terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Morre Pena Branca, voz altiva do sertanejo

É com imenso pesar que noticiamos a morte do inesquecível “cantadô” dos camponeses e do povo pobre, José Ramiro Sobrinho, o Pena Branca. Ele, que com seu irmão e parceiro Xavantinho compuseram e interpretaram com profundidade a vida dos trabalhadores do campo e cidade, dedicou toda a vida à viola e à legítima música caipira.

Xavantinho já havia falecido há pouco mais de dez anos. Agora parte Pena Branca. Aos 70 anos, em consequência de um infarto.

Sua voz permanecerá nas mentes e ouvidos de seu fiel público, o povo brasileiro.

Pena Branca 1939 - 2010




Clique aqui para ler artigo de AND sobre Pena Branca




2 comentários:

Anonymous disse...

Apesar de toda contra-propaganda da burguesia e do imperialismo, a cultura popular resiste! Valeu jornal A Nova Democracia por sempre defender a cultura genuinamente brasileira!

Anonymous disse...

Fazedor de propaganda da cultura não morre!
Com a doença e o falecimento inesperado do irmão Xavantinho com certeza foi um baque para Pena Branca. Irmão de sangue e seu companheiro de vida, a sua perda certamente foi muito dolorosa. Contudo, Pena Branca não esmoreceu e continuou a vida e a carreira artística. Não conformou outra dupla, como talvez fosse o esperado e decidiu seguir em carreira solo, compondo e cantando com a mesma firmeza de sempre.
"Tocando sempre em frente", esse é o otimismo de José Ramiro que continua tendo as pessoas mais simples do povo como fonte de inspiração para compor e interpretar suas canções. São as lutas diárias do povo, a lida na terra, a relação com o meio geográfico que embelezam mais ainda a nossa cultura.
Um Pena Branca que foi, mas deixa forte, experiencia e coragem para muitos continua lançando a semente caipira. Com toda essa história de vida,Mesmo com a partida ele continua sendo um defensor intransigente da cultura popular e do verdadeiro Brasil.
Pena Branca nunca morre!!