar com o agravamento da crise mundial e seus reflexos no país, que estão sendo maquiados e lançados à frente pelo oportunismo eleitoreiro. Mais tempo, menos tempo, vão explodir lutas tais como, e provavelmente mais radicalizadas, as grandes greves de 1979. Mas elas terão a mesma característica daquelas, vão passar por fora dos sindicatos, contra as atuais direções pelegas e neopelegas. O jovem proletariado brasileiro, como no resto do mundo, já está buscando novos caminhos, novas formas de luta e de organização.Viva a resistencia de todos os trabalhadores do mundo!!

Anonymous disse...

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem". (Bertolt Brecht)

Vamos botar fogo nessa porra!!

gileno disse...

Uma coisa é a luta por melhoria nas condições de trabalho, outra é o depredamento de patrimônio alheio. Trágico.

Uma indústria não consegue viver sem os trabalhadores, a partir do momento que a maioria entra em greve, o sistema quebra. Não havia a necessidade de destruir o que PERTENCE POR DIREITO aos outros.

Anonymous disse...

Lula Traira continua a aplicar o extorsivo fator previdenciário implantado por FHC
Criado pelo governo FHC para dificultar as aposentadorias e mantido pelo traira, o fator incide sobre o valor base do benefício, no momento da concessão de aposentadorias por tempo de contribuição. Funciona como desestímulo porque pode reduzir o benefício em até 50% dependendo da idade e do tempo de contribuição da pessoa.
O projeto resultante do falso acordo com as centrais sindicais não acabará com o fator previdenciário. Somente dispensará sua aplicação obrigatória quando a soma entre idade e tempo de contribuição for de 85 anos no caso de mulheres e de 95 anos no caso dos homens. Com isso o governo legaliza a exigência de idade mínima para aposentadoria também para os trabalhadores das empresas privadas e continua a utilizar o extorsivo fator previdenciário.
O Traira mete a mão no bolso até dos desempregados
Outra falácia divulgada pelo Lula traira e as centrais é que o período em que o trabalhador estiver recebendo aviso prévio e o seguro-desemprego serão computados como tempo de contribuição para a futura aposentadoria. Os pilantras não esclarecem que isso só acontecerá se o trabalhador pagar a contribuição de 8% sobre esses valores e a empresa pagar mais 12% sobre o aviso prévio. Ou seja, até nos desempregados o governo está dando mais uma garfada.Abra o olho

Anonymous disse...

queridos camaradas
sugiro a criação do troféu o trouxa do ano e que a primeiro premio honoris causa seja dado ao apresentador do Jornal nacional formado em comunicação social pela eca Sr. William Bonner com efeito, ele fez inseminação artificial para ter os trigemeos com o médico Roger assim é bem possível que ele esteja fazendo o papel do joão de barro que cria o filho do chupim.
ah. já ia me esquecendo junto com ele existem mais de 1.000 trouxas em são paulo além de broxas que não cairam na moda de fazer inseminação artificial para mostras virilidade com gravidez múltipla mas não passam de trouxa que criam os filhos do médico metido a don juan e a marques de sade. que quando fizer sua confissões irá abalar a sociedade paulista


rommel o lobo do sertão