segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Comício da Revolução Agrária em Pernambuco

No dia 30 de janeiro a Liga dos Camponeses Pobres – Nordeste realizou seu primeiro Comício da Revolução Agrária em Pernambuco. Mais de 70 camponeses ergueram bem alto as bandeiras vermelhas da Liga em passeata pela cidade e vilarejos de Lagoa dos Gatos. Faixas com os dizeres “Viva a Revolução Agrária”, “Abaixo o oportunismo do governo Lula/FMI” e “Viva a aliança operário-camponesa” abriam a manifestação. Na retaguarda, motociclistas e fogos de artifício anunciavam em cada vilarejo a chegada dos camponeses pobres em luta. Estudantes de Maceió e Recife, integrantes do Movimento Estudantil Popular Revolucionário participaram do bonito e organizado protesto.

O primeiro ponto de parada da manifestação foi no Fórum da cidade para exigir a libertação de Fábio Paraíso da Luz, preso injustamente desde julho passado. Os camponeses demonstraram que não descansarão enquanto o companheiro não for solto! Todos gritaram indignados “Liberdade já, para o nosso companheiro!”. Demonstrando mais uma vez o caráter de classe burguês e latifundiário deste Estado a polícia rapidamente chegou para impedir os camponeses de entrarem no Fórum. Uma carta exigindo a libertação de Fábio foi entregue e, principalmente, a disposição dos companheiros de lutar até o fim pela sua liberdade ficou novamente demonstrada.

Após o almoço no acampamento Peri-peri a manifestação se reorganizou e marchou até o acampamento Riachão. Logo na saída, todos chegaram até as portas da casa grande da fazenda e os companheiros deram seu recado de que cedo ou tarde aquela fazenda será toda dos camponeses!

Seguindo o caminho, os camponeses passaram por diversos vilarejos povoados por centenas de camponeses pobres sem terra ou com pouca terra e pequenos comerciantes. A alegria e simpatia com que a passeata era recebida demonstrava o grande apoio que a Revolução Agrária tem conquistado na região. Em frente a cada conjunto de casas, famílias inteiras saiam para assistir o comício e recebiam os panfletos, que explicavam a justeza desta luta e a necessidade de unir todo o povo no campo para destruir o latifúndio. Os camponeses faziam uso da palavra, cantavam canções de luta e gritavam as palavras de ordem com muita animação e convicção.

Ao contrário dos comícios das eleições burguesas, cheios de políticos demagogos e falsas promessas, o Comício da Revolução convocou todo o povo à luta e anunciou que somente a Revolução Agrária entregará terra aos camponeses pobres! Em Riachão, onde o Corte Popular já foi iniciado, as parcelas serão entregues em breve aos companheiros e haverá uma grande festa! Sem esperar pela enrolação do INCRA e do governo, assim será feito com todo o latifúndio: tomar e cortar todas as terras! Plantar lavoura, verduras, frutas, onde antes só tinha capim ou cana! O Comício da Revolução Agrária semeou esperanças de uma nova vida e uma nova sociedade, sem latifúndio, sem miséria, sem exploração. Revigorou o ânimo e disposição para a luta dos companheiros que dele participaram, e sem dúvida, fez tremer o latifúndio da região!



2 comentários:

Anonymous disse...

Parabens,é os camponeses fazendo sua parte pois o estado com seus gerentes não faz, o povo oprimido faz e bem feito. O povo vai se libertar dos canalha destes politicos . viva a organização dos camponeses!

Anonymous disse...

Nossos cumprimentos fraternos camaradas e "para não haver protestos vão, façamos nós com nossas mãos, tudo o que a nós nos diz respeito".
"Hasta la victoria siempre", como mostrou o comandante.