sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Imperialismo é responsável pela tragédia do Haiti

O terremoto no Haiti expõe novamente todas as mazelas que o colonialismo e, depois, o imperialismo trouxeram para a América e demais países pobres do mundo. Já não bastasse as agressões imperialistas ao país – a última delas em curso, com o Exército brasileiro como capataz – a natureza expôs ao mundo a miséria e a fome de um povo bravo e lutador que foi o primeiro a conquistar a independência nas Américas, mas que nunca conduziu seu destino no caminho da autodeterminação.

Todo o monopólio dos meios de comunicação é unânime em dizer que tantos mortos, feridos e desabrigados se devem à pobreza do país, que não tem infra-estrutura, etc, etc. Seu crime consiste em dizer que os culpados pela pobreza são os próprios pobres, ou seja, as classes populares do Haiti. Aliás, a imprensa monopolista é pródiga no uso dessa tautologia para se referir ao povo. Disse a mesma coisa quando das enchentes e deslizamentos no fim do ano que deixaram dezenas de mortos no Brasil.

O que não diz em nenhum momento é que a causa da pobreza do Haiti é a sua dominação durante séculos, mesmo depois da guerra de independência, pela França, Inglaterra e USA. Este último há décadas vem mantendo no poder tiranias sangrentas, como as de François Duvalier e seu filho, famosos pela crueldade na repressão ao povo.

Recentemente os ianques retiraram da gerência do Estado haitiano Jean Bertrand Aristide, que até pouco tempo antes gozava do apoio irrestrito de Washington, e ofereceu às massas haitianas uma agressão militar estrangeira planejada desde seu escritório para assuntos internacionais, a ONU, e levada a cabo por tropas de vários países “chefiados” pelo Brasil.

Hoje, após mais de 5 anos de intervenção, o que se vê é a exposição de que ao invés de levar “paz” e “reconstrução” ao país caribenho, o que o exército brasileiro levou foi apenas repressão, se dedicando a tarefas policiais. Tolo era quem acreditava que um exército reacionário poderia fazer coisa diferente de matar.

O saqueio contínuo das riquezas do país durante séculos pelos países imperialistas, com o apoio providencial das classes dominantes nativas, é o único responsável pela pobreza e tragédia do povo haitiano, que agora se vê também arrojado à fome mais negra e se avizinha da mortandade em massa por epidemias decorrentes de catástrofes desse tipo.

Aliás, a “grande” imprensa do mundo agora passa a denunciar expropriação de comida pela população faminta como “saque”, ou seja, todo "sentimento humanitário" das classes dominantes do mundo inteiro e de sua imprensa desaparece quando surgem as primeiras ameaças à sacrossanta propriedade privada.

Em discursos demagógicos, membros de vários governos clamam pela ajuda humanitária internacional e comemoram a marca de 400 milhões de dólares (quase a metade do orçamento anual do Haiti). Outra vez, basta uma rápida olhadela para o orçamento militar do USA para agredir outros povos para verificar mais um crime contra a humanidade. Obama anunciou 100 milhões de dólares em ajuda ao Haiti, ao passo que seu orçamento militar remonta, oficialmente, a 680 BILHÕES de dólares.



P.S.: alguns leitores nos alertaram para um erro político quando o texto faz referência a que um exército só pode mesmo é matar. Essa é tarefa dos exércitos reacionários, dos países imperialistas ou de exércitos genocidas como o do Brasil, com um Estado semicolonial sempre disposto a cumprir as ordens do imperilaismo. Um exército revolucionário sim, como a experiência histórica o demonstra, pode se integrar nos esforços do povo por reconstrução e desenvolvimento. O texto original está corrigido.

8 comentários:

JOSEILTON S. MENDES disse...

MILHÕES DE DOLARES, MUITOS DESAPARECIDOS, UMA POPULAÇÃO SEM CAMINHO CERTO , OS MORTOS A ESPERA DE UM DESCANÇO ETERNO. HAITI, COMO SERÁ TEU CAMINHO A PARTIR DAS PEDRAS?QUERIA QUE ESSA TRAGÉDIA TROUXESSE A REVOLUÇÃO!MAS NÃO. SÓ TRARÁ MAIS EXPLORAÇÃO, MENTIRA. A ONU FICARÁ MAIS CINCO ANOS REPRIMINDO O POVO DO HAITI. NÃO ACREDITO QUE AS FAVELAS DE LÁ TENHAM HOMENS NASCIDOS PARA MATAR , NEM AQUI. TODA A REVOLTA DELES É SENÃO A FALTA DE OPORTUNIDADE ,VIDA SEM EXPLORAÇÃO, SAÚDE E JUSTIÇA ( QUANDO FALO EM OPRTUNIDADE NÃO DIGO EMPREGO, MAS VIDA DIGNA).TODO APOIO AO POVO DO HAITI EM BUSCA DA LIBERDADE E PAZ. FAÇAM A REVOLUÇÃO!. A CRIÇÃO DO DINHEIRO ACABOU COM A ESCRAVIDÃO ABERTA E IMPôS O TRABALHO ASSALARIADO OU SEJA A MANUTENÇÃO DO PODER DA ELITE . -REPITO - FAÇAM A REVOLUÇÃO HAITIANOS.

Fabiano SP disse...

Joseilton, a Coisa ta feia.O imperialismo esta em constantes terremotos entre eles, querem o lucro maximo, ai as colonias é que paga o preço alto como Haiti esta pagando.Porque não tinha dinheiro antes?? e agora tem??!!!No Brasil os camponeses foram e continua cendo expulso de suas terras para morar em favelas em local de risco. Estão ali por que querem?? Não!!É por falta de terras para produzir,e quem gerencia tudo isso é o gerente Luiz Inacio. Mas o povo não é bobo, estão lutando nos quatros conto do mundo.E vamos vencer pois somos a maioria.

Anonymous disse...

QUERIDOS JOSEILTON S. MENDES E
FABIANO SP
NESTA DATA TERÇA-FEIRA 19 /01/2010 OS JORNAIS JÁ MANCHETEIAM 19 MORTOS BRASILEIROS,ORA, AS MORTES SOMENTE PODEM SER CREDITADAS AO GERENTE DE TURNO LUIZ INÁCIO QUE SE NÃO TIVESSE MANDADO TROPAS AO HAITI APÓS A VOLTA DE SOLDADOS MANDADOS POR FH2 OS BRASILEIROS NÃO ESTARIAM MORTOS ASSIM DORAVANTE MANDANDO MAIS SOLDADOS E MENOS MÉDICOS E PROFESSORES LUIZ INÁCIO CONTINUARÁ RESPONSÁVEL POR MAIS MORTES E ASSIM A VIDA HUMANA VAI SENDO CEIFADA APENAS PELA AMBIÇÃO DO PELEGO SENTAR-SE AO BANQUETE DE HHIPÓCRITAS.
ASSIM, O MAIOR RESPONSÁVEL É O IMPERIALISMO COM SEUS ALIADOS OPORTUNISTAS.
TÕE DE SERRITA

Anonymous disse...

LI EM UMA APOSTILA PARA CONCURSO QUE O SER HUMANO QUANDO NASCE NÃO É BOM NEM MAL E QEU TUDO DEPENDE DA EDUCAÇÃO.
VEJA QUE ÉTICA MAIS REACIONÁRIA É CLARO QUE TODOS NASCEM IGUAIS EM DIREITOS E DIGNIDADE. E A ÉTICA NÃO É A ETICA DO BEM EO DO MAL E SIM A ÉTICA DO BEM COMUM.
TÕE DE SERRITA

Anonymous disse...

Estou revoltado é com a demagogia feita com ajuda ao povo do Haiti,e o povo das chuvas do Brasil, sempre roubaram as colonias, roubam tudo, Quando para ajudar os banqueiro que quebraram com a crise,foram doado 13 Trilhoes de Dolares aos mesmos. É poucos com tudo e muitos sem nada. Rebelar é justo.

José Nilton disse...

Evidentemente todos nós temos o direito de ter opinão sobre qualquer assunto. Dito isto, vale perguntar: Por que os EUA são culpados ou responsabilizados por tudo de ruim que acontece no mundo? Tudo bem que eles são o país mais poderoso do mundo em todos os sentidos, mas isto não quer dizer que eles possam ser culpados por tudo que acontece de errado, sem nunca serem responsabilizados por algo de bom que possa acontecer. Será possivel que nada de bom eles possam ter feito? Todos os equipamentos, todos os medicamentos, todos os processos médicos, todas as tecnologias desenvolvidas em muitas áreas do conhecimento (inclusive a internet que vocês estão utilizando) que foram desenvolvidas por eles, será que nada disto é bom?
É chegada a hora de assumirmos nossos erros e falhas e também as consequências, paremos de colocar culpa nos outros quando esta culpa é nossa. Está na hora de criar vergonha na cara, assumir nossas mazelas e corrigi-las sem usar desculpas ou subterfúgios estaparfúdios.
Não tenho certeza absoluta de estar certo mas esta é minha opinião e tenho o direito democraticamente de tê-la.

Elton Zille - SP disse...

Certamente, este espaço deve ser utilizado para o debate, não somente para concordar com tudo o que é dito.

Certamente também é um erro grave o criticismo unilateral e a velha mania de culpar os ianques por tudo, como se cada catástrofe fizesse parte de uma conspiração. Inclusive já surgiram alguns que andaram dizendo por aí que o USA provocou o terremoto.

Mas o que fica claro pela posição de AND, é que a tragédia e seus resultados, naquele país ocupado, usurpado, dominado, sugado até a última gota, é sim fruto da ação do imperialismo.

Agora que aconteceu a tragédia, ninguém se recorda de como era antes. O povo do Haiti já vivia sob as piores condições. Aquele país, que já foi uma das colônias mais prósperas (se é que se pode dizer algo assim) hoje é uma terra arrasada, dominada, agredida.

Internet, medicamentos, e outras coisas, não são dádivas concedidas pelo USA, são fruto do desenvolvimento da sociedade. Não se pode falar disso e esquecer de que morre o povo haitiano, brasileiro, africano, indiano, entre outras nações oprimidas. A internet não chegava ao povo haitiano que comia biscoitos de lama.

Da mesma forma que seria incorreto atribuir tudo ao imperialismo, de forma unilateral, é ainda mais incorreto aliviar sua ação criminosa: o imperialismo ianque é o maior monstro já produzido no mundo.

E mais, se algum coisa produzida por esses bandidos os isenta de seus crimes, então deveríamos deixar de lutar contra o imperialismo?

Que os invasores ianques e do exército brasileiro saiam imediatamente do haiti!

Elton Zille - SP disse...

E mais... o povo soviético com sua grande revolução socialista e o povo chinês com sua incomparável guerra patriótica, socialista e cultural, produziu em pouquíssimos anos anvanços tremendos para a humanidade.

Cuba, com sua revolução interrompida e inacabada também obteve vários saltos. Só não foi além por falta de direção consequente.

Os ianques produzem medicamentos, mas também as bombas assassinas que descarregam sobre o iraque. E o povo do USA também morre sem auxílio médico.

Os ianques produzem tecnologia. mas também produzem arsenal nuclear e mísseis teleguiados. E o povo do USA, particularmente os mais pobres, os imigrantes ainda mais, sofrem com o desemprego, a fome, a opressão de classe.

O terrível terremoto do Haiti, acredito eu profundamente, e pelo que li no post do blog, AND também, foi sim uma desgraça natural.

Essa mesma natureza, tão atacada pelos ianques, que se recusaram em assinar o protocolo de kioto, e o atual tratado de emissão de gases também. Lembra-se da barragem que estourou no USA e alagou cidades inteiras? o povo do USA também sofre.

Para eles o exército ianque enviou socorro, mas também soltados fortemente armados para reprimir qualquer protesto.

O problema não é o desastre natural. O que mais me abala é saber que enquanto existir imperialismo, os desastres servirão apenas para que a máquina de dinheiro ianque rode, seus exércitos ocupem nações, as potências e suas empreiteiras disputem as reconstruções das terras arrasadas.