segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Gerdau fecha fábrica na Colômbia

Alguns meses depois de fechar as portas de uma de suas subsidiárias na Colômbia a transnacional Gerdau, atenta novamente contra o direito ao trabalho. No dia 1º de Outubro os operários da planta de Laminados Andinos – Diaco, situada em Duitama (Colômbia) foram surpreendidos pela decisão da Gerdau, de fechar a empresa devido a sua baixa rentabilidade, à qual não estão acostumados. Tudo isso sem se importar com os 63 operários que perderão seus empregos, sabe-se que a Gerdau desde o início de seus investimentos na empresa, reduziu de 280 a 63 o quadro de seus operários.
Imediatamente os operários decidiram ocupar a fábrica exigindo que ninguém fosse demitido e altas horas da noite, por intermédio de um secretário do ministério da previdência social da Colômbia, foi dito que não haveria demissão de trabalhadores. No entanto, a situação continua tensa e a empresa sob ameaça de ser fechada.
Não importa que a Colômbia precise do aço, e que tenha como produzi-lo, na era do imperialismo não importam nem os custos, a única coisa que realmente define os investimentos é sua lucratividade.

Nenhum comentário: