sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Salão cinco estrelas para político corrupto

Rafael Gomes

Em 11 de fevereiro o Superior Tribunal de Justiça decretou a prisão preventiva do gerente estadual do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

Sua gerência, de alto a baixo, sem excluir os que foram flagrados pagando ou recebendo propinas de empresas que “venceram” licitações fraudulentas, está toda envolvida no crime.

Por fim foi a acusação de tentativa de suborno a uma das testemunhas do esquema corrupto que resultou em sua “prisão”.

Além de Arruda, outras cinco pessoas acusadas de ligação na tentativa de suborno a Edmilson Edson dos Santos, o “Sombra”, foram presas.

Por “pedido pessoal” de Luiz Inácio, Arruda está “recluso” em uma sala especial com 20 metros quadrados, ante-sala, quarto, cama de cimento com colchão, mesa com cadeira e um banheiro com chuveiro. Seus advogados terão acesso livre ao local, a qualquer hora do dia ou da noite. Essa é a punição dada a um acusado de crime de corrupção integrante do velho Estado burguês-latifundiário: salões de luxo exclusivamente destinados a políticos de sua estirpe e oficiais graduados das forças de repressão.

Algo diametralmente oposto ao quadro degradante do sistema carcerário brasileiro que enterra vivos milhares de filhos do povo que se apropriam de quantias infinitamente menores do que as do esquema de Arruda/DEM. E, enquanto o velho Estado oferece o que há de melhor para Arruda, para os manifestantes que protestam contra a corrupção em Brasília sobram cacetadas por parte de polícia.

Logo após sua “detenção”, Arruda recebeu a visita e solidariedade do chefe da Casa Militar, coronel Ivan Rocha, que declarou em tom de consternação ter “encontrado um Arruda ‘sofrido’, sem dormir e em ‘situação humilhante’”.

Ninguém consegue dormir numa situação como essa. Ele está sofrido, mas está bem. É uma situação humilhante a um chefe de governo”, disse o coronel. [noticias.terra.com.br].

Por parte do velho Estado, cenas farsescas como essas estão em voga atualmente numa vã tentativa de confundir a população, tentando passar para a opinião pública que ‘estamos num avanço da democracia, que pune políticos corruptos’. O que não podem esconder é que a maioria desses não chega a ficar uma semana sequer na cadeia, além de se privilegiarem de celas com todos os luxos possíveis, que certamente muitos trabalhadores não possuem em suas casas.

Vide as “prisões” de Paulo Maluf, Daniel Dantas, Juiz Nicolau dos Santos Neto, mensalões, “sanguessugas”, entre outros.



Esquerda: Arruda em campanha para o governo (2006) recebe maço de notas
de Durval Rodrigues / Direita: Beneficiados pelo esquema de propinas
rezam em agradecimento a Arruda.

Um comentário:

Anonymous disse...

Camaradas de Blog,
tendo em vista que o gerente regional do Distrito Federal estava cometendo crimes na sua gestão ao mandar a PM com o batalhão de choque em repressão aos legítimos manifestantes vale dizer que a p?opria pm cometeu crimes. não vale dizer sua justificativa de que estava cumprindo ordens porque já era de notório conhecimento que o administrador estava em processo de impedimento além do mais qual a situação dos manifestantes, presos detidos e levados ao DP sendo que quem cometia crimes era o seu condutor. vale dizer que o jornal acerta quando diz que o estado é criminoso e criminoas são suas instituições tais como batalhãao de choque e seus agentes públicos.

gabiru de serrita