segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Derrubada de helicóptero é a senha para massacre de pobres

Morro dos Macacos – RJ

A queda espetacular de um helicóptero da polícia abatido a tiros enquanto sobrevoava o morro dos Macacos, no Rio de Janeiro, despertou os brasileiros na manhã de sábado. Dois policiais morreram na explosão que se sucedeu à queda, no sábado, 17 de outubro, pela manhã. Além do Morro dos Macacos (em Vila Isabel), outras favelas foram invadidas e ocupadas pela Polícia. Na noite anterior – segundo informações oficiais – uma facção rival do Morro do São João teria invadido o Morro dos Macacos, numa disputa pelos pontos de venda de drogas.

Surpreendidos pelo tiroteio no morro, moradores atearam fogo a pneus e 2 ônibus num dos acessos à favela, segundo um delegado para chamar a atenção da polícia para que intervisse no conflito entre os traficantes. Em outros pontos da cidade mais 6 ônibus foram incendiados. A polícia atribui os incêndios a traficantes visando distrair e dividir as forças policiais.

Segundo informações policiais, 19 pessoas foram mortas no morro dos Macacos, mas não foi especificado quantos morreram na suposta invasão do morro por traficantes e quantos pela ação da polícia. Mas, como de praxe, todos foram chamados de bandidos. Oito feridos foram internados em hospitais da região.

Porém os familiares de três jovens mortos em um carro – o auxiliar administrativo Leonardo Fernandes Paulino, de 27 anos, o mecânico Marcelo da Costa Ferreira Gomes, de 26 anos, e o ajudante de pedreiro Francisco Ailton Vieira, de 25 anos – se revoltarem com as afirmações de que seriam bandidos e refutaram as acusações em seu funeral. O único sobrevivente entre os amigos, Francisco Halailtom Vieira, de 23 anos — irmão de Francisco Ailton — ainda está internado no CTI do Hospital do Andaraí.

Hoje é um dia negro para esta família de trabalhadores, definiu uma amiga de Leonardo. [jornal Extra, 19 de outubro de 2009]

Essa bala foi retirada do Marcelo quando os moradores estavam carregando o corpo para a rua — disse um dos tios de Marcelo, José Marconi Andrade, de 48 anos, mostrando o projétil. — Queremos saber se essa bala foi disparada pela polícia ou pelos bandidos. E que o secretário de Segurança venha a público dizer que os três garotos não eram bandidos. [jornal Extra, 19 de outubro de 2009]

Taxado como bandido, jamais. Eram pobres mas não precisavam dessa vida – diz a mãe de Aílton e Alaílton, Maria Luíza da Silva. [Bom Dia Brasil, 19 de outubro]

Enquanto as famílias dos jovens os sepultavam com protestos, os policiais que descarregaram chuvas de balas no morro foram enterrados como “heróis” sob chuva de pétalas de rosas.

Tal evento, há poucos dias da definição do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 soa como a senha para “limpeza” dos bairros pobres prometida pelos gerentes Luiz Inácio, Paes e Cabral como condição para a realização dos jogos com “segurança”.

Novos e grandes massacres estão sendo preparados pelo velho Estado contra o povo pobre do Rio de Janeiro.



16 comentários:

Anonymous disse...

Prezados Senhores,
a dicussão sobre o RDD (regime disciplinar diferenciado) torna-se cada vez mais relevante e pertinente tendo em vista as declarações desta data nos telejornais dos senhores diretores dos presídios federais dizendo que a ordem para a invasão dos morros não foi dada de dentro destes presídios. vale perguntar ? como podem ter tanta certeza? estarão blefando? é leviandade? o preso está incomunicável? qualo fundamento desta incomunicabilidade. assim, as declarações tornam-se mais uma cena de uma ópera bufa. ou com o diz o ensaísta umberto eco no romance o nome da rosa é " flatulens vocis" ou em bom português papo furado , conversa para boi dormir. porque não dizem que a PM simplesmente invadiu o morro e matou quem encontrou pela frente.
e afinal onde estará o gerente colonial Luiz Inácio que não se manifestou? afinal foi o mais entusiasta das olimpíadas no rio estará em viagem? preparando-se para outra viagem ? e o presidente em exercício? a deixa para lá o brasil somente vai acordar quando o povoacordar e se manifestar .
vaqueiro nordestino

Anonymous disse...

viva rio 2016! O Estado festeja as olimpiadas e o povo comemora. perfeito ! missão cumprida. o dicionário de maquiavel foi executado .o jogo de mentir para manter o poder foi posto em prática ,mas não muito tempo a cidade se mostra como ela realmente é : violenta. o povo vive sob o poder das armas sejam elas pralelas ou constituidas .a falta de escolas que realmente ensinem , um Estado seja separado do capital.(os donos do poder estão lá desde o saqueio as culturas indigenas).por que um povo bem informado ,ciente de seus direitos não vai aceitar ser sub jugado pelo dinheiro símbolo da dominação do homem sobre o homem.

Anonymous disse...

As massas exploradas não acredita em mentiras!!
Essas operações conseguem manter protegido o traficante atacadista, milionário, que nunca morou em favela. Por isso, os negócios da droga (no atacado ou no varejo) prosperam, tal como seus outros negócios, lícitos mas criminosos por natureza.
O produtor e o atacadista, ou o privilegiado testa de ferro desses grandes traficantes, desenvolvem simultaneamente atividades legais em diferentes setores da economia ou da administração. Intocável, o atacadista lucra com a produção e o fornecimento da droga aos pequenos repassadores — seus empregados varejistas — independente dos apuros que possam ter, uma vez que concorrência e repressão fazem elevar o preço da sua mercadoria. Lucra em suas relações com a outra parte do capital monopolista, inclusive internacional, e com a lavagem de dinheiro. Lucra com a repressão que tenta impedir o povo de se levantar contra os seus negócios. Lucra com os efeitos da droga, que funciona como arma incapacitante, buscando neutralizar a causa maior da juventude: a emancipação do proletariado, das massas oprimidas em geral e a independência de nosso país.
Nada, ninguém socorre o povo trabalhador. Nessas condições, o povo desarmado não está exatamente entre os disparos de dois contendores, mas debaixo de um único fogo cerrado.
Política e tecnicamente, o povo se tornou alvo de operações que se assemelham às da OTAN terrorista na antiga Iugoslávia e de outras hordas fascistas que promovem a destruição do Iraque, do Líbano, da Palestina, do Afeganistão; das que mantêm a “parceria” entre ronderos e a polícia no Peru etc. — não importando as alegações do Estado criminoso.
As favelas, quando não vivem o clima de um campo de guerra, são uma imensa penitenciária.
Às massas é sonegado até mesmo o miserável atendimento das antigas políticas públicas e, nos locais de moradia, o povo sequer encontra a liberdade de organizar suas associações de bairro.
Há quase duas décadas, os traficantes cristalizaram de vez o seu poder nos bairros proletários e nas favelas de uma maneira geral. Consolidada sua permanência, teve início um novo cerceamento da liberdade de organização e de reuniões que impôs projetos supletivos, “serviços” e medidas caritativas, hipócritas e estigmatizantes — saídas das doutrinas clericais e dos manuais sociológicos da polícia política do USA. Para isso não faltam verbas nem ONGs.
Não é à toa que infindáveis promessas de investigar assassinatos de moradores reconhecidamente inocentes soam como um deboche, tal como o pretexto para os cercos continuados às favelas que jamais admite a autoridade das massas.

Anonymous disse...

Os 3 trabalhadores foram mortos por traficantes,aquele morro dos Macacos que é controlada pela ADA já faz tempo que o CV planeja invadir,os traficantes mataram os 3 por quê os haviam confudido com traficantes rivais,o tráfico varejista das favelas é tão asqueroso quanto o atacadista,não existem burgueses por trás do tráfico,isso é um jargão repetido por Troskos e Falsos-Esquerdistas defensores de Traficantes que queimaram os Ônibus como uma forma de chamar atenção,qualquer imbecil que mora na periferia sabe disso,Traficante é um Capitalista igual aos outros,não é Revolucionário,enquanto uma Esquerda Burra e imatura fica repetindo clichÊs de 30 anos atrás,o Tráfico tenta se infiltar até na mesma,mas o tráfico até hoje é usado para alienar a juventude da periferia,basta ver nos subúrbios ianques da década de 1980,ou na década de 1960 quando a CIA usou o pó para financiar Contra-Insurgência,não defendo a policia nem nada,mas entre os "inocentes"que o AND defende acharam mochilas transbordando de munições para armas de guerra,se fossem trabalhadores,o morro estaria livre da policia e do tráfico que vira e mexe dá dinheiro pra fazer seu trabalho imundo em Paz,intoxicando filhos de trabalhadores,gosto do AND,mas as vezes vejo o AND tenho a sensação de estar vendo um jornal do PSTU.

Anonymous disse...

Não falei que o AND é Trotskysta,mas as vezes dá sensação de estar lendo um jornal Trosko,é o seguinte culpar o Estado de tudo que é acontece de ruim no morro e nem fala dos Traficantes que invadiram o morro e acabaram aterrorizando moradores em volta,não estou falando que o aND defende traficantes e nem nada,o AND ainda dá alfinetadas no tráfico,coisa que Trotskystas não fazem,só vou nos fatos,não confio em policia,´só isso,só vou em fatos

Anonymous disse...

Tem outra,o tráfico oprime a comunidade tanto quanto a policia,e quem deveria combatê-lo são os moradores.

Anonymous disse...

O tráfico e a polícia nos morros são duas pesadas mãos do mesmo velho Estado contra o povo. Pensar que a população irá simplesmente expulsar o tráfico das favelas sem um programa revolucionário que as conduza a uma luta maior, de emancipação da classe, é pura ilusão. é fácil questionar AND quando ele toma postura, pois assim, se deixa de atacar os inimigos do povo e gasta-se tempo perguntando o porque AND não faz uma análise "perfeita" da realidade. Eu, no meu ver, concordo com a curta análise do blog, pois sería impossível fazer um artigo longo e o objetivo no caso so blog seria mesmo estimular esse debate, certo? e comparar AND com Trotskistas, é não contribuir para o debate, desviar o assunto.
Isso sem falar que enquanto os peixes grandes do tráfico, que andam por aí de terno e gravata nos altos círculos do planalto continuam intactos enquanto a violência graça entre o povo.

Espero ter contribuido.

Cesar Lopes, Goiania-GO.

Anonymous disse...

Desculpem, mas nao aguento ficar sem responder. Agora vejam! os Trotskistas botam a culpa de tudo no Estado!!!! Então o que dizer do PSTU, PSOL, e tudo que é partideco trosco e suas "organizações" similares que fazem TODOS de uma forma ou de outra parte do sistema de governo, seja lá em qual nivel for, ou como vereadorezinhos, assessorezinhos, puxadorezinhos de saco, e outrozinhos mais que não ousam sequer apontar o dedo contra o Estado com medo de perder seu sustento fisiológico!

E é isso mesmo. o Jornal nunca deixou de demonstrar a diferença muito bem marcada entre o que é povo e o que não é, e o que são contradições no seio do povo, identificando os verdadeiros responsáveis por muitas vezes o povo ser lançado contra o próprio povo em guerras fratricidas.

Infelizmente o imperialismo produz situações como estas. De pessoas fortemente armadas, com um certo "poder" que muitas vezes fazem mais que as instituições do velho Estado pelas massas nos bairros pobres e morros, e assim, acabam desenvolvendo seu trabalho também oprimindo a população local.

Mas só mesmo um outro sistema, através de um processo revolucionário, para proporcionar uma mudança de verdade nesse quadro.

Luis
Sorocaba

Anonymous disse...

ahhhhhhhhhhhh! e como eu disse "desenvolver seu trabalho" sobre o tráfico nos morros, para o anonimo nao vir dizer que estou chamando tráfico ou crime de "trabalho" eu quiz dizer "atividade criminosa".

Creio que um outro sistema, para ser mais preciso, o socialismo, também não tolerará bandos de caudilhos, traficantes ou mesmo tráfico de drogas.

Não venha colocar palavras na minha boca, heim anonimo!

Luis
Sorocaba

Natanael Araxá MG disse...

Este anônimo não sabe o que é morar na favela e muito menos o que os camponeses estão passando com a opressão do Estado e Latifundiario!!
Toda a podridão que supura em nossa sociedade baseada na velha cultura dos privilégios vai mostrando graves sinais de esgotamento. Sinal disto é o aumento da opressão e da criminalização sobre as massas exploradas, pelos que seguem insistindo em viver como antes. Por outro lado, estas massas já dão sinais visíveis de que não se sujeitarão a continuar oprimidas e exploradas como antes. Não há como negar que, nos intestinos de nossa sociedade, desenvolve-se uma situação revolucionária.
Mesmo enfrentando toda a sorte de freios a sua ação, como as direções oportunistas, pelegos, partidos reformistas eleitoreiros, ong’s pacifistas, as massas do campo e da cidade se rebelam e sacodem as apodrecidas estruturas deste carcomido Estado brasileiro, clamando por uma direção revolucionária que as conduza rumo a um Estado popular e ao Socialismo.
Aproxima-se a hora em que todos serão chamados a tomar uma definição por qual lado se postar: do lado dos explorados e oprimidos rebelados ou do lado de seus exploradores e opressores. A radicalização da refrega não deixará margem a neutralidades.

Anonymous disse...

Natanael,Pra vc é normal uma criança andar pra lá e pra cá numa favela com uma 9 mm numa cintura?é normal um gerente ou dono de boca estar todo arrumado e "bem de vida"enquanto o viciado em crack ou pó está impossibilitado de lutar,ficando a mercê da burguesia e morrendo aos poucos e tendo de roubar trabalhadores para manter o vício?
Quer dizer tem uma boca funcionando,os moradores que na grande maioria são trabalhadores tem de ficar quietos?defendo que o Proletário se liberte,tanto da Burguesia como de seu Estado Complementar que é o Narco-Tráfico,torço pra que o Brasil se torne um Estado popular e se for preciso lutarei pra isso,óbviamente diversos traficantes largarão as armas e as drogas,mas muitos num eventual processo Revolucionário receberão uma passagem de ida pra o inferno,aliás o uso de drogas em nada condiz com uma Sociedade Proletária.

Natanael Araxá MG disse...

Pra mim, não é normal crianças esta em boca de fumo, em favelas.O lugar delas é nas escolas populares.Deste estado podre não espero nada,aposto que voce não leu os dois ultimos editoriais,ed 57 e 58, se leu não entendeu.O AND não se compara com Trotskista. And é o unico que esta mostrando como se faz uma nova economia,uma nova politica e uma nova cultura.E esta divolgando como que os componeses vão faz a revolução agraria, como que o povo da favela vão se libertar.se traficante foce bom, a policia nem passava perto.Porque as massas sempre vão fazer a hitoria, e quem gosta de nos, somos nos.

Anonymous disse...

Camaradas. ao ler os comentários de vocês não pude me conter porque a discussão soa a mera emulação. para tanto , sou obrigado a mencionar o homicídio cometido covardemente contra a minha amiga Luciana que tratava-se de uma linda mulata na flor da idade com apenas 15 anos , com uns olhos amendoados e uma cor de canela inesquecível. pois bem Luciana se envolveu com alguém do movimento no bairro próximo assim passou a ir para estes lugares principalmente a noite. uma vez nos disse que estava perdida por um empresário do tráfico disse que o namorado dela gastava dinheiro a vontade e que sempre estava montado na grana. e fazia altas festas em casas noturnas. mas, certo dia, certa noite Luciana foi apanhada junto com este namorado que teve a cabeça cortada sendo que luciana foi alvejado por 15 (quinze) tiros. alpém do mais ninguém sabe ninguém viu. quem se importa.
ASSIM, DIGO APENAS SAUDADES DE ALGUÉM QUE PODERIA TER SIDO MAS QUE NÃO CHEGOU A SER COMO TUDO AQUI NESTE PAÍS QUE FICA SOMENTE NO ARREMEDO.
SAUDADES AINDA DO ADOLESCENTE VÁGNER QUE com apenas dezessete anos foi assaltar mas não sabia que aquele com uma possante motocicleta tratava-se de um policial militar que ao ser abordado reagiu com uma pistola .40 e desfechou 10 certeiros tiros no vagner que não teve nenhuma chance. constou apenas no boletim de ocorrência que vágner tentou assaltar e foi morto.
assim, acho que devemos ter discussãO MAIS OBJETIVA PARA NÃO CAIR EM DISCUSSÃO SOBRE OS SEXO DOS ANJOS QUANDO APARENTEMENTE OS DOIS LADOS TÊM UM FUNDO DE RAZÃO. PERDÃO POR ESTE COMENTÁRIO MAS NO BRASIL TEMOS QUE PENSAR ALÉM DA MEDIOCRIDAD DO BEM E DO MAL SABENDO QUE TUDO DEPENDE DO PONTO DE VISTA.
TUDO É RELATIVO NADA É ABSOLUTA O QUE É CERTO HOJE AMANHÃO QUEM SABE.
MAS COM CERTEZA VOCES CONCORDAM QUE OS MEUS DOIS AMIGOS ADOLESCENTES FORAM MORTOS NUM PAÍS QUE COMETE GENOCÍDIO CONTRA O SEU FUTURO AO MATAR SUAS PRÓPRIAS CRIANÇAS.
SAUDAÇÕES CORDIAIS
AMARO SERTANAJO

Anonymous disse...

Camaradas. ao ler os comentários de vocês não pude me conter porque a discussão soa a mera emulação. para tanto , sou obrigado a mencionar o homicídio cometido covardemente contra a minha amiga Luciana que tratava-se de uma linda mulata na flor da idade com apenas 15 anos , com uns olhos amendoados e uma cor de canela inesquecível. pois bem Luciana se envolveu com alguém do movimento no bairro próximo assim passou a ir para estes lugares principalmente a noite. uma vez nos disse que estava perdida por um empresário do tráfico disse que o namorado dela gastava dinheiro a vontade e que sempre estava montado na grana. e fazia altas festas em casas noturnas. mas, certo dia, certa noite Luciana foi apanhada junto com este namorado que teve a cabeça cortada sendo que luciana foi alvejado por 15 (quinze) tiros. alpém do mais ninguém sabe ninguém viu. quem se importa.
ASSIM, DIGO APENAS SAUDADES DE ALGUÉM QUE PODERIA TER SIDO MAS QUE NÃO CHEGOU A SER COMO TUDO AQUI NESTE PAÍS QUE FICA SOMENTE NO ARREMEDO.
SAUDADES AINDA DO ADOLESCENTE VÁGNER QUE com apenas dezessete anos foi assaltar mas não sabia que aquele com uma possante motocicleta tratava-se de um policial militar que ao ser abordado reagiu com uma pistola .40 e desfechou 10 certeiros tiros no vagner que não teve nenhuma chance. constou apenas no boletim de ocorrência que vágner tentou assaltar e foi morto.
assim, acho que devemos ter discussãO MAIS OBJETIVA PARA NÃO CAIR EM DISCUSSÃO SOBRE OS SEXO DOS ANJOS QUANDO APARENTEMENTE OS DOIS LADOS TÊM UM FUNDO DE RAZÃO. PERDÃO POR ESTE COMENTÁRIO MAS NO BRASIL TEMOS QUE PENSAR ALÉM DA MEDIOCRIDAD DO BEM E DO MAL SABENDO QUE TUDO DEPENDE DO PONTO DE VISTA.
TUDO É RELATIVO NADA É ABSOLUTA O QUE É CERTO HOJE AMANHÃO QUEM SABE.
MAS COM CERTEZA VOCES CONCORDAM QUE OS MEUS DOIS AMIGOS ADOLESCENTES FORAM MORTOS NUM PAÍS QUE COMETE GENOCÍDIO CONTRA O SEU FUTURO AO MATAR SUAS PRÓPRIAS CRIANÇAS.
SAUDAÇÕES CORDIAIS
AMARO SERTANAJO

Anonymous disse...

Amaro, este é o papel do estado, matar de fome, matar com as drogas,matar a esperança do nosso povo, e não distribuir as terras ao camponeses.são muitos camponeses e lideranças mortas covardemente pelo estado latifundiario. Veja como o estado currupto trata os trabalhadores sem terras!
/www.resistenciacamponesa.com/

Anonymous disse...

CAMARADA DO RESISTÊNCIA CAMPONESA
SOU OBRIGADO A CONCORDAR COM O SEU COMENTÁRIO SOBRE O PAPEL DO ESTADO POIS ONTEM ASSISTI AO FILME LENINGRADO ESTRELADO PELA MIRA SORVINO QUE MOSTRA QUE HITLER QUE SORRI NO INFERNO POSTOU SUAS TROPAS NA ENTRADA DA CIDADE MAS COMO A RESISTÊNCIA DA POPULAÇÃO TENAZ TENOU MATAR A POPULAÇÃO DE FOME DE RAIVA E DE FRIO AO IMPEDIR A ENTRADA DE ALIMENTOS. ASSIM O CERCO FOI TAMANHO QUE CADA PESSOA SO TINHA DIREITO A UM PÃO POR DIA CERCA DE 500 CALORIAS E AS PESSOAS COMEÇARAM A PERECER DE FOME . MAS MESMO ASSIM NÃO SE RENDEU ASSIM CONCORDO QUE ESTE É O PAPEL DO ESTADO BURGUÊS MANTER-SE A TODA FORÇA

AMARO SERTANEJO