terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Estado fascista ataca imigrantes no sul da Itália

Patrick Granja

Nos dias 9 e 10 de janeiro o gerenciamento fascista de Silvio Berlusconi expulsou mais de mil trabalhadores imigrantes africanos e seus descendentes de suas casas e empregos enviando-os às prisões exclusivas para imigrantes, verdadeiros campos de concentração mantidos pelo Estado fascista italiano.

Esta nova investida do primeiro-ministro italiano — um dos principais emissários dos ataques a imigrantes que assolam a Europa — deu-se após uma massiva rebelião popular desencadeada na região de Rosarno, em resposta a um ataque com uma arma de chumbinho feito contra um imigrante identificado como 'Togo'. A polícia suspeita que um grupo neonazista tenha ferido o rapaz despertando a fúria de seus conterrâneos

.

Após este trágico episódio milhares de jovens tomaram as ruas de Calábria, no sul do país para protestar contra o crime. Vitrines de lojas, bancos e carros foram atacados pelos manifestantes com paus, pedras e coquetéis molotov. Cerca de 50 pessoas, entre policiais e manifestantes ficaram feridas nos protestos. Esta nova rebelião dos imigrantes é mostra da tenaz resistência dos mais 4 milhões de imigrantes que vivem na Itália aos incessantes ataques do imperialismo europeu contra os trabalhadores estrangeiros.

No domingo (10), também em Rosarno, outros milhares de imigrantes perderam suas casas após novos ataques do gerenciamento de Berlusconi. Os trabalhadores que vivem na região, sendo a maioria africanos e descendentes de africanos. Para o Estado fascista não basta que os imigrantes sejam sujeitos a todo tipo de exploração e opressão pelo patronato italiano que lhes impõe uma penosa rotina de super-exploração e uma situação desumana de habitação e sobrevivência.

3 comentários:

Anonymous disse...

PARECE O HAITI PARECE MAS NÃO É APESAR DE TODOS OS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO TEREM SEU PADRÃO.
TÕE DE SERRITA

ricardo disse...

Berluscone é a expressão do fascismo europeu em tempos modernos.

Vinicius Zucca disse...

Parabens Berlusconi !
Italia para os Italianos!
All-armi fascisti!
Chega de demagogia!