terça-feira, 23 de novembro de 2010

Perseguição à pobreza atinge artistas de rua


Foto UOL
Mais uma vez o Estado brasileiro dá mostras de sua fascistização, criminalizando o povo que tenta sobreviver com o mínimo de dignidade nas ruas das grandes cidades.
Na capital paulista, desde dezembro de 2009 a prefeitura e o Governo de Estado assinaram um acordo que colocou em marcha a chamada Operação Delegada para expulsar os ambulantes da Av. Paulista. Não satisfeitos em perseguir os ambulantes, agora mostram suas garras também para os artistas de rua. Alega-se que exercem atividades comerciais, quando, na verdade recebem doações voluntárias, pois ninguém é obrigado a pagar para ver as demonstrações, ao contrário de quando se compra alguma coisa. Ou seja, legalmente são duas coisas diferentes. Mas a justiça é cega e leis devem servir apenas para perseguir os pobres e não para dar-lhes direitos.
Policiais decretaram que artista sem autorização não fica de jeito nenhum na Av. Paulista. Obviamente que se uma emissora do monopólio dos meios de comunicação resolve filmar uma cena de novela, a Avenida pode até ser parcialmente fechada e a polícia fará até segurança. Bom, mas eles conseguem a tal permissão...

Nenhum comentário: