sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Rebelião popular em "Ponta do Abunã" (Acre)

A revolta do povo já vinha se desenhando desde a semana passada com o impasse nas reuniões entre moradores e representantes do velho Estado.A população, exigindo a emancipação do distrito de Extrema que, junto a outros distritos, como Califórnia e Fortaleza do Abunã, na denominada Ponta do Abunã, bloqueou a BR 364, no quilômetro 1040, a 360 Km de Porto Velho (RO), desde o início da manhã de segunda-feira (3 de agosto).
Efetivos da polícia foram enviados para reprimir o bloqueio da rodovia, o que desenrolou em uma batalha campal.
Os manifestantes responderam às bombas e tiros de borracha da polícia com paus, pedras e coquetéis molotov.
A massa revoltada cercou os policiais que, sem munição e acuados, fugiram desordenadamente.



[vídeo produzido por rondoniaaovivo.com]

2 comentários:

Anonymous disse...

Cadé a reforma agrária que lula prometeu???
A revuloção agrária só pode ser feita por um governo do povo. Nunca por uma ditadura de latifundiários e imperialistas. Porque só ele poderá restaurar o orçamento agrícola, elaborar planos gerais de produção, construir estradas, obras hidráulicas de grande porte, reflorestar vastas áreas, mecanizar a lavoura, erguer tribunais do povo, consolidar a defesa nacional e proteger os interesses comprovadamente democráticos.
Agora, os camponeses pobres se unem a todo o povo trabalhador (ao proletariado rural e urbano, aos camponeses médios da camada inferior, aos fazendeiros operosos e demais setores oprimidos), inclusive aos empresários e intelectuais verdadeiramente nacionais que não se oponham às forças populares.
Por isso, desde já, os camponeses, levados pela necessidade de sobrevivência, em todos os recantos do país, resolveram se apropriar da terra e transformá-la no chão camponês.
Lavram, plantam e colhem. Transformam as relações de produção, desenvolvem as forças produtivas e estabelecem novas leis do trabalho nessa nossa terra brasileira.

Anonymous disse...

congratulações ao bravo povo aCREANO QUE FEZ A REVOLUÇÃO ACREANA E FEZ A INDEPENDÊNCIA DO ACRE NUNCA É DEMAIS LEMBRAR A HISTÓRIA DE LUTA DE UM POVO.
ASSIM, VALE LEMBRAR O QUE NOS ENSINOU O BARÃO DO RIO BRNCO " A TERRA É DE QUEM TRABALHA A TERRA". ABAIXO O ESTATUTO DA TERRA COM SEUS INSTITUTO ANACRÔNICO DA MEAÇÃO E DA PARCERIA QUE COMPROVAM O REGIME DE SERVIDÃO FEUDAL AO QUAL ESTÁ PRESO O POVO BRASILEIRO.