quarta-feira, 1 de julho de 2009

Latifundiário e pistoleiros seqüestram e torturam camponeses em Rondônia













A Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e Amazônia Ocidental denunciou o seqüestro de dois jovens camponeses em Buritis – RO no último dia 27 de junho após uma emboscada atribuída ao latifundiário Edilson Caldato e outros sete pistoleiros.

Os camponeses foram barbaramente torturados com golpes de facão nas costas, chutes e cortes de canivete nos braços.

Durante as sessões de espancamentos, os camponeses relataram que o latifundiário fez ameaças de morte às famílias e disse que iria expulsar as famílias das terras do Rio Alto para não perder a madeira cortada, pois já a teria vendido ao irmão do vice-prefeito da cidade de Buritis pelo valor de um milhão e duzentos mil reais.

O chefe do bando de pistoleiros foi identificado pelos camponeses e é conhecido como Abelardi. Ele, segundo contam, foi funcionário do Incra em São Francisco do Guaporé/RO.

No mês de junho as famílias ameaçadas retomaram as terras onde hoje se situa o Projeto de Assentamento Rio Alto (terras reclamadas pelo latifundiário Edilson Caldato) e expulsaram os pistoleiros da sede da fazenda. Desde então mais de 80 famílias organizadas pela LCP montaram três acampamentos na área que será cortada em 700 lotes.

Os camponeses ainda denunciam que no mesmo dia 27 de junho uma caminhonete da fazenda foi vista entrando na área carregada com armamentos e munições. Até o dia 28 cerca de treze famílias foram cercadas pelos pistoleiros e impedidas de circular de um acampamento ao outro.



Clique no link resistenciacamonesa.com para ver a nota da LCP na íntegra, com outras denúncias de articulações entre o Incra e a família Caldato para expulsar os camponeses da terra.

2 comentários:

BOCA DE CAÊRA! disse...

COMPANHEIROS, SAUDAÇÕES REVOLUCIONÁRIAS!

EU ME IDENTIFIQUEI COM AS NOTÍCIAS POSTADAS PELO SEU BLOG E A MUITO TENHO ACOMPANHADO AS EDIÇÕES DO AND, AQUI EM ALAGOAS, GRAÇAS AO O MEPR. ASSIM, TOMEI A LIBERDADE DE CLASSIFICA-LO NO MEU BLOG: revoltaal.blogspot

MEU CODINOME É; BOCA DE CAÊRA!

Anonymous disse...

Parabens pelo Blogger,Veja a Edição 38 do jornal A N D os Planos da une para tentar enganar os estudantes.

Vitória dos estudantes

Cada vez mais depurado o movimento, muitos estudantes que antes assistiam descrentes às mobilizações entram novamente em cena, rechaçam pelegos e assumem as linhas de frente das mobilizações. Organizações estudantis mais consequentes já apontam para construção de uma greve geral para derrotar o governo, desenhando com forças magnificamente novas um momento histórico para o movimento estudantil brasileiro.

A importância nacional dos fatos não pode ser medida por falsas estatísticas do governo. Consiste precisamente no fato de que o entusiasmo e a renovação vão varrendo as inúteis fórmulas de gabinete do velho movimento estudantil brasileiro, que ao longo de anos ocultaram e desviaram a percepção não apenas dos problemas mas do conjunto de problemas que afeta a vida do povo. Graças a esta luta, um novo espírito se agitou.

Em diversas universidades a pauta de reivindicações já vai muito além da luta contra o decreto. Somam-se a estas reivindicações lutas democráticas pela participação nos conselhos universitários, a realização de um congresso universitário, voto universal, fim da lista tríplice etc. Na luta contra o REUNI, vai se revelando o caráter antidemocrático das universidades, de suas reitorias e de seus conselhos universitários. Novas mobilizações descobrem e voltam a agitar históricas bandeiras. Esta é a importância do sentido histórico dos acontecimentos recentes.