quinta-feira, 25 de março de 2010

População se rebela, ataca delegacia e toma cidade por um dia

Tracuateua - Pará

Patrick Granja

Na noite do dia 8 de março, o (aparentemente) pacato município de Tracuateua, nordeste do Pará, viveu uma revolta popular como nunca antes.

Tudo começou quando Maria Ivonete da Silva, de 41 anos, foi encontrada morta dentro de uma lixeira. Réu confesso, o autor do crime, Martinho Ferreira Corrêa, mais conhecido como “Galo Cego”, foi preso na delegacia da cidade.

Após o enterro da mulher, grande parte dos 25 mil habitantes da jovem cidade (emancipada em 1997), aglomerou-se na porta da delegacia exigir segurança para a população. Os policiais se negaram a conversar com a massa, que rapidamente iniciou um corajoso ataque à delegacia. Pedras e paus foram usados pelos manifestantes para destruir dois carros de polícia e derrubar os portões da delegacia.

Imediatamente os PMs começaram a atirar contra a população revoltada, ferindo várias pessoas, duas delas fatalmente. Gebeoni Furtado Procópio, de 18 anos, conhecido como “Gê” foi atingido por um tiro na cabeça e morreu no local. Isaias Neves, de 19 anos, que recebeu dois tiros, chegou a ser hospitalizado, mas não resistiu aos ferimentos.

Os assassinatos enfureceram ainda mais o povo de Tracuateua, que invadiu a delegacia, tomou as armas e incendiou o prédio, forçando os policiais a fugirem da cidade em direção ao município vizinho de Bragança. Até a chegada de dezenas de PMs de Belém, a cidade ficou sob controle das massas, que assim como em várias partes do país, dá vigorosas demonstrações de como responderá a violência do Estado reacionário contra o povo pobre.

17 comentários:

Anonymous disse...

As massas vão se rebelar!!

O genocídio por parte das forças repressivas do Estado sempre foi uma constante e agravou-se sobremaneira. Porém, nunca oficialmente assumido de forma tão descarada e tão defendido como política de "segurança da sociedade". Não importam os meios, desde que assegurados estejam os fins: a manutenção da velha ordem de exploração do povo e saque da Nação. Todavia, o povo resiste e não cansa de lutar. Todos e quaisquer meios de violência contra sua luta fracassarão irremediavelmente.As massas sempre lutarão conta seus inimigo

Anonymous disse...

saudações aos heroicos manifestantes que tombaram em luta!

seus sacrificios não serão esquecidos. pois, os assassinos haverão de pagar por este sangue derramado!

Barreto disse...

É deprimente ler matérias como essa de um jornal e um blog irresponsável que adora incitar as pessoas a cometerem atos violentos e desordem. Democracia não é bagunça, é as pessoas mostrarem que são racionais e capazes de exigir seus direitos sem recorrer a métodos baixos como este. Vergonha.

Fernando disse...

Resposta ao amigo acima.

Barreto,
Acaso é democracia a polícia matar 2 pessoas em um protesto? É democracia a polícia invadir favelas e matar dezenas de trabalhadores? É democracia ver o povo trabalhando por um salário de fome? É democracia morrer em uma fila de hospital? Que democracia é essa?
Você diz "democracia não é bagunça", mas parece que nessa tal "democracia" que vivemos uma enorme bagunça sim.
Na natureza existe uma lei que diz que toda ação gera uma reação. Você quer o que? Que o povo fique assistindo calminho todo tipo de abuso que o Estado comete contra ele??
Há 500 anos o povo "exige seus direitos sem recorrer a métodos baixos como este", e até hoje nada mudou, quer dizer, mudou sim, só que para pior.
A melhor forma de protesto são os radicalizados. Foi assim que os estudantes garantiram o passe-livre e os trabalhadores garantiram outros direitos históricos. Você acha que se não tivessem ocorridos protestos violentos e o povo tivesse "reclamado seus direitos sem violência" teríamos algo a mais do pouco que temos hoje? Certamente seria muito pior...

Quanto ao jornal A Nova Democracia, é o único que tem coragem de divulgar esse tipo de protesto, pois os outros, até mesmo os que são de esquerda "também", chamam os manifestantes de "vândalos", "bandidos", etc, só porque estão exigindo de forma radicalizada o que deveria ser-lhes dado pelo Estado de forma pacífica.

Parabéns AND!!

Anonymous disse...

Fernando, não sou a favor da polícia matar trabalhadores, algo que raramente acontece visto que a polícia é formada por excelentes profissionais em sua maioria. Claro que há uma minoria que não honra a classe, assim como acontece com jornalistas, médicos, etc. Só há uma coisa que não entendo, porque atacar uma delegacia se ao invés disso o povo honesto e trabalhador pode fechar as entradas das favelas e fazer manifestações pelo fim do tráfico de entorpecentes, que é algo que aflige muito mais as pessoas que são honestas e moram nas favelas sendo obrigadas a conviver com esse tipo de coisa. Ou o tráfico também é uma manifestação popular? Cadê a coragem dessas pessoas que incentivam o povo a cometer barbáries? Por que não usam essa coragem para ajudar a polícia a acabar com o tráfico e assim vivermos em uma sociedade menos violenta?

Anonymous disse...

O amigo aí parece se incomodar muito com a violência. Devia se lembrar, ou se não sabe, pesquisar, como foram conquistados os mais mínimos direitos pelo povo dos quatro cantos do mundo. Um pouco de luz na escuridão não faz mal a ninguém.
Quanto à violência, meu caro, saiba que é a violência revolucionária que será responsável por varrer todo esse entulho que atrapalha o desenvolvimento da Humanidade rumo a uma sociedade livre da exploração do homem pelo homem.
E para quem se acha tão independente e crítico, ficar repetindo coisas como: "por que a população não protesta contra o tráfico?" é ridículo. Viu isso onde? No programa do Wagner Montes? Fala sério!
Mas o certo é que uma vez que o povo esteja organizado e politizado com o objetivo construir o novo poder, todos os inimigos do povo sucumbirão, inclusive os traficantes de drogas.

Viva a justa ira das massas. A rebelião se justifica!

Anonymous disse...

Eu particularmente achei interessantes os questionamentos. é importante perguntar: por que as pessoas atacam fóruns e delegacias? No meu ver, é porque em seu nível atual de consciência, é onde as massas reconhecem as instituições do velho Estado e vêem a possibilidade de o atacar.
Já o tráfico nas favelas, acredito que é um tema importante de debater, e o jornal AND tem tentado fazê-lo. Acho que o Barreto encontrará algo no jornal.
Vejo com preocupação essa reação das pessoas com a violência, pois a violência, como disseram acima, é uma via de transformação social quando é empregada de forma revolucionária. Acredito que esse seja um tema importante do jornal abordar.
Mas acho também que os amigos que respondem os questionamentos devem ser pacientes, pois ser 8 ou 80 não explica nem convence, e empurra as pessoas que não entendem completamente as posiçoes do jornal para a direita, e tenho certeza de que o jornal nem de longe pretende fazer isso.

Vejo com entusiasmo o trabalho que AND tem feito com o blog e com o jornal impresso. Sinto-me honrado em acompanhá-lo.

Anonymous disse...

Apenas acho uma hipocrisia o fato de os participantes daqui chamar os policiais de assassinos e ficarem estimulando as pessoas a cometerem violência contra os agentes da lei que são homens honrados em sua maioria, chefes de família e são apenas funcionários do estado que estão cumprindo com o seu dever.

Anonymous disse...

Veja bem, aqui particularmente nesse post, nao ha nenhum exagero de taxações como "policiais assassinos" como voce refere. bom, digo aqui nesse post. mas quando se refere, geralmente são ações assassinas mesmo da pm. Tudo bem, diga que tem pais de familia. existem pais de familia entre latifundiarios, burgueses, e a única pena é que seus filhos nao tem culpa (pelo menos a maioria) de ter como pais canalhas, assassinos, patrocinadores do terror contra as massas, capitalistas sanguinarios, torturadores, policiais carrascos. Está aí outro debate aberto. No meu ver, para ser policial, o sujeito precisa ter pelo menos um "q" de assassino. Mesmo que se utilize o argumento de que "eles precisam trabalhar e comer". Eu acho isso, pelo menos na maioria absoluta dos casos. os 5 ou 10% que me perdoem, mas acredito que eles serão bem vindos no campo da Nova Democracia... contanto que pretendam mesmo se postar do lado do povo.

Não compreendo, meu caro, talvez você seja policial?
Se for, e não se enquatrar no perfil assassino da corporação, que não tem nada de aspirações democráticas, seja bem vindo ao campo democrático. Denuncie da sua forma a corrupção e ação sanguinária, e deixe que o povo se rebele.

Se não for, aí é mais grave, pois é mais um dos "críticos" que na verdade não tem um pingo de coragem de participar ou aceitar que o inevitável, a revolução e derrubada dessa velha ordem, ocorra.

Mas é importante tomar partido em toda situação. AND faz isso, talvez por isso aqui surjam debates, ao contrário de outros fóruns que não estimulam isso.

Patrick Granja disse...

Caro anônimo (o reacionário),

Ninguém aqui está incitando a violência. Simplesmente acredito que vivemos em um sistema de exploração insustentável, onde o povo pobre é tratado com violência pelo Estado e o monopólio dos meios de comunicação, ambos gerenciados por banqueiros, empresários e outros setores da burguesia. Esta violência, não se manifesta apenas através da política de criminalização da pobreza imposta pelos gerenciamentos de turno, ou das bombas de gás e jatos de spray de pimenta disparados contra operários, camponeses, estudantes e professores, mas também através das condições desumanas de saneamento, saúde e educação oferecidos ao povo pobre. Isto sim é barbárie homem.

Você já foi a uma favela? Pois eu moro cercado por elas. Meu dia-a-dia de trabalho na imprensa revolucionária inclui escutar o povo, saber qual é a sua versão do massacre, as condições em que ele vive, o que acha da polícia, dos políticos, dos fatos. Saber o que pensam pessoas invisíveis para o monopólio dos meios de comunicação e aqueles que seguem a seu reboque, como você. Pense no que um grupo de dezenas de bandidos fariam com um morador de favela, caso ele aceitasse sua sugestão e promovesse uma manifestação contra o tráfico. Você está vendo muita novela meu amigo. Para comentar a realidade é preciso ter sensatez e inteligência para conhecê-la, humildade para aceitá-la e coragem para modificá-la.

Queria eu que o sistema se equilibrasse pacificamente, pela via do voto, mas isso é bobagem, utopia. O povo deve se defender, pois isso sim faz parte do instinto humano, animal. O povo não irá trabalhar mais que todos e ao mesmo tempo ser atacado por toda a vida de braços cruzados. O que divulgamos nesse blog é que o mundo não é uma fotografia, como você pensa. Ele é mutável e injusto. Precisa ser modificado e está sendo modificado pela coragem de bravos trabalhadores, que pouco a pouco se levantam e defendem-se de toda a verdadeira violência, aquela que mata de frio e de fome, milhares de crianças.

Por isso, vá ler e conhecer a revolução que está por vir e que, brevemente, modificará “todo esse entulho que atrapalha o desenvolvimento da Humanidade rumo a uma sociedade livre da exploração do homem pelo homem”, como disse nosso camarada em um de seus posts. Abdique das velhas idéias e dos velhos costumes. Seja um novo homem, no caminho de uma nova sociedade e lembre-se: ninguém é violento sem antes ser violentado.

Anonymous disse...

Belo discurso Patrick, mais uma vez se confirma a minha opinião de que vocês são um bando de irresponsáveis que estimulam o povo a uma luta armada que irá gerar milhares de mortes desnecessárias. Depois é muito fácil ficar daí criticando o Estado, a polícia etc. Incentivar trabalhadores a perderem suas vidas por um ideal mesquinho de pessoas que querem promover a "revolução" não sei de quê, apenas para sustentar a utopia de que serão os donos do Brasil. Se querem mudar alguma coisa comecem a pensar em ocupar as cadeiras do poder através do voto popular, esta será uma forma eficaz de mudar o estado sem que trabalhadores tenham que dar suas vidas para que vocês ocupem o poder enquanto milhares tombaram para atingir esse "ideal". Estão se inspirando nas FARC ? São tão revolucionários esses colombianos que colocam cocaína em diversos países destruindo a vida de inúmeras famílias. Pense com maturidade! A vida de um trabalhador é mais preciosa do que a riquesa de uma nação inteira.

Patrick Granja disse...

Anônimo, você está muito preocupado com a violência, esquecendo a acepção correta do termo e restringindo o seu significado. Resumidamente, a violência do Estado burguês e latifundiário, defendido ?or você com unhas e dentes, será respondida pelas massas, queira você ou não, queira eu ou não. Para que essa inevitável rebelião (que não depende somente de uma organização revolucionária) não resulte em uma barbárie sem precedentes, trabalhadores, democratas e intelectuais progressistas dedicam suas vidas em construir um nobre trabalho de politização das massas. É só isso. Simples assim. Não somos homens maus que querem arregimentar trabalhadores para um suposto exército suicida, como você insinuou.

Este blog é fonte de um valoroso e escasso aprendizado para os que, de fato, se preocupam com o mundo e são voluntários de sua transformação. Se você quer um conselho, vá estudar um pouco o modo de produção capitalista, as deficiências que caracterizam sua insustentabilidade e que, objetivamente, podemos fazer para liquidá-lo e substituí-lo por algo novo. Liberdade é correr riscos meu caro. Seu discurso é um plágio das velhas idéias proferidas pelos maiores inimigos do povo, para justificar suas atrocidades. Ao invés de perder seu tempo reproduzindo-as em um espaço absolutamente inadequado, seja humilde e tente entender um pouco o que é dito aqui, pois como diria Bertolt Brecht, "o pior analfabeto é o analfabeto político.".

Um abraço e bom estudo.

Romulo - São Paulo disse...

Ninguém é violento sem antes ser violentado.Patrick ,to com voce, este anónimo não conhece o materialismo dialético hitorico, Não sabe que o Brasil foi invadido pelos portugueses,não sabe o que é exploração do homem pelo homem,não sabe que ele tambem é um explorado pelo imperialismo, etc etc etc etc etc.....Não conhece o Manifesto do Partido Comunista.

Armando Campos - RJ disse...

senhores, aqui nem se trata de ser comunista ou não. o que está em debate é a justeza e até mesmo defesa da violencia. acredito que nao se deve defender somente a violencia, mas a violencia que transforma. acredito que para qualquer um que almeja transformações, e aqui se enquadram mesmo (e principalmente) os comunistas, pois são eles que formularam de forma mais profunda e completa a ciencia dessa transformação, se pudessem colocar a velha ordem abaixo sem violencia, eles seriam os primeiros a fazer assim. até mesmo o velho marx, antes da definição do imperialismo, fase superior do capitalismo, já havia descoberto a necessidade da "derrubada violenta de toda a ordem existente" (aqui falando do status quo, ou seja, a ordem imperante, a velha ordem).

Acredito que os pacifistas, ongueiros, alguns ou muitos honestos defensores de direitos "humanos", e outros, acabam caindo em uma posição de combater toda a violencia, e as vezes escorregam tanto que terminam por atacar as respostas violentas do povo, que é violentando diuturnamente, de todas as formas, física, moral, politicamente, etc, etc.

Eu acho louvável um jornalista como o Patrick ousar estampar as coisas como faz. E veja que o que ocorreu em tracuateua não foi uma revolução, foi um protexto popular, uma rebelião.

Acredito que a revolução será dura e abertamente atacada por muitos, desde as forças de repressão até os defensores de uma falsa "paz". é um caminho longo.

Eu acho que além da demonstração de que você não entendeu nada, anonimo defensor da polícia, você sim está incitando a ação armada, só que a ação armada do Estado contra quem o questiona e se opõe a ele. Eu não esperava que direitistas se dedicassem tanto ao blog do jornal. E logo eu, que havia achado interessante seu primeiro questionamento.

Faço aqui então minha autocrítica: você é apenas mais um paladino da paz do povo de joelhos e dos assassinos pais de família.

Espero mesmo é que Tracuateuas se multipliquem, mas que a cada explosão, surjam condições para que o povo varra pouco a pouco os escombros do velho Estado e construam suas direções consequentes e seu novo poder.

Anonymous disse...

Bom pessoal, estou eu de volta depois de um longo dia de trabalho venho manifestar que não sou analfebeto, muito menos analfabeto político. Não tenho o mesmo nível de estudo que muitos aqui, ainda não concluí meu curso de direito. Apenas gostaria de falar que enquanto os senhores conhecem a luta armada apenas por livrinhos, eu vejo quase todos os dias na vida real e sei o que é isso. Para vocês isso não faz muita diferença pois me odeiam mesmo, mas quando precisarem e ligarem 190 não hesitarei em ajudar-lhes. Mas vamos ao que interessa: quando postei aqui é porque não concordo com o que senhores pregam, e continuo discordando, mas se voces são tão "democraticos" como dizem, terão que respeitar a minha opinião, assim como devo respeitar a dos senhores embora não seja favorável. Existem muitas formas de mudar o Estado sem conflitos armados, mas pelo que vi vocês só conhecem essa forma de mudança e não sabem usar a inteligência para conquistar os seus objetivos. Não vou mais postar nessa palhaçada que é isso aqui, podem escrever o que quiserem.

Armando Campos - RJ disse...

Pois eu acho é bom mesmo.
Se você quisesse mesmo debater, não só faria oposição de argumentações, mas colocaria fundamentação na sua posição.
Só espero que seu longo dia de trabalho, no seu 190, você não sinta prazer em reprimir o povo.
Não precisa ser bacharel em nada para debater algo, apesar de Marx e Lenin terem sido também advogados. Talvez isso tenha demonstrado melhor a eles que as leis da burguesia também não serviam ao povo.

E eu discordo de voce que diz o jornal só ter uma linha de pensamento. Pelo que conheço das pessoas que fazem parte dele. o Tinhorão não é comunista, é um brilhante estudioso da cultura de nosso país.
O professor Benayon também não é comunista, até frequentou o parlamento, que muitas vezes AND combate, mas está lá, levantando uma bandeira nacional autentica.
Rosana bond não é comunista, mas os conheceu e soube retratar de forma honesta, como poucos.
O Manoel Raposo era sim, um grande comunista, que soube conviver com todos esses, sem impedi-los de falar e ainda empunhava o jornal para defender muitas vezes as opiniões dos "não comunistas".

Portanto, não me venha com churumelas. Se quer mesmo se posicionar do lado do povo, posicione-se, ninguém precisa ver isso em outdoors, é uma decisão sua.
Se quer questionar alguém, questione, e aguente o tranco das respostas.
Mas se quer ser apenas contra, seja, e aguente também.

Caso contrário, realmente, não vale a pena debater.

Anonymous disse...

ANN-Essa manifestação que houve no Pará,não tem a ver com o Tráfico e sim uma multidão que se revoltou com o assassinato de uma pessoa,com certeza uma pessoa trabalhadora e tentou fazer justiça com as próprias mãos,não sou a favor de linchamentos,mas tem lugares em que o crime é praticamente anárquico que é a única resposta do povo a um estupro,morte de um trabalhador,num acampamento da LCP tem as regras lá,Ladrões são expulsos de lá pela própria massa,o Socialismo em si não tolera a delinquência.
Que eu saiba a Rosana Bond é comunista.
E ao que falou que vê luta armada todo dia,não tem cabimento comparar um Guerrilheiro que luta pelo poder com um Ladrão que algumas vezs rouba pra sair do aperto ou outro ladrão que não quer trabalhar e quer dinheiro fácil que é a maioria.