terça-feira, 25 de março de 2008

Índios retomam latifúndio com a ajuda de mil camponeses


Hoje 400 índios acompanhados de mil famílias de camponeses pobres retornaram a área conhecida como Lagoa Azul, no quilômetro 17 da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara). Segundo a líder do povo Wai-wai, a índia Mirihu Wai de 47 anos, os índios — agora com a ajuda dos camponeses e em número bem maior — não vão desistir enquanto não tiverem a posse definitiva da propriedade, de onde eles já haviam sido expulsos pela PM em uma ação de reintegração de posse.

Na ocasião (11/3) a polícia militar agrediu com cacetadas, bombas e pontapés os índios que ocupavam a área. Até crianças e mulheres foram vítimas das agressões, umas delas grávida. A área improdutiva estava ocupada por camponeses e mais de 100 índios de diversas tribos

Tratores derrubaram as moradias construídas pelos índios e demais camponeses, que resistiram com paus, pedras e arco-e-flexas. Foram presas 17 pessoas, entre elas quatro índios.

Segundo o cacique do povo Sateré-Mawé, Luiz Sateré, a área pertence aos índios há séculos, porém nos últimos anos foi negociada por latifundiários da região e hoje pertence a Mitishu Inoue, um truculento engenheiro que em 25 de fevereiro, sem qualquer autorização da justiça, mandou tratores demolirem as mesmas moradias, que foram reconstruídas e agora derrubadas pela segunda vez. Também de acordo com o cacique Luiz Sateré, os PMs nem ao menos apresentaram o mandato de reintegração de posse e chutaram uma mulher grávida como uma bola.

Em apenas 15 dias, o latifundiário Inoue, conseguiu um mandato na justiça para que as famílias fossem expulsas das terras e suas casas fossem demolidas — o que ele já havia feito uma vez — comprovando a cumplicidade do Estado, corrupto e decadente, com os interesses do latifúndio.

Um comentário:

Július disse...

do bem que os camponeses também são combativos, mas você têm que concordar que os índios têm uma relação cultural com a terra muito maior. É uma afronta mortal aos índios quererem expulsa-los do seu local de origem. Onde é que tá o incra, o governo federal e o resto da quadrilha estatal nessas horas? Onde está a educação da polícia? Isso que aconteceu é muito legal. Mostra o potencial de mobilização desse pessoal e também que eles não têm medo do que aconteceu na primeira vez. Eles mereceiam uma grande matéria para exaltar esse espírito. Abaixou o preço do jornal né? Um abração!