terça-feira, 19 de abril de 2011

Greve dos funcionários terceirizados da USP

Política de terceirização na USP escraviza funcionários e precariza a universidade

Carla Silva




Na sexta feira, dia 8 de abril, os funcionários da limpeza da USP entraram em greve por não receberem os salários do mês e pelo corte do vale-transporte. A "limpadora União", empresa contratada pela reitoria, alega que o valor repassado pela universidade é de somente 70% do total que deveria ser pago, fazendo com que a empresa ficasse inadimplente, devendo agora rescindir seu contrato, com os funcionários até dia 20 de abril.

Nesta terça feira de manhã, cerca de 200 funcionários organizaram piquetes e bloquearam a entrada da reitoria, a tarde decidiram em assembleia continuar a mobilização, saindo em passeata até Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH, que tiveram as aulas paralisadas pela quantidade de sujeira acumulada.

Os funcionários terceirizados não têm o direito de usufruir do espaço da universidade, como a bandejão e o hospital, e recebem um salário bruto de R$598,00. Denunciam também as péssimas condições de trabalho, onde alguns utilizam o espaço de porões e banheiros para fazer suas refeições, não tendo direito nem a um espaço para tomarem banho e guardarem seus pertences.

Nenhum comentário: