sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Emprego x desemprego: falta emprego e sobra demagogia

Desde de dezembro do ano passado, de posse de informações do Ministério do Trabalho, o gerenciamento petista jogava aos quatro ventos o recorde na geração de empregos no Brasil. De janeiro a novembro haviam sido criadas 1,4 milhões de vagas nos vários setores de ocupação formal. Mas, a realidade derrubou o ministro do cavalo.

O total de admissões no ano passado chegou a 16,187 milhões, enquanto as demissões somaram 15,192 milhões. O mercado de trabalho encerrou 2009 com a criação de 995.100 vagas com carteira assinada, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho.

Também, no início deste ano o mesmo Ministério do Trabalho divulgou que os pagamentos de benefícios do seguro-desemprego atingiram em 2009 o valor recorde de R$ 19,57 bilhões. O número de trabalhadores beneficiados pelo sistema, que somou 7,753 milhões de pessoas, também foi considerado recorde pelo Ministro Carlos Lupi. Ele afirmou que o recorde ocorreu por causa do aumento do desemprego e também do maior valor do salário mínimo no ano passado.

Ora, o seguro desemprego é pago ao trabalhador despedido no emprego formal e, como afirmou o ministro, este número em 2009 chegou a 7,753 milhões de trabalhadores contra 995.100 de novos empregos, temos então a expressiva cifra de 6,758 milhões de tabalhadores que ficaram desempregados, mais os desempregados históricos que cansaram de procurar emprego e os qe ficaram pelo mercado informal. Sobre isso nenhuma declaração. O que vale para o gerenciamento PT-FMI é manipular informações desde que elas contribuam para a onda ufanista que artificialmente vem sendo gerada por sua central de propaganda.

5 comentários:

Anonymous disse...

Eu acredito, que diante dessa situação, só resta mesmo às massas extravasarem seu ódio de maneira espontânea, em explosões que ocorrem no campo, nas grandes e pequenas cidades, cada vez com menor intervalo entre elas e com diferentes graus de organização. Falta-lhes sobretudo uma direção que mostre que seu problema particular é o problema geral do nosso povo e da nação brasileira.
A cada novo levante popular, todo o ódio das classes reacionárias vem à tona. Incomodam-se com o fato de que a população não mais se deixe explorar, agredir e humilhar pacificamente e antevêem o momento em que todos, ainda que parte por parte, os oprimidos se levantarão de forma organizada para derrubá-las, instituindo passo a passo o verdadeiro poder das massas revolucionárias.

Anonymous disse...

Esse é o governo "progressista" de Lula.

JOSEILTON S. MENDES disse...

O TRABALHO É NATURAL DO SER HUMANO PORQUE NÃO PRODUZIMOS O NOSSO PRÓPRIO ALIMENTO -NÃO SAI DO NOSSO CORPO O ALIMENTO, PLANTAMOS E COLHEMOS; HOJE COM O CAPITALISMO COMPRAMOS-. POR SER NATURAL O TRABALHO NÃO DEVERÍAMOS SER OBRIGADOS A NOS MAL-TRATAR PARA SOBREVIVER . O FUTEBOL É PAIXÃO NACIONAL É EXPLORADO, ARROZ E FEIJÃO NOS ALIMENTAM É EXPLORADO. TEMOS QUE DERROTAR ESSE SISTEMA CAPITALISTA DE EXPLORAÇÃO DO SER HUMANO. NÃO NASCEMOS PARA ENRIQUECER NENHUMA EMPRESA OU ESTADO, NASCEMOS PARA VIVER! NÃO SOU CONTRA O TRABALHO ,MAS A EXPLORAÇÃO DO HOMEM. HOJE AS UNIVERSIDADES NÃO FORMAM MAIS CIDADÃOS E SIM EMPREGADOS QUALIFICADOS. É NECESSÁRIO QUEBRAR A PIRÂMEDE QUE NOS MANTEM ´SOB ORDENS E MENTIRAS. VAMOS VIVER E NÃO MORRER EM BUSCA DA FALSA FELICIDADE.

Anonymous disse...

SINDICATO DE LADRÕES
CAMARADAS, QUANDO EU COMECEI A TRABALHAR NO SINDICATO DOS MÉDICOS DE SÃO PAULO, LOGO NOS PRIMEIROS DIAS EM QUE CHEGUEI VI O DEPUTADO FEDERAL ARLINDO CHINAGLIA COM PACOTES DE DINHEIRO ESPALHADOS PELO CHÃO EM QUE CONTAVA OS MONTES E COLOCAVA DENTRO DE UMA SACOLA. ESPANTEI-ME E NÃO TIVE INTERESSE DE SABER PORQUE ERA O MEU INÍCIO NO SINDICATO. PORÉM ME LEMBREI DO FILME SINDICATO DE LADRÕES DO ELIA KAZAN COM O MARLON BRANDO, ASSIM, QUANDO FUI PARA O DEPARTAMENTO JURÍDICO O MEU CHEFE DISSE QUE O SINDICATO PERDEU UMA AÇÃO PARA UM EX-FUNCIONÁRIO E QUE O OFICIAL DE JUSTIÇA FORA PARA PENHORAR OS BENS DO SINDICATO E QUE ELES ESTAVAM CORRENDO PARA DEPOSITAR O VALOR DA EXECUÇÃO. POREM ATÉ HOJE NÃO ME CONVENCI EIS QUE TRATAVA-SE DE GRANDE QUANTIDADE DE DINHEIRO MAS JÁ NAQUELE MOMENTO COLOQUEI EM DÚVIDA A SERIEDADE DO SINDICATO TENDO EM VISTA QUE COMO PODERIA PERDER UMA ação TRABALHISTA UMSINDICATO QUE DEVERIA SER O PRIMEIRO A CUMPRIR COM A LEGISLAÇÃO OBREIRA.ORA, COM O TEMPO VI QUE A HIPOCRISIA DESTA GENTE NÃO TEM LIMITE E QUE NA MAIORIA DAS VEZES QUEREM QUE OS PATRÕES CUMPRAM OS DISSÍDIOS MAS SE RECUSAM A CUMPRIR OS DISSÍDIOS COLETIVOS QUE FAVORECEM OS PRÓPRIOS EM PREGADOS EM UMA POSTURA FASCISTA INEGÁVEL. AGORA QUE AMARGO O DESEMPREGO APRENDI QUE APÓS A MINHA DEMISSÃO AO TÉRMINO DA FACULDADE FUI APENAS USADO EM UM JOGO DE INTERESSE ENTRE AS LIDERANÇAS SINDICAIS FUI USADO PARA DEIXAR DE INCOMODAR E DE FAZER A POLÍTICA SINDICAL CONTRA CERTOS PELEGOS. ASSIM FUI USADO ATÉ PELA PROSTITUTA QUE AGORA OCUPA O CARGO DE PROCURADORA DO ESTADO DE SÃO PAULO E QUE TRABALHA NA RUA PAMPLONA , 227 NO CETRNO DE ESTUDOS EM UM SÓRDIDO ESQUEMA AO ESTILO Ligações perigosas de Chordelos de LaCLOS.
MAS A HISTÓRIA REGISTRA SUA IRONIAS E PREGA PEÇAS SERÁ QUE UM, DIA AS MASSAS VÃO TOMAR O PODER QUE LHES PERTENCE E FOI USURPADO E TIRANIZADO POR LUIZ INÁCIO O FARSANTE SINDICAL.
JUMENTINHO SEM SISO

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Melissa.