terça-feira, 8 de julho de 2008

Camponês arbritáriamente preso em Pernambuco


Liberdade imediata para o Companheiro Fábio Paraíso da Luz



Companheiros e companheiras, democratas de todo o Brasil,

No dia 3 de julho, quinta-feira, o camponês Fábio Paraíso da Luz foi preso no município de Lagoa dos Gatos (Pernambuco). O companheiro foi vítima de uma armação policial, cujo objetivo era prender o dirigente da LCP (Nordeste) José Ricardo de Oliveira Rodrigues.

Fábio e Ricardo estavam almoçando num estabelecimento comercial em Riachão de Dentro, zona rural de Lagoa dos Gatos, quando 3 políciais militares desceram da viatura, que vinha em alta velocidade, com arma em punho gritando para Ricardo levantar as mãos. Os PMs revistaram Ricardo e deram busca em toda a casa. Fábio estava no interior da casa foi revistado pelos policiais, que também nada encontraram. Então, os policiais apareceram com um revólver dizendo que este pertencia a Ricardo. Para que o companheiro Ricardo não fosse preso Fábio afirmou que aquela arma era sua.
Claramente, o intuito dos policiais era prender Ricardo. Depois que a farsa da arma não deu certo os policiais ameaçaram prender o companheiro porque ele não tinha habilitação. É verdade que a moto da esposa de Ricardo estava estacionada em frente ao restaurante, mas estava desligada e, obviamente, ninguém a dirigia. Como prender alguém por não ter habilitação se este não estava conduzindo nenhum veículo no momento?
Como é de conhecimento de todos, José Ricardo é uma importante liderança camponesa do nordeste. Por sua conduta combativa e honesta foi perseguido inúmeras vezes pelo latifúndio, pelos órgãos do governo e pelo oportunismo. Há três meses Ricardo foi solto após ficar 3 anos preso injustamente. Sua libertação foi resultado de intensa campanha feita em todo o Brasil por sua liberdade e representou um duro golpe para o latifúndio semi-feudal do estado. Pouco depois de sua liberdade uma nova armação é feita contra o companheiro para retirá-lo de perto dos camponeses pobres. Mas o bote do latifúndio falhou contra Ricardo, porém como forma de pressão e de ataque ao povo levaram o companheiro Fábio detido.
Toda esta perseguição em Lago dos Gatos tem uma causa. Como era de conhecimento de todos no município os camponeses do Acampamento Riachão, área coordenada pela LCP, decidiram cortar por conta o latifúndio. Um dia antes da prisão de Fábio o teodolito e outros equipamentos necessários para corte haviam chegado, causando grande entusiasmo nos camponeses e despertando o ódio da "senhora" Célia, concubina de Cordeirinho, o cruel latifundiário ex-proprietário do Riachão.
Mas todas as ameaças e chantagens não impedirão o povo de avançar no caminho da revolução agrária. O corte vai acontecer custe o que custar. E conquistaremos também a liberdade do companheiro Fábio. No próximo dia 9 de julho, quarta-feira, uma grande passeata será realizada no centro de Lagoa dos Gatos exigindo a liberdade do companheiro. O objetivo é que a juíza municipal receba uma comissão de camponeses. Um dia antes, na terça, entraremos com o pedido de liberdade provisória. Solicitamos a todos companheiros que liguem e mandem faxes exigindo a liberdade do companheiro. Que estas mensagens sejam enviadas, de preferência, antes de quarta-feira para aumentar a pressão em cima das autoridades.
O tel/fax do fórum de Lagoa dos Gatos é: (81) 3692-1105. O nome da juíza é Dra. Jacira Jardim de Souza Menezes.
O companheiro Fábio é um jovem camponês, casado e com filhos. Desde muito participa da luta pela terra no estado tendo atuado nos município de Jaqueira, Lagoa dos Gatos e Quipapá. Fábio participou ativamente da organização e realização do 1ºEncontro Regional da Liga dos Camponeses Pobres (Nordeste), realizado nos 13 e 14 de junho, no Acampamento Riachão. Obs: a foto em anexo é do companheiro Fábio.

Saudações democráticas e combativas a todos!

Reprodução da nota da Liga dos Camponeses Pobres

Um comentário:

Anonymous disse...

Luiz Inacio quer calar o povo oprimido,a 500 anos o nosso povo ta na luta,e sempre lutará,pois o imperialismo é um tigre de papel que ta proximo do fim!vomos a luta!!