segunda-feira, 9 de agosto de 2010

9 de agosto 1995 - 2010: 15 anos da heroica resistência de Corumbiara

Camponeses celebram os 15 anos da resistência de Corumbiara com a fazenda Santa Elina Retomada.

Clique aqui e leia a notícia da retomada da fazenda Santa Elina em www.anovademocracia.com.br


9 de agosto de 1995: foto dos camponeses em frente
ao acampamento após a tomada da Santa Elina


Campo de futebol próximo ao acampamento foi transformado em um campo de torturas da polícia


Torturas comprovadas por exame de corpo de delito
Foto: CPT de Porto Velho – Colorado do Oeste, 12/08/95


Luiz Inácio - PT, então candidato, na fazenda Santa Elina após o "massacre".
Na ocasião, ele prometeu que "se eleito" cortaria as terras da Santa Elina, as entregaria
aos camponeses e faria justiça. Nenhuma das promessas foi cumprida.



2007: camponeses retomaram a Santa Elina
Organizados pelo Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina - Codevise, sobreviventes e remanescentes da batalha de 1995 foram à Brasília exigir justiça e indenização para todas as vítimas


2008: Após um despejo violento, as famílias se reorganizaram e novamente retomaram a Santa Elina. Foto à esquerda: Assembleia do acampamento após a retomada. À direita, cápsulas deflagradas de armas de grosso calibre disparadas por bandos de pistoleiros contra o acampamento


25 de julho de 2010: Sobreviventes e remanescentes da
heroica resistência de Corumbiara retomaram a fazenda Santa Elina

Um comentário:

Anonymous disse...

Sauemos aos bravos combatentes de Corumbiara RO (Fazenda Santa Elina), pela maravilhosa noticia de que retomaram na marra essa gleba de terra, que representa muito a todos que lutam para fazer a revolucao em nosso pais. Sem falar, que foi um marco para a luta tenaz-que acompanho no AND, contra os revisionistas e oportunistas de toda laia, que nesse momento se faz o nosso perigo principal em uma revolucao de Nova Democracia, tao bem apregoada, pelo AND.
Quero dizer aos companheiros, que sao exemplos como esse, que mantem acesa a chama de luta pela nossa liberdade. Vcs, estao fazendo jus aos sangues derramados nessa terra, que para mim, com certeza vem brotando enormes arvores frutiferas e que ja esta dando frutos por esse Brasil a fora. A luta revolucionaria, em toda historia do nosso povo, tem uma divida secular com os camponeses e so vamos chegar em algum lugar, quando destruir-mos o latifundio e toda essa parafernalha, que lhe permite sobreviver. Por tanto :"VIVA A REVOLUCAO AGRARIA", "O POVO QUER TERRA, NAO REPRESSAO".
SAUDACOES COMPANHEIROS do Codevise,a
inocente Vanessa dos Santos de 07 anos, nao foi em vao, muito menos os bravos combatentes, que tombaram na heroica resistencia de 1995 e os combatentes, que carregam consigo, as sequelas das barbaridades. Mas com muita certeza, retomaremos tudo que eles nos tiraram e assim alcancaremos a verdadeira e Nova Democracia: "VIVA A ALIANCA OPERARIA E CAMPONESA!","VIVA A HEROICA RESISTENCIA DOS COMBATENTES DE SANTA HELINA!", "MORTE AO LATIFUNDIO:VIVA A REVOLUCAO AGRARIA"

Ate sempre companheiros;

BARRIGA VERDE