terça-feira, 13 de abril de 2010

PERU - Mineiros em greve enfrentam a polícia

Patrick Granja

Milhares de mineiros em greve desde o início de abril bloquearam ao menos duas rodovias arteriais no Sul do Peru extravasando toda a sua revolta contra um decreto e duas leis anunciadas pelo gerente Alan García impondo a criação de uma zona de exclusão em Madre de Diós, fronteira com o Brasil, uma das regiões mais contaminadas do país.

Os protestos se concentraram nas cidades de Chala e Arequipa, bloqueando todas as ligações entre o Peru e o Chile. Para reprimir os milhares de mineiros que participavam da manifestação — incluindo mulheres e idosos — a polícia assassina de Alan García foi para o local e chegou atirando bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha. Ao fim do ataque, seis mineiros foram mortos e mais de 20 ficaram feridos. Pelo menos doze policiais ficaram feridos no confronto e, apesar das baixas de trabalhadores, as rodovias não foram liberadas pela massa, que promete não recuar.

Garcia é um presidente selvagem que quer resolver os problemas do país, com balas, matando peruanos indefesos, perseguindo com "leis" os líderes dos povos e das organizações que lutam por seus direitos e encarcerando todos aqueles que defendem a vida e o trabalho — disse um dos líderes do movimento, Teodulo Medina.

Nós extraímos três a quatro quilos de ouro por semana, ficamos doentes e, com todo esse esforço, não conseguimos mais que nossa sobrevivência, sem dignidade alguma — reforçou um trabalhador.

Nenhum comentário: