terça-feira, 17 de agosto de 2010

Crimes contra o povo: Moradores de Tiquatira denunciam incêncios

Antônio Bergoci

Incêndios misteriosos em comunidades pobres tem se tornado algo comum em São Paulo. Porta vozes do Estado reacionário culpam as próprias vítimas pelo “crime” de viver em situação cada vez mais miserável. Moradores acreditam que incêndios podem ser novo método de “reintegração de posse” contra famílias pobres.

Mais um incêndio tornou ainda mais dura vida do povo da comunidade Tiquatira, localizada na zona leste de São Paulo. O incêndio aconteceu no ultimo dia 13 de agosto atingindo 100 barracos e destruindo cerca de três mil metros quadrados de área onde vivem aproximadamente 649 famílias. Duas pessoas ficaram feridas.

Em menos de um mês foi à segunda vez que os moradores sofreram com o fogo de origem misteriosa. Outro incêndio, ocorrido no dia 11 de julho, deixou duzendas famílias desabrigadas.

Nem bem as chamas foram extintas, os agentes do Estado fascista brasileiro já criminalizava as vítimas culpando-as pelo incêndio.

No incêndio anterior, o promotor de Habitação e Urbanismo da capital, José Carlos de Freitas, deu demonstração do seu ódio de classe declarando no monopólio da comunicação que os incêndios eram nova forma de ocupação e obter indenizações da prefeitura: “O expediente mais recente é este, de provocar incêndios criminosos e simular uma nova ocupação que não havia no local. Se a gente puder chamar assim é uma nova tecnologia” - declarou preconceituosamente o promotor ao portal G1 no dia 22 de julho de 2010.

Já neste ultimo incêndio, as frases acusadoras ficaram por conta do secretário municipal das Subprefeituras de São Paulo, Ronaldo Camargo, que acusa as famílias trabalhadoras de terem provocado os incêndios intencionalmente, pois assim seriam supostamente “beneficiadas” pelo cadastro assistencial ou entrariam na lista de famílias beneficiadas com moradia.

Os moradores da Tiquatira denunciam a tentativa de expulsá-los de suas casas. Além dos dois últimos incêndios, eles denunciam a constante presença das forças de repressão do velho estado e uma rotina de humilhações e violações de direitos e liberdade.


2 comentários:

Anonymous disse...

querido camarada, infelizmente não foi o único incêndio . aproveito para protestar contra a morte do casal na Avenida Almirante Del"amare no Ipiranga. Ora, com as baixas temperaturas os moradores preparam fogueiras para se proteger e acabam sendo vitimados pela labareda.
mais um caso de morador de rua a pesar na consciência do prefeito Kassab se é que ele sente algum remorso.

O CAÇADOR DE LOIRA DO BANHERO

Afonso Duarte disse...

Ao anônimo obstinado que postou acima e certamente em vários outros posts com assinaturas esdrúxulas e por vezes, aliás, na maioria das vezes comentários também esdrúxulos.

Talvez você poderia se emendar e tentar tratar com mais seriedade este blog.

Mesmo que o seu comentário seja válido, essa forma sua de tratar as coisas desvaloriza o próprio conteúdo do artigo publicado pelos administradores do blog.

Já que você é um leitor assíduo do blog, faça-nos o favor de tratá-lo com seriedade.

De blogs oportunistas e avacalhados a internet está cheia.