quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Vitoriosa greve e ocupação da reitoria da UNIR

Vitoriosa greve demonstra a força da organização estudantil e nos mostra o caminho da construção de uma universidade pública, gratuita, de qualidade e que sirva ao povo

Mais uma vez amanhecemos o dia com a certeza do dever cumprido e a compreensão de que temos um futuro luminoso à nossa frente.

Há cerca de um mês se configurou dentro da Universidade um movimento, o nosso movimento, de todos os estudantes, que desencadeou uma greve que se manteve por pouco menos de duas semanas. Tudo iniciado em função das péssimas condições em que se encontra a nossa Universidade, aliada à tentativa nefasta do REItor de aumentar o número de entradas em vários cursos sem consultar seus respectivos departamentos e criar vários cursos sem produzir seus projetos político-pedagógicos e tramitá-los nas instâncias competentes da UNIR. Tudo isso, companheiros, sem garantias de condições para que o aumento de vagas se dê com o aporte de recursos necessário para que este processo se dê com qualidade, pois são baseados no decreto do REUNI.

A partir disso, teve início a organização desta luta histórica do Movimento Estudantil da UNIR. Curso por Curso, Assembléia por Assembléia, nosso movimento foi ganhando corpo, o que culminou na histórica Assembléia Geral do dia 8 de setembro, com a presença de cerca de 450 estudantes, fato esse que não ocorre na UNIR a mais de 20 anos, que deliberou, definitivamente, a decisão da greve dos estudantes.

Durante quase duas semanas nos mantivemos firmes em nossa decisão, e já no decorrer da primeira semana de nossa luta pudemos ver os frutos que dela surgiram, como o recuo do REItor com relação ao número de entradas nos cursos no Núcleo de Saúde, além de o mesmo se colocar para discutir as nossas reivindicações com o Comando Geral de Greve.

Ainda durante a ocorrência da Greve, tivemos vários Cursos que decidiram por aderir à nossa luta, o que demonstra não só a justeza de nossa decisão como o raciocínio de que com uma centelha, podemos incendiar uma pradaria inteira.

Toda a nossa decisão e organização foi plenamente vitoriosa. Constrangimos o indivíduo que administra esta Universidade a discutir com o Comando Geral de Greve durante um dia inteiro, além do conjunto de outras reuniões com os Comandos de Greve dos Cursos, e extraímos, destas reuniões, uma série de conquistas para a nossa Universidade, como a volta do número de entradas ao que era antes do edital do vestibular de 2009, além de várias outras conquistas, que estão asseguradas num Termo de Ajuste de Conduta, documento válido juridicamente e que obriga o REItor a cumprir com o que prometeu.

Nossa greve, companheiros, foi plenamente vitoriosa. Com ela, conseguimos dar um duro golpe na aplicação do REUNI em nossa Universidade. Porém, companheiros, não podemos nos conformar apenas com isso. A nós se coloca a tarefa de revogar o decreto do REUNI, além de derrotar a “reforma” universitária que vem sendo implementada pelo governo Lula. Para isso, precisamos construir uma Greve Geral de âmbito nacional para derrotarmos os ataques de Lula ao Ensino Superior Público e construirmos uma Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade, com Acesso Universalizado e que produza Ciência a serviço do Povo.

À Luta companheiros!

Construamos a Greve Geral para derrotarmos a “reforma” universitária de Lula!

Por uma Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade, Universalizada e que Sirva ao Povo!

Diretório Central dos Estudantes – Gestão Dias de Luta

Nenhum comentário: