terça-feira, 2 de novembro de 2010

Avança a greve dos serventuários da justiça no Rio de Janeiro


Patrick Granja

Desde o dia 18 de outubro, os servidores da justiça no Rio de Janeiro estão em greve. Eles exigem o pagamento de 24,5% de reajuste conquistado na justiça pela categoria. Ao gerenciamento estadual só resta pagar, pois não existem mais recursos para recorrer da decisão. Mesmo assim, os trabalhadores tiveram que cruzar os braços para serem ouvidos e para terem garantidos seus direitos. Licenças sindicais de diretores do Sindjustiça (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário) foram canceladas, mais de 40 trabalhadores ligados ao sindicato foram removidos para regiões afastadas da capital e os meios de comunicação da categoria foram perseguidos pela turma de Sérgio Cabral e seu apadrinhado desembargador e presidente do TJ, Luiz Zveiter.
No dia 28 de outubro, mais de 700 servidores compareceram à assembléia da categoria na porta do Tribunal de Justiça do Rio e, unanimemente, decidiram continuar com a greve, que completava seus primeiros dez dias. Em seguida, os trabalhadores fecharam a Avenida Presidente Antônio Carlos — uma das principais da cidade — e seguiram em caminhada pelas ruas do Centro do Rio.
No mesmo dia, cedendo à pressão da greve dos servidores, o conselheiro José Adonis Callou, do Conselho Nacional de Justiça, concedeu liminar suspendendo as remoção de servidores pelo TJRJ. Mesmo assim, a categoria garante que continuará em greve até que todas as arbitrariedades sejam revertidas e suas reivindicações sejam atendidas.
Eu, particularmente, não acredito nesse tal Estado democrático de direito que as pessoas ficam alardeando, não acredito que essas questões se resolvam através de meios jurídicos e que as leis são iguais para todos, mas até mesmo os juristas mais conservadores concordam que esse reajuste precisa ser pago. Porém, mais uma vez, fica claro que as decisões judiciais só são cumpridas quando são contra os trabalhadores — disse o técnico administrativo Winter Bastos, de 36 anos.
Na próxima edição de A Nova Democracia confira matéria exclusiva sobre a greve dos servidores da justiça do Rio de Janeiro.

3 comentários:

Rogério RJ disse...

Parabens Patrick, gostaria de saber o que voce acha do tropa de eliti?? qual é a critica?? Os trabalhadores vão mostrar sua capacidade de luta,ao povo trabalhador só resta marchar para uma greve geral proclamando suas exigências e lançar um ultimato às classes exploradoras e genocidas que declararam criminosa a luta pela emancipação das classes oprimidas e pela independência nacional.

Miri disse...

[i] Saudaçoes Companheiros aki é o "Miri do Revolutas", estive falando com "Davi e Magrão", uma semana antes da Eleição no Busão da Armenia espero o contato de voces abraços.

Anonymous disse...

COMPANHEIRO MIRI,
E COM GRANDE SATISFACAO QUE RECEBEMOS ESTA MENGEM E QUEREMOS SIM, ESTABELECER UM CONTATO O MAIS RAPIDO POSSIVEL.
NA PAGINA DOIS DO JORNAL QUE LHE APRESENTAMOS TEM O TEL E O ENDERECO DO COMITE DE APOIO AQUI DE SAO PAULO NO QUAL PODEREMOS ESTABELECER ESTE CONTATO O MAIS RAPIDO POSSIVEL,OU NOS ENVIE UM EMAIL PARA: davidlenin1917@hotmail.com,ou ligasampa@hotmail.com, e magraopaulista@hotmail.com.
SAUDACOES, DAVID /COMITE DE APOIO DO AND/SP.