sexta-feira, 6 de agosto de 2010

II seminário sobre Capitalismo Burocrático será realizado na UFAL

Curso de introdução aos conceitos marxistas de capitalismo burocrático e semifeudalidade

_________________________________

De 30/08 a 04/09/2010

LOCAL: Universidade Federal de Alagoas

Das 14h às 18h / SÁBADO: 8H às 18H

Inscrições de 15 a 23 de agosto de 2010



"Compreender a realidade econômica e social do país é um desafio quando consideramos a sua relação com o imperialismo. O entendimento sobre os interesses das diversas classes e a possibilidade objetiva e subjetiva de reunir forças para superar a condição de país dominado, exige ultrapassar a teoria e concepção dominantes que afirmam ser o Brasil um país capitalista, no caminho do desenvolvimento.

As relações econômicas, políticas e culturais com o imperialismo têm constituído no país um capitalismo, associado ou vinculado aos interesses da expansão do imperialismo, um capitalismo que cumpre um papel subordinado. Este capitalismo burocrático, engendrado pelo imperialismo, foi de uma forma precisa analisado pelo Presidente Mao na China, identificado como grande capital, portanto passível de ser confiscado pelas forças revolucionárias, como de fato ocorreu naquele país. A revolução peruana parte dessa análise utilizando-se os aportes de Mariátegui o que permite desenvolver tal conceituação fornecendo elementos importantes para a luta de classes em países dominados pelo imperialismo.


Fazer uma análise correta das classes, identificar os amigos e inimigos permite uma compreensão adequada das alianças de classes. Compreender neste sentido o papel fundamental do proletariado e do campesinato no Brasil, a necessidade de uma aliança para romper com a dominação imperialista é uma questão decisiva para a revolução brasileira.

Convidamos para o evento estudantes, professores e pesquisadores que tenham interesse de desenvolver estudos e pesquisas no campo do marxismo, como o já iniciado por autores que debateram e desenvolveram o tema da semifeudalidade no país como Alberto Passos Guimarães, Josué de Castro e Nelson Werneck Sodré. "



Conferencistas

Prof. Dr. Víctor O. Martín Martín - Universidad de La Laguna, Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha.

Profª. Drª. Nazira Correia Camely - Universidade Federal do Acre.



Entidades apoiadoras

Coordenação do Curso de Filosofia/UFAL

Coordenação do Curso de História/UFAL



Comissão Organizadora

Prof. Dr. José Nascimento de França/UFAL

Prof. Dr. Walter Matias/UFAL

Prof. Dr. Alberto Vivar Flores/UFAL

Prof. Ms Wilson Correia Sampaio (doutorando) /UFAL



Informações

Prof. Dr. José Nascimento

(82) 3241-7525 / jnfranca_@hotmail.com

Leyne Nicácio

(82) 8813-5290 / leyne.benario@gmail.com

Mônica Silva

(82) 8847-9532 / moniklima_al@hotmail.com

Carlos Alberto Batista

(82) 8817-2341 / carlosalbertobn@hotmail.com

Um comentário:

Anonymous disse...

COMPANHEIROS,
sou leitor do AND e gosto muito da linha politica-ideologica do jornal, principalmente das sacadas, que hora fazem com essa canalha. Porem quero ser franco com os meus principios e tenho de dizer-lhes, que essa charge do Latuff, nao caiu bem com o ano eleitoral, pois estampa o 15 e no meu ponto de vista, confunde-se com os nossos inimigos, principalmente com os representantes dos latifundiarios como a FAMILIA SARNEY (PMDB). O LATUFF, ha de convir com esse ponto de vista. A Gloriosa saga dos camponeses, principalmente de Santa Helina, tem um vasto campo de exemplos para serem retratados e com certeza ele achara outros. Obrigado.
"VIVA A REVOLUCAO AGRARIA!'

BARRIGA VERDE