sexta-feira, 26 de março de 2010

Cacique tupinambá está preso por tomar latifúndios

A receita é a mesma: o monopólio da imprensa difama, provoca, açula as classes reacionárias e dá a senha para o massacre, perseguição e prisão de lideranças e lutadores populares.

Em 21 de novembro de 2009 a revista Época, propriedade do monopólio The Globe, publicou matéria provocadora sobre a luta dos tupinambás liderados pelo cacique Rosivaldo Ferreira da Silva, conhecido como cacique Babau, taxando-o de “Lampião tupinambá”.

Com essa denominação preconceituosa, Mariana Sanches, jornalista que assina o texto erra grosseiramente na denominação, mas acerta em cheio nas intensões do latifúndio e demais classes reacionárias: criminalizar a luta dos tupinambás pela terra.

No último dia 10 de março o cacique Babau foi preso em cerco da Política Federal à aldeia Serra do Padeiro, em Ilhéus. Antes de ser preso o cacique resistiu combativamente durante 3 horas.

Após sua prisão, Babau foi transferido para Superintendência da Polícia Federal em Salvador.

O cacique é acusado de dirigir diversas tomadas de terras no estado da Bahia e “agir com violência” contra o latifúndio. Sob sua direção, os tupinambá da Serra do Padeiro retomaram no ano passado a Fazenda Santa Rosa, localizada na BR 101, Zona do Rio das Calheiras, e outros 5 latifúndios.

No dia 12 de março Babau foi visitado pelo subsecretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Perly Cipriano, e o diretor de Defesa dos Direitos Humanos, Fernando Matos. Parentes de Babau e outros índios, além de algumas entidades dos chamados “direitos humanos” denunciam tortura do cacique. O Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) cobrou que a Polícia Federal submeta o líder tupinambá a um exame pericial para constatação de possível tortura.

Organizações populares e de defesa dos direitos do povo vêm denunciando as arbitrariedades contra os tupinambá e seu cacique em uma campanha por sua libertação imediata.

6 comentários:

BOCA DE CAÊRA disse...

é inaceitável tal atitude por parte deste valho estado reacionário as necessiades do povo.

"violência contra os latifundiários."?, isso é no mínimo rídiculo, pois, estes senhores dispôem de aparato para-militar, um veradeiro esquadrão de jagunços de toda a sorte e domina boa parte dos mecanismos de produção agro-pecuária, e o cacique é o criminoso?!!!

os senhores feudais podem forjar seus exercitos de bandoleiros sedentos pelo sangue do povo e as populações carentes não podem sequer se defender contra isso?

todo e total apoio ao cacique Babau e seu povo tupinambá!

liberdade imediata para o líder popular!

Anonymous disse...

A rebelião do cacique Luminoso

Rosana Bond já escreveu na Edição 27 do jornal AND

A história "oficial" da conquista do Paraná e do Paraguai, pelos espanhóis, nos anos 1500, escrita pelas classes dominantes, sempre tentou esconder ou minimizar as bravas lutas de resistência travadas pelos índios, principalmente os guaranis. Uma delas, praticamente desconhecida pelos próprios paranaenses, foi a singular revolta comandada pelo cacique Oberá (Werá, em guarani, que significa Luminoso, Resplandescente).
Ciente da dificuldade de vencer os europeus pelas armas, Oberá deflagrou uma das primeiras "greves" de que se tem notícia na América. Uma greve geral, total, em que os índios recusaram-se a continuar trabalhando para os espanhóis, dedicando-se exclusivamente a dançar e cantar durante dias, semanas, meses...

Anonymous disse...

Tupinikins e Guaranis do Espírito Santo: Para onde vai a Aracruz e o desgoverno

Não posso esquecer a luta dos Indios do ES com a Aracruz, escrito por Alexandre Amaral
Página 1 de 2 Edição 29 jornal AND.

Anonymous disse...

Camaradas, companheirosde blog
Prezado Senhor, Administrador
Li casualmente esta reportagem da Revista Época e percebi o papel depolicial que a repórter teve com o ingênuo Cacique. aparentemente fingiu neutralidade quando sutilmente acusava o Cacique de banditismo. O que mais me preocupa é que a liderança colaborou com a reportagem.
Ficaa lição: não atender, não dar entrevista, não colaborarcomrevista do monopólio.
viva a luta clandestina, secreta e
anônima e de massas.
assim, fica a lição para o cacique a luta é de massas nada de heroísmo ou culto à personalidade e muito menos ostentação em vão de feito que cabem às massas.
mas,envio o meu apoio e minha solidariedade.

Aimberê Zumbi

Anonymous disse...

somente para acrescentar que a população brasileira é formada majoritariamente por negros índios eseus descendentes em que pesea tentativa debranqueamentopor parte daburguesia coma importação de imigrantes europeus e pela falta de representação no judiciário e nolegislativo.
chegará odia em que as massas se libertarãolevando consigoa escravidão negrae indígena;
aimberê Zumbi

Anonymous disse...

PREZADO CAMARADA
NÃO DEVEMOS ACREDITAR QUANDO SE DIZ QUE ACABOU A DITADURA
VEJAMOS :
MALUF O PREFEITO QUE ABRIU O CEMITÉRIO DE PERUS PARA ENTERRAR GUERRILHEIROS URBANOS É DEPUTADO FEDERAL
ROMEU TUMA NOTÓRIO TORTURADOR É SENADOR
A TV GLOBO QUE FOI CONCEDIDA NO REGIME MILITAR EM 1965 ESTÁ EM PLENO FUNCIONAMENTO E NÃO SE FALA EM CASSAR A SUA CONCESSÃO.
O SBT FOI CONCEDIDO PELO GENERAL FIGUEIREDO EM 1979 E ESTÁ EM PLENO FUNCIONAMENTO.
ASSIM A DITADUA CONTINUA.
MAS, FELIZMENTE A LUTA CONTINUA.
AIMBERÊ ZUMBI