segunda-feira, 12 de abril de 2010

Cortadores de cana fecham BR-104

Alagoas

Nota enviada por e-mail pelo blogueiro alagoano, assíduo leitor e seguidor do blog da redação de AND, Boca de Caêra.

http://revoltaal.blogspot.com/

As 15h do dia 05 de abril, trabalhadores da usina sucroalcoleira Laginha S/A, localizada na cidade de União dos palmares, 80Km de Maceió, fecharam a via da BR-104/AL (União dos Palmares/Branquinha). Durante aproximadamente duas horas, os trabalhadores cobraram do usineiro, latifundiário e ex-deputado federal João Lyra, a soma de três meses de ordenado, a questão é que a colheita da cana de açúcar acabou a 2 meses, significa que já havia um mês em atraso e após o fim da colheita, pra variar não pagaram também as garantias trabalhistas. Aqui no Boca de Caêra nos mostramos os números do início dessa colheita.

A manifestação foi pacífica, pois os trabalhadores apenas queriam conversar com o gerente da usina; "eles só nos escutam quando fechamos a pista!" - exclamou um dos trabalhadores revoltado. Mesmo assim, as condições não foram propícia a paz, uma vez que os guarda-costas do latifúndio foram convocados a oprimirem o povo, no local havia um aparato de 1 viatura da PM-AL, 1 viatura da Polícia Rodoviária Federal e 1 CAMBURÃO do BOPE. que nada fizeram quando um grupo de motoristas pequenos burgueses tentaram usar da força bruta contra os ativistas para obstruir a passagem. Três cidadãos se empenharam em ajudam os interesses do Dr. João Lyra, tentando abrir a BR na marra! e atentando contra os trabalhadores, e enquanto os policiais ficaram de longe esperando que algum trabalhador fosse seriamente machucado, mostrando a sua verdadeira natureza fascista.

Um dos ditos motoristas ameaçou o fotografo e redator do Blog Boca de Caêra, logo após ateou fogo nas canas na tentaiva de incriminar os trabalhadores. As 14h30min, o gerente da usina chamou os bombeiros para apagar o fogo que se alastrava e prometeu pagar os salários atrasados.

2 comentários:

Patrick Granja disse...

Mais uma vez o povo mostra que não suportará mais o regime de exploração imposto por esse Estado burguês e latifundiário. Pouco a pouco, as massas se levantam contra a opressão rumo ao caminho luminoso da revolução. Cortadores de cana e demais camponeses pobres; operários e demais trabalhadores, uní-vos.

João de Cassio disse...

Isso é uma vergonha! tudo que acontece agora em alagoas fecha-se a br... não tenho nada contra a reinvidicação desse povo sofrido mas... tem que ver outra forma de protestar contra o dono da usina e não piorar a vida de quem nada tem pelo fato de um usineiro não ter pago o salario dos funcionários... vejamoutra forma de fazer tal usineiro setir pela falta de responsabilidade do mesmo... deixando de trabalhar e acionando o juiz do trabalho... não coloque o povo contra a situação de vocês, pois sabemos da situação que esses usineiros tratam vocês, mas fechando a br e atrapalhando a vida de centenas de pessoas trabalhadoras só irá fazer com que olhem pra vocês como baderneiros...