sábado, 9 de abril de 2011

Desabrigados de Niterói fazem protesto depois de um ano da tragédia e do descaso

Há um ano atrás, quase duzentas pessoas morreram depois que uma forte chuva provocou deslizamentos em mais de 40 favelas de Niterói e São Gonçalo. Para lembrar a data, centenas de desabrigados se reuniram no Centro de Niterói, onde realizaram uma manifestação cobrando do prefeito Jorge Roberto da Silveira as promessas feitas às famílias que perderam suas casas.

Um ano depois, a maioria dessas pessoas não recebeu nenhuma retaguarda do Estado e muitos continuam morando em abrigos ou na casa de parentes. As famílias mais desamparadas, sem opções, voltaram para as áreas de risco para não dormirem nas ruas. Até mesmo as famílias indenizadas com o aluguel social, estão há meses sem receber os cheques e muitas já foram despejadas.

Semanas antes, os desabrigados fizeram um protesto na porta da quadra da escola de samba viradouro, onde os cheque do aluguel social seriam destribuidos. A polícia atacou a massa violentamente, usando spray de pimenta e deixando mulheres, crianças e idosos feridos.

O protesto, no aniversário da tragédia, começou por volta das 15 horas e os manifestantes percorreram a Rua da Conceição, uma das vias mais movimentadas do Centro de Niterói, até a câmara de veradores. Vários carros do Batalhão de Choque da PM, além de um ônibus e outros cinco carros do 12º BPM trataram de intimidar a massa do início ao fim da maniestação. Um homem, idoso, foi preso e arrastado por PMs até a viatura como um animal, sob os gritos de protesto da combativa multidão.

Nenhum comentário: