quinta-feira, 3 de abril de 2008

ATO NA UNIR DENUNCIA PERSEGUIÇÃO A CAMPONESES

Nesta sexta-feira, 04 de abril, às 09:30 no Campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) será realizado "Ato contra a criminalização e repressão ao Movimento Camponês". O evento organizado pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (CEBRASPO), terá a participação de inúmeras Entidades classistas, de Direitos Humanos, estudantes e intelectualidade. A Universidade Federal de Rondônia será representada pela Vice-Reitora da UNIR, Profª Drª Ivonete Barbosa Tamboril e pela Pró-Reitora de Extensão, Assuntos Comunitários e Estudantil Profª Josélia Neves.Confirmaram presença ao ato inúmeros sindicatos, dentre eles o ANDES - Sindicato Nacional dos Docentes, ADUNIR - Seção Sindical do ANDES e Sindicato dos Previdenciários de Rondônia (SINDSPREV), Sindicato dos Técnicos da UNIR (SINTUNIR), além de uma vasta representação de entidades estudantis. Entre ativistas e entidades confirmaram presença o Núcleo de Advogados do Povo (NAP), o Comitê Popular de Lutas, além de inúmeros intelectuais e ativistas.

Por iniciativa do Advogado Padre Afonso Chagas (CPT), uma das proposições do Ato será a constituição de uma comissão ampla para se dirigir às áreas da fictícia guerrilha, para averiguar a situação dos camponeses e recolher depoimentos sobre a perseguição de pistoleiros e jagunços na região de Jacinópolis. Outra iniciativa, segundo o Diretório Central dos Estudantes (DCE-UNIR), será o lançamento de uma Carta Aberta assinada pelas Entidades presentes, e inclusive com a assinatura de personalidades reconhecidas a nível nacional e internacional.

É prevista também uma ampla campanha de denúncia contra a "campanha difamatória de setores da mídia e latifúndio que atacam os camponeses". O cartaz do evento está disponível na página da UNIR (www.unir.br), além do convite ser estendido a toda imprensa estadual e para organizações nacionais e internacionais. Há uma campanha de solidariedade sendo que as manifestações por e-mail deverão ser enviadas para os seguintes e-mails: cebraspo_ro@yahoo.com.br e cebraspo@uol.com.br.

Fonte: Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos

Um comentário:

ori.el@hotmail.com disse...

eu conheço as façanhas dos latifundiarios de campo novo de rondonia, sempre as mesma historia e o povo sem terra ficam mais prejudicado ,basta dizer que 17.418.000 hectares esta na mão do Sr Issac Belalon Saabba ,incluindo Campo Novo de Rondonia ,que até a presente momento não existe reforma agraria e cumprimentando o estatuto da terra de 64,esse senhor e Representante da Shell da região Norte,pobrezinho né......