sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Emprego x desemprego: falta emprego e sobra demagogia

Desde de dezembro do ano passado, de posse de informações do Ministério do Trabalho, o gerenciamento petista jogava aos quatro ventos o recorde na geração de empregos no Brasil. De janeiro a novembro haviam sido criadas 1,4 milhões de vagas nos vários setores de ocupação formal. Mas, a realidade derrubou o ministro do cavalo.

O total de admissões no ano passado chegou a 16,187 milhões, enquanto as demissões somaram 15,192 milhões. O mercado de trabalho encerrou 2009 com a criação de 995.100 vagas com carteira assinada, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho.

Também, no início deste ano o mesmo Ministério do Trabalho divulgou que os pagamentos de benefícios do seguro-desemprego atingiram em 2009 o valor recorde de R$ 19,57 bilhões. O número de trabalhadores beneficiados pelo sistema, que somou 7,753 milhões de pessoas, também foi considerado recorde pelo Ministro Carlos Lupi. Ele afirmou que o recorde ocorreu por causa do aumento do desemprego e também do maior valor do salário mínimo no ano passado.

Ora, o seguro desemprego é pago ao trabalhador despedido no emprego formal e, como afirmou o ministro, este número em 2009 chegou a 7,753 milhões de trabalhadores contra 995.100 de novos empregos, temos então a expressiva cifra de 6,758 milhões de tabalhadores que ficaram desempregados, mais os desempregados históricos que cansaram de procurar emprego e os qe ficaram pelo mercado informal. Sobre isso nenhuma declaração. O que vale para o gerenciamento PT-FMI é manipular informações desde que elas contribuam para a onda ufanista que artificialmente vem sendo gerada por sua central de propaganda.

4 comentários:

Anonymous disse...

Eu acredito, que diante dessa situação, só resta mesmo às massas extravasarem seu ódio de maneira espontânea, em explosões que ocorrem no campo, nas grandes e pequenas cidades, cada vez com menor intervalo entre elas e com diferentes graus de organização. Falta-lhes sobretudo uma direção que mostre que seu problema particular é o problema geral do nosso povo e da nação brasileira.
A cada novo levante popular, todo o ódio das classes reacionárias vem à tona. Incomodam-se com o fato de que a população não mais se deixe explorar, agredir e humilhar pacificamente e antevêem o momento em que todos, ainda que parte por parte, os oprimidos se levantarão de forma organizada para derrubá-las, instituindo passo a passo o verdadeiro poder das massas revolucionárias.

Anonymous disse...

Esse é o governo "progressista" de Lula.

JOSEILTON S. MENDES disse...

O TRABALHO É NATURAL DO SER HUMANO PORQUE NÃO PRODUZIMOS O NOSSO PRÓPRIO ALIMENTO -NÃO SAI DO NOSSO CORPO O ALIMENTO, PLANTAMOS E COLHEMOS; HOJE COM O CAPITALISMO COMPRAMOS-. POR SER NATURAL O TRABALHO NÃO DEVERÍAMOS SER OBRIGADOS A NOS MAL-TRATAR PARA SOBREVIVER . O FUTEBOL É PAIXÃO NACIONAL É EXPLORADO, ARROZ E FEIJÃO NOS ALIMENTAM É EXPLORADO. TEMOS QUE DERROTAR ESSE SISTEMA CAPITALISTA DE EXPLORAÇÃO DO SER HUMANO. NÃO NASCEMOS PARA ENRIQUECER NENHUMA EMPRESA OU ESTADO, NASCEMOS PARA VIVER! NÃO SOU CONTRA O TRABALHO ,MAS A EXPLORAÇÃO DO HOMEM. HOJE AS UNIVERSIDADES NÃO FORMAM MAIS CIDADÃOS E SIM EMPREGADOS QUALIFICADOS. É NECESSÁRIO QUEBRAR A PIRÂMEDE QUE NOS MANTEM ´SOB ORDENS E MENTIRAS. VAMOS VIVER E NÃO MORRER EM BUSCA DA FALSA FELICIDADE.

Anonymous disse...

SINDICATO DE LADRÕES
CAMARADAS, QUANDO EU COMECEI A TRABALHAR NO SINDICATO DOS MÉDICOS DE SÃO PAULO, LOGO NOS PRIMEIROS DIAS EM QUE CHEGUEI VI O DEPUTADO FEDERAL ARLINDO CHINAGLIA COM PACOTES DE DINHEIRO ESPALHADOS PELO CHÃO EM QUE CONTAVA OS MONTES E COLOCAVA DENTRO DE UMA SACOLA. ESPANTEI-ME E NÃO TIVE INTERESSE DE SABER PORQUE ERA O MEU INÍCIO NO SINDICATO. PORÉM ME LEMBREI DO FILME SINDICATO DE LADRÕES DO ELIA KAZAN COM O MARLON BRANDO, ASSIM, QUANDO FUI PARA O DEPARTAMENTO JURÍDICO O MEU CHEFE DISSE QUE O SINDICATO PERDEU UMA AÇÃO PARA UM EX-FUNCIONÁRIO E QUE O OFICIAL DE JUSTIÇA FORA PARA PENHORAR OS BENS DO SINDICATO E QUE ELES ESTAVAM CORRENDO PARA DEPOSITAR O VALOR DA EXECUÇÃO. POREM ATÉ HOJE NÃO ME CONVENCI EIS QUE TRATAVA-SE DE GRANDE QUANTIDADE DE DINHEIRO MAS JÁ NAQUELE MOMENTO COLOQUEI EM DÚVIDA A SERIEDADE DO SINDICATO TENDO EM VISTA QUE COMO PODERIA PERDER UMA ação TRABALHISTA UMSINDICATO QUE DEVERIA SER O PRIMEIRO A CUMPRIR COM A LEGISLAÇÃO OBREIRA.ORA, COM O TEMPO VI QUE A HIPOCRISIA DESTA GENTE NÃO TEM LIMITE E QUE NA MAIORIA DAS VEZES QUEREM QUE OS PATRÕES CUMPRAM OS DISSÍDIOS MAS SE RECUSAM A CUMPRIR OS DISSÍDIOS COLETIVOS QUE FAVORECEM OS PRÓPRIOS EM PREGADOS EM UMA POSTURA FASCISTA INEGÁVEL. AGORA QUE AMARGO O DESEMPREGO APRENDI QUE APÓS A MINHA DEMISSÃO AO TÉRMINO DA FACULDADE FUI APENAS USADO EM UM JOGO DE INTERESSE ENTRE AS LIDERANÇAS SINDICAIS FUI USADO PARA DEIXAR DE INCOMODAR E DE FAZER A POLÍTICA SINDICAL CONTRA CERTOS PELEGOS. ASSIM FUI USADO ATÉ PELA PROSTITUTA QUE AGORA OCUPA O CARGO DE PROCURADORA DO ESTADO DE SÃO PAULO E QUE TRABALHA NA RUA PAMPLONA , 227 NO CETRNO DE ESTUDOS EM UM SÓRDIDO ESQUEMA AO ESTILO Ligações perigosas de Chordelos de LaCLOS.
MAS A HISTÓRIA REGISTRA SUA IRONIAS E PREGA PEÇAS SERÁ QUE UM, DIA AS MASSAS VÃO TOMAR O PODER QUE LHES PERTENCE E FOI USURPADO E TIRANIZADO POR LUIZ INÁCIO O FARSANTE SINDICAL.
JUMENTINHO SEM SISO