sexta-feira, 8 de abril de 2011

Estudantes, professores e funcionários da educação protestam no Centro do Rio

Na última quinta-feira, dia 31 de março, cerca de dez mil estudantes, professores e funcionários da educação fizeram uma manifestação no Centro do Rio de Janeiro para reivindicar educação pública gratuita e de qualidade. A passeata percorreu a avenida Rio Branco e entre as bandeiras do movimento estavam o passe-livre para estudantes universitários, reajuste salarial para professores e funcionários da educação, fim da intervenção do Estado nos Grêmios Estudantis e o pagamento dos dois meses de salários atrasados para os professores da rede federal.
O ato também celebrou o Dia Nacional do Estudante. Comemorado anualmente no dia 28 de março, a data faz referência ao assassinato do estudante Edson Luiz, em 1968. O jovem foi morto por tropas do exército no restaurante estudantil Calabouço, durante um protesto por melhores condições de alimentação para os estudantes. Semanas depois foi decretado o Ato Institucional número 5, inaugurando os anos mais tenebrosos do regime militar fascista. Na missa de sétimo dia do estudante, milhares de pessoas se reuniram para protestar. A cavalaria do exército atacou a massa. Vários estudantes foram presos e muitos outros ficaram feridos.
A passeata da última quinta-feira foi acompanhada pela equipe de reportagem e o comitê de apoio ao AND, que distribuiram jornais e registraram a manifestação. Na próxima edição, confira matéria exclusiva sobre o Dia Nacional do Estudante e dessa passeata.


Nenhum comentário: