quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Presos políticos no Piauí

A TODAS ENTIDADES SOCIAIS

Os trabalhadores sem-terra, organizados em torno do Movimento Resistência camponesa, no intuito de reivindicarem uma negociação com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para acelerar a desocupação da Fazenda Buriti, que possui 993 hectares e é próxima ao acampamento onde residem, na BR-316, interditaram na manhã desta sexta, 21, a BR que dar acesso ao município de Demerval Lobão, 20 Km de Teresina, por cerca de 41 famílias do acampamento Salitre Chileno.

No Km 23, que liga Teresina a Demerval Lobão, os manifestantes fizeram uma barricada queimando árvores no meio da estrada e impedindo a passagem de veículos, o que gerou um engarrafamento de aproximadamente 10 Km. Quando tudo parecia ter terminado, no final da tarde chega um micro-ônibus da polícia rodoviária com uma tropa de choque e, sem levar em consideração coisa alguma, iniciaram um processo de repressão junto aos acampados. Primeiro começaram com um jogo de palavras ofensivas aos manifestantes, que já tinham liberado a BR e já estavam dispersos indo para seus barracos; depois, sem mais nem menos, começaram a bater nas principais lideranças, em crianças, mulheres e idosos.

Por último, acabaram prendendo duas lideranças do Movimento Resistência Camponesa, Givanildo de Silveira e Romualdo Lopes de Sousa - vulgo Brazil. A polícia os prendeu sob alegação de tentativa de homicídio a um aposentado da polícia Rodoviária. O curioso é que não encontraram nehuma arma no assentamento.

Nesta segunda, dia 24/11, o advogado dos dois camaradas, José Rodrigues, entrou com um pedido de liberdade provisória, pois não consta na peça de prisão nenhum elemento para que os sem-terras estejam presos. Numa atitude arbitrária e dando a entender que já escolheu o seu lado, o juiz da comarca de Demerval Lobão, Piauí, José Raimundo Gomes, negou-se a pelo menos analisar o processo e assinar o alvará de soltura. Fazendo o mesmo com o pedido de Harbeas Corpus impetrado pelo o advogado da CONLUTAS-PI, Daniel Batista.

ESTAMOS DIANTE DE UM JOGO MARCADO ENTRE OS LATIFUNDIÁRIOS E o PODER JUDICIÁRIO. O governo do Estado do Piauí está mantendo dois presos políticos em suas cadeias. Assim, chamamos a TODAS ENTIDADES DO MOVIMENTO SOCIAL a mandarem seus protestos e suas exigências de LIBERDADE a JOSÉ ROMUALDO LOPES DE SOUSA E GIVANILDO DE SILVEIRA.

Mandem seus protestos E EXIGÊNCIAS para:

GABINETE DO GOVERNADOR

JOSÉ WELLINGTON BARROSO DE ARAÚJO DIAS

Governador

Endereço: Palácio de Karnak - Av. Antonino Freire, 1450 – Centro

CEP: 64.001-040 - Teresina – PI

Telefone: (86) 3221 3479 e 3221 5001

Fax: (86) 3226 8361

e-mail: governador@pi. gov.br

Presidência do Tribunal de Justiça do Piauí

Desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar

Pça Des. Edgard Nogueira s/n, Centro Cívico, CEP 64000-830 –

Teresina-PI.

Tel: (86) 3216-7412/7440/ 7443 - FAX: (86) 3216-7401 ? Presidência



Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí

Desembargadora Rosimar Leite Carneiro

Pça Des. Edgard Nogueira s/n, Centro Cívico, CEP 64000-830 –

Teresina-PI.

Tel: (86) 3216-7412/7440/ 7443 - FAX: 3215-7420 – Corregedoria

Cópias para:

CONLUTAS – PI

jlenin@oi.com. br

2 comentários:

Romualdo Brasil disse...

VIVA a Nova Democrácia, VIVA a Imprensa Popular e Democrática, VIVA todos (as) Lutadores sociais seus Movimentos e Bandeiras de luta. Romualdo Brasil.

Romualdo Brasil disse...

...Em tempo, passado dez meses, os "Presos políticos no Piauí" ~continuam sendo pesseguidos pela justiça da comarca de Demerval Lobão, intimidados pela polícia civil(delegados) e pela polícia militar... o Movimento Resistência Camponesa do Piauí é a caça mais cobiçada do Estado de direito do século XXI, dá pra acreditar...