sexta-feira, 20 de agosto de 2010

FARSA ELEITORAL - Voto: um “direito” obrigatório


Fausto Arruda
Se aproxima mais um escrutínio para as gerências estaduais e federal, senadores, deputados estaduais e federais. O engalfinhamento por um lugar ao sol no picadeiro do circo eleitoral nunca começou com tamanha antecedência. Já há dois anos o povo brasileiro é obrigado a presenciar campanhas, promessas, ouvir a ladainha de sempre, do “se eleito eu for...”.
E em meio às arengas das frações em pugna do partido único, o povo é ininterruptamente submetido à propaganda e pressão ideológica, e mesmo psicológica, do velho Estado, que não se cansa de recordar as penalidades e danos causados àqueles que não “exercerem seu direito à cidadania”, cumprindo com a obrigatoriedade do voto.
Desse modo, chantageiam toda a população, buscando forçá-la a participar do farsante, corrupto e apodrecido jogo de cartas marcadas.
Mas o povo, que ao longo dos anos demonstrava repulsa e indiferença ao farsante processo eleitoral, já não se limita em ignorá-lo, o repudia e cada vez mais o boicota, organizando-se e resistindo.
É crescente o percentual de votos nulos e brancos e, em que pese a obrigatoriedade do voto, proporcionalmente ao número de possuidores do denominado título de eleitor, é crescente o número de pessoas que boicotam passiva e principalmente ativamente as eleições. 
 

Estes números comprovam que de uma forma geral e por várias razões, as massas não identificam nenhum interesse seu com o processo eleitoral.
O povo brasileiro, mesmo submetido pela obrigatoriedade do voto em um processo eleitoral falacioso e corrupto, sendo sistematicamente constrangido, instigado e chantageado todo o tempo pelas campanhas da Justiça Eleitoral e do monopólio de imprensa como o responsável pelo vergonhoso desempenho dos eleitos, vem rechaçando-o crescentemente.
Surgem movimentos pelo boicote às eleições conclamando a população a se organizar e lutar, pichações e manifestações diversas demarcam campo apontando o caminho da luta. Comitês populares contra a farsa eleitoral começam a se organizar e ganham entusiasmados adeptos.
A “festa da democracia” da grande burguesia, do latifúndio e do imperialismo não é caminho para a libertação de nosso povo. Uma nova e verdadeira democracia só pode surgir da organização das massas e da destruição da velha ordem. Para o povo brasileiro se libertar, ele necessita de um programa revolucionário que passa longe do caminho da farsa eleitoral. O poder popular não será conquistado através dessas eleições, e como bem comprovaram os povos que já tiveram a experiência de um dia derrubar o velho Estado e construir o poder popular e o socialismo: fora o poder, tudo é ilusão.

15 comentários:

Anonymous disse...

Companheiros,
os nuneros acima, demonstram claramente a desilusao do povo com esse processo putrefato e carcumido, onde a grande burguesia e os algozes do povo, buscam legitimar essa farsa eleitoral, com o aval dessa "esquerda" eleitoreira, que conciliam com esse Estado burgues/latifundiario.
Por isso, temos de por o nosso bloco na rua e conclamar o povo, para derrubar toda essa estrutura e parte por parte ate o comunismo.

BARRIGA VERDE

Izidoro Azevedo dos Santos disse...

Pior do que votar na marra é saber que a propaganda do falido sistema é paga por todos, gostem ou não, com a renúncia fiscal que o Governo permite às empresas de TV e Rádio, entre outros meios de comunicação.

Anonymous disse...

Caro,
Esse discurso rançoso, putrefato, contra a grande burguesia e os algozes do país apenas mostra que algumas múmias da libelu - sabe o que é? Se não sabe ou esqueceu pergunte a velhos comunistas ou pesquisa na Google - ainda costumam sair das tumbas. E ninguém que tenha um mínimo de dignidade e respeito pelo povo fala ou escreve que há farsa eleitoral. Temos a democracia que o povo que você e outos iguais mantém alienado ainda coonestam, aceitam. Não culpe o capitalismo pela corrupção política. É bom para um tipo morto-vivo de "esquerdista" ou "socialista" como você que haja essa podridão. Sem ela, onde vocês iriam sobreviver. ainda que como fantasmas de um tempo antigo. O que é preciso dizer honestamente, reconhecer sinceramente, que o nosso pobre e analfabeto povo - cirtual e politicamente - ainda está em sua maior parte no tempo do Brasil Império. Não estou propondo volta à monarquia e sou conra ao surgimento de slvadores da pátria, seja de que tipo forem. Mas, creio que está na hora de os brasileiros mais conscientes de nosso Estado político pensarem num novo ptocesso eleitoral que impeça a manipulação das multidões e por políticos de má fé oficializados pela farsa, concordo com você, da justiça Eleitoral. Não me sinto muito bem ao dizer isso, mas a solução para o Brasil é buscar na experiência americana um modelo para introduzirmos aqui o voto facultativo. Talvez comecemos a nos politizar a partir de um modelo bizarro como os Estados Unidos; Não quero que o Brasil seja um novo USA, e nem poderia ser, pelas diferenças culturais e de índole. Mas, não temos alternativas se quisermos buscar um paradigma que nos perfeita criar um novo Brasil republicano ou democrata. Sem trocadilho; Acorde, saia da tumba e vá para a luz do sol para pensar no Brasil sem arcaísmos. Em tempo, nunca discurse ou permita que se discurse contra a liberdade de informação e expressão. Só há liberdade se houver parlamento pelo povo e imprensa, e essas coisas, caro, só existem, queira ou não, no mundo capitalista. A opção é o totalitarismo. Eva de Dubai

Alcebíades Zanoza disse...

Dá bem para ver
Eva= a mais velha das figuras feminias bíblicas
Dubai=um dos mais novos baluartes da modernidade capitalista

Só poderia gerar um híbrido reacionário deste calão.

Vem dar gritos de oh! o totalitarismo! e o que é esta democracia de "heróis" usineiros, Brilhantes Ustas circulando livres por aí, Sarneys+Luiz Inácios andando de braços dados, e outras cositas mas...

Esse seu discurso reacionário, Eva dos usineiros, que vem falar de "ranço"... tem por acaso um carguinho dessezinhos aí, uma funcionariazinha do velho Estado?

Essa democracia aí que você tanto defende, onde está?

Nem tente fazer um discursozinho pseudo-intelectualoide para pozar como "esquerda"... você não passa é de uma direitosa defensora do velho cabresto.

Mas é bom vir manifestar aqui... mostra que o professor fausto incomodou quem devia.

Comitê Contra a Farsa Eleitoral disse...

ELEIÇÃO NÃO!
REVOLUÇÃO SIM!


http://www.farsaeleitoral.blogspot.com/

Vá de reto DEMo disse...

Os nacionalistas e algumas raras figuras honestas representantes da burguesia participaram no parlamento e propuseram reformas nos marcos do imperialismo e isso resultou em massacres de massas engessadas pelas ilusões constitucionais: vide exemplo do Chile em 1973 e Jango no Brasil.

Os Bolcheviques, liderados por Vladimir Lênin ensinaram que não se deve ser contra as eleições pura e simplesmente, inclusive defenderam sua utilização em algumas (poucas) ocasiões, e tentar relacionar aquela realidade do período pré revolucionário na Rússia com a situação atual do Brasil é chacotear do povo brasileiro.

Anonymous disse...

Até onde parou tudo certinho mas esses bolcheviques aí que você falou também não utilizaram o parlamento como fim, como ficam fazendo aí esses canalhas do PSTU, PSOL, PCO, etc. fazendo discurso de que "eleição não muda mas vonte em mim mesmo assim"... eles fazem programinhas de brasil ideal, neo-capitalismo com açúcar.

Apenas essa ressalva a fazer.

Renato Pacheco disse...

Para questionarmos se as eleições servem para algo, primeiro devemos perguntar se existe democracia. Pois essas eleições se realizam sobre essa "democracia". Mas, que democraci8a é essa? A democracia de Vigário, Eldorado dos Carajás, Corumbiara, Candelária?
Há mais de 100 anos se vota no Brasil e até hoje o país só se afunda cada vez mais...
Existem oportunista do calão do PCdoB e até do PSOL que chegam ao acúmlo de dizer que "quando há eleição num Estado capitalista há democracia". O Estado brasileiro é socialista? Não. Então só pode ser um Estado burguÊs: não há maio termo. E dizer que as eleições realizadas sobre o Estado burguês é democracia é um absurdo!!

Anonymous disse...

Para afirmar se é ou não correto votar, temos de ter em mente onde queremos ir ?E como ir?Esse velho Estado burguês/latifundiário, que se mantem sob o tacão do imperialismo, principalmente ianque (sob influencia dos demais, que degladeiam-se p/ conseguirem o "lugarzinho ao sol"), não tem remendos, logo a mudança deve ser radical e não será com voto, que conseguiremos derruba-lo, logo podemos afirmar:"ELEIÇÃO É FARSA" e quem participa desse processo,não quer fazer uma transformação, mas sim satisfazer o seu ego pessoal ou servir de capacho ao imperialismo, como de costume. Mas se queremos alcançar uma sociedade sem classes, onde o operário e o camponês usufluão do fruto do seu trabalho, não podemos cair no "canto da sereia", devemos "ORGANIZAR O POVO E FAZER A REVOLUÇÃO", derrubar parte por parte esse velho e podre Estado e tijolo por tijolo, contruir o PODER POPULAR, sob o comando do proletariado em aliança com os camponeses, principalmente pobres, logo também posso afirmar, que não será nos marcos dessa "democracia", que representa a classe exploradora, sendo assim: democracia para os ricos e ditadura para os pobres. Será que esses que se iludem com essa "democracia" e falam em nome de Marx e Lenin,não percebem que estão fazendo o jogo do imperialismo? Ou são tolos? Ou fazem realmente o papel de confundir o povo, para aumentar a ilusão? Com certeza essa última é mais coerente, "vide"exemplos de quando alcançam um lugarzinho, logo: "Vendem todo os "seus ideais", por simples migalhas".É o caso das centrais governistas, que estão contaminadas até a medula com o imperialismo e seus gerentes, seja eles quem forem, colocando com isso uma camisa de força na classe operária, que Marx, Lenin e todos os marxistas do mundo afirmam ser o "coveiro" desse velho Estado, por isso,devemos utilizar a "pá", que neste momento é a REVOLUÇÂO AGRÁRIA, ou seja a luta camponesa, combatendo com vigor os oportunistas e principalmente os revisionistas, que dizem que a luta no campo está superada.

"ELEIÇÃO NÃO!REVOLUÇÃO SIM!eis a palavra de ordem, conforme li em alguns locais de São Paulo e em panfletos distribuidos nas fábricas e praças públicas e vi também nesse blog. A rebelião se justifica! Até sempre, companheiros;
BARRIGA VERDE

Anonymous disse...

Obrigado, Professor Fausto Arruda pela postagem. Obrigado, companheiro de blog Barriga Verde pelos comentários. pelo presente faço apenas uma manifestação de apoio e de concordância inteiramente e manifesto meu protesto contra o comentário que não entendeu a postagem. Ora, todo mundo sabe que a libelu que era a corruptela pejorativa para um grupo de psêudotrotskistas denominados liberdade e luta que entrou na frente política que fundou o PT. além do mais quem acompanha a história dos trabalhadores sabe que hoje estes saíram do casulo digo o PT onde eram lagartas e se tornaram borboletas e realmente alcançaram a liberdade e a luta com a fundação de pelos menos quatro retrógrados partidos trotskistas muito bem financiados pelo imperialismo americano e europeu aí vai o nome dos partidos atuais da libelu:PSOL, PSTU, PCO E PNN(PARTIDO DA NEGAÇÃO DA NEGAÇÃO (sic)ora, dizer que o and tem pelo menos algo a ver com a libelu é abusar da nossa inteligencia e até da nossa paciência.
desculpe a prolixidade.

JECA AMARGURADO

Anonymous disse...

Obrigado, Professor Fausto Arruda pela postagem. Obrigado, companheiro de blog Barriga Verde pelos comentários. pelo presente faço apenas uma manifestação de apoio e de concordância inteiramente e manifesto meu protesto contra o comentário que não entendeu a postagem. Ora, todo mundo sabe que a libelu que era a corruptela pejorativa para um grupo de psêudotrotskistas denominados liberdade e luta que entrou na frente política que fundou o PT. além do mais quem acompanha a história dos trabalhadores sabe que hoje estes saíram do casulo digo o PT onde eram lagartas e se tornaram borboletas e realmente alcançaram a liberdade e a luta com a fundação de pelos menos quatro retrógrados partidos trotskistas muito bem financiados pelo imperialismo americano e europeu aí vai o nome dos partidos atuais da libelu:PSOL, PSTU, PCO E PNN(PARTIDO DA NEGAÇÃO DA NEGAÇÃO (sic)ora, dizer que o and tem pelo menos algo a ver com a libelu é abusar da nossa inteligencia e até da nossa paciência.
desculpe a prolixidade.

JECA AMARGURADO

Anonymous disse...

queridos companheiros de blog
Esqueci de dizer que a única vez que não encontrei o AND nas bancas caí na asneira de comprar o jornal do Partido da Causa Operária.Ora, o jornal dedicou toda a última página de cultura para falar do existencialismo. Ora, que prova mais cabal de tratar-se de um movimento pequeno-burguês. Com certeza, se até o próprio Jean-Paul Sartre abandou o existencialismo para aderir ao maoísmo não dá para entender porque alguns partidos agora no Brasil aparecem com palavra de ordme existencialista tipo PSOL-Partido do Socialismo e Liberdade e PCO e PSTU este último agarrado na batina do padre e o PCO com uma fragilidade ideológico porque ostenta o marxismo porém cita o filósofo existencialista sem dizer que o mesmo aderiu ao maoísmo após visitar a china após a Revolução Chinesa. Assim, será por isto que os franceses dizem que o Brasil não é um país sério. Com certeza. Se disser para um intelectual francês que no Brasil existe um partido trotskista existencialista ele entenderá apenas como um samba do crioulo doido.
no mais
saudações democráticas .
marreta de diamante

Anonymous disse...

Esse debate vem mesmo muito a calhar, é oportuno e importante.
Mas tem companheiros que acham que o simples fato de ter um espaço para postar comentários, este pode ser usado o dia todo para comentar qualquer coisa. Assim não dá!
O último a comentar teve a cara de pau de agradecer ao Fausto Arruda (autor do post) e a ele mesmo, que assinou um comentário acima com outro pseudônimo.
ô companheiro, dá um espaço para os demais também, senão vai ficar falando sozinho.

Anonymous disse...

Se os 30% (abstenções + brancos + nulos) fossem unidos, tudo seria mais fácil, mas, como são desunidos, a sociedade brasileira continuará hipócrita, injusta e subordinada à Ditadura Mídia-Financeira do G8, com comando anglo-americano e sede em Londres.

Considerando que somos associações biológicas, efêmeras e processadoras de emoções, a primeira grande revolução é individual e interna. É aprender a controlar as nossas próprias emoções (positivas e negativas), deixando de ser escravos destas emoções.

A segunda grande revolução será consequência da primeira. Será a construção de uma sociedade menos gananciosa, menos hipócrita e, portanto, mais justa. Se tudo correr bem, talves em 4010...

geógrafo bh disse...

qual a fonte destes dados?!