domingo, 28 de fevereiro de 2010

Faleceu Walter Alfaiate: artesão do samba 'sob medida'

No último dia 27 de fevereiro, após dois meses de internação, faleceu o grande sambista Walter Alfaiate. Ele não resistiu às complicações de um enfisema pulmonar que se provocou também ineficiência cardíaca, arritmia, insuficiência renal, gastrite e esofagite, por fim a falência múltipla dos órgãos.

Com 79 anos de idade e mais de 50 anos de brilhante carreira, Walter Alfaiate compôs mais de 200 sambas. O sambista, que começou sua carreira compondo para blocos de carnaval cariocas e participando de rodas de samba de destaque, se tornou um dos grandes expoentes da cultura popular do Rio e do Brasil.

Em seu velório no dia 28, estiveram presentes seus parceiros, amigos e admiradores, que recordaram seus sambas cantados em côro. Repousavam sobre seu caixão as bandeiras da Portela, da escola Foliões de Botafogo e de seu time do coração, além do tradicional chapéu panamá.

A Nova Democracia, bem como o povo amante do bom samba lamentam profundamente a partida deste expoente da música popular brasileira.

Walter Alfaiate: sambista por vocação, alfaiate por profissão, botafoguense de coração, portelense por devoção.


Clique aqui e leia entrevista com Walter Alfaiate pulicada em A Nova Democracia na edição 40, de fevereiro de 2008.

Nenhum comentário: