quinta-feira, 22 de julho de 2010

França: rebelião em bairro proletário após assassinato de um jovem

Na sexta-feira, dia 16 de julho, a suposta execução do jovem Karim Boudouda, de 27 anos, causou revolta dos moradores do bairro proletário de Villeneuve, na cidade de Grenoble. Segundo informações, o jovem fora capturado pela polícia depois de assaltar o cassino de Uriage-les-Bains. Revoltados, mais de mil jovens foram às ruas para protestar, enfrentando corajosamente as tropas de repressão do Estado xenófobo e reacionário francês.

Os confrontos com a polícia nas ruas de Grenoble duraram três dias e acabaram com 60 automóveis e dois bancos incendiados pelos manifestantes. Ainda no dia do assassinato, tiros de pistola foram disparados contra um carro da polícia, enfurecendo ainda mais a reação. Indiferentes, os jovens franceses continuaram nas ruas enfrentando a tropa de choque da polícia de Grenoble.

No ano passado, após o assassinato do jovem Yakou Sanogo pela polícia no bairro Bagnolet, em Seine-Saint-Denis, nos subúrbios a noroeste de Paris, milhares de jovens tomaram as ruas em protestos semelhantes aos que atingiram Grenoble nos últimos dias.

Em 2007, milhares de pessoas tomaram as ruas em Lille (norte), Toulouse (sudoeste), Nantes e Rennes (oeste) para protestar contra a eleição de Nicolas Sarkozy a presidência da França. Em todo o país, mais de 700 veículos foram incendiados, principalmente em bairros da periferia de Paris.

2 comentários:

Anonymous disse...

o pau tá quebrando mundo afora...nit

Anonymous disse...

querido Camarada , é verdade que o pau está quebrando mundo afora, porém em terras tupiniquims a polícia continua matando como nunca. mas, a lavagem cerebral feita pela mídia é muito eficiente para dizer que a polícia matou mais um bandido e que a população apóia etc. aí vem um grupo de pessoas estudadas falar do movimento lei e ordem. quem sabe o Brasil aprenda com o pau quebrando mundo afora e passe a crmininalisar ação da Polícia e suas execução sumária de pena de morte.
mas, enquanto a mídia e seu comunicadores apoiarem a morte produzida pelo Estado fascista acho que a população não vai acordar.
assim vale o grito de ordem.
acorda brasil.
GENIVALDO CASANOVA
O CABEÇA-CHATA