quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Chuvas seguem castigando bairros pobres do Rio

Patrick Granja

Na Baixada Fluminense e no subúrbio do Rio, as chuvas continuam caindo com força. Depois dos danos causados a milhares de trabalhadores pobres por conta dos temporais do réveillon, as enchentes e deslizamentos de terra continuam cercando o povo que vive na região, em especial, os bairros de Duque de Caxias que margeiam o final da Avenida Presidente Kennedy.

No início de janeiro, a redação de AND esteve no Bairro Pilar, onde foi registrado o total abandono da região, cercada de canais de escoamento de esgoto que cruzam os bairros passando por valas a céu aberto. Nos períodos de chuva intensa, as valas transbordam deixando as ruas alagadas (foto), proliferando doenças, e invadindo a casa de milhares de trabalhadores, que muitas vezes, perdem tudo que têm.

Nós não temos nada aqui. Escola, hospital, creche, asfalto, saneamento, absolutamente nada. O pouco que tem, não presta, está caindo aos pedaços. Há muitos anos é assim e ninguém faz nada. Fizemos um abaixo assinado com mais de 400 assinaturas e vamos entregar para a prefeitura e o governo do estado, mas já sabemos o que vão nos dizer: que ‘a culpa é da chuva e eles não têm nada a ver com isso’ — diz a moradora Antônia Francisca, de 68 anos, moradora do bairro Pilar.

Em 25 de janeiro último, uma forte chuva caiu sobre todo o Rio de Janeiro deixando, mais uma vez, a região do Pilar, Cidade dos Meninos e demais bairros do interior de Duque de Caxias inundados pelo esgoto dos canais.

Como nas outras ocasiões, o monopólio dos meios de comunicação culpou 'a natureza' pelos danos causados pela chuva, sendo que, os verdadeiros culpados por essas tragédias são os gerenciamentos de turno, que têm olhos somente para as classes dominantes que habitam os bairros nobres da cidade, como Copacabana, onde barragens da melhor categoria e maior durabilidade foram construídas por detrás dos prédios de luxo da região do Corte do Cantagalo, protegendo-os de deslizamentos.

Um comentário:

Anonymous disse...

PREZADO SENHOR,
REVOLTANTE A MATÉRIA DA FOLHA DE SÃO PAULO DO DIA 22/01/2010 NO CADERNO DINHEIRO ONDE SE DESCREVE EM DETALHES A PROMISCUIDADE ENTRE BNDS, CEMIG E AES ELETROPAULO. A REPORTAGEM DIZ QUE AEX DEVE CERCA DE 2 MILHÕES DE DÓLARES AO BNDS QUE RETIROU PARA A PRIVATIZAÇÃO E NÃO PAGOU AGORA PRETENDE ENTREGAR PAPEIS DA CEMIG COMO DAÇÃO EM PAGAMENTO. ORA, EVIDENTE O PREJUÍZO AO PATRIMÔNIO P?BLICO. ASSIM RESTA UMA PROPOSTA A CIDADANIA SABER QUEM TERÁ CORAGEM DE PROPOR UMA AÇÃO POPULAR CONTRA GRUPOS E CORPORAÇÕES IMPERIALISTA .
ALÉM DO MAIS ENQUANTO O POVO SOFRE COM AS CHUVAS ESTES SENHORES EM GABINETES REFRIGERADOS E CONFORTÁVEIS VENDEM O BRASIL SEM SEQUER CORAR. ASSIM ACORDA BNDS QUEM SABE UM DIA A SEDE DO BNDS SERÁ TRANSFERIDA DO RIO PARA SÃO PAULO SEM AQUELA ARQUITETURA DE EXTREMO MAL GOSTO ONDE PODERÁ ENFRENTAR PROTESTOS MAIS SÉRIOS ECONSEQUENTES.

RAPOSO DE SERRITA