quinta-feira, 29 de abril de 2010

Cerco policial contra a população pobre da Tijuca

Rafael Gomes

No último dia 28 de abril, os morros do Borel, da Casa Branca, do Cruz, da Formiga e a Chácara do Céu, localizados na Tijuca, tradicional bairro da zona Norte do Rio de Janeiro, amanheceram invadidos por mais de 200 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do 6° Batalhão da PM (Tijuca).

Esta operação da polícia é a continuidade da política fascista chamada de “pacificação” das favelas. O próximo passo a ser dado é a implantação de uma Unidade de Polícia “Pacificadora”, a UPP.

Já na madrugada do dia 29 as forças de repressão reforçaram seus efetivos com viaturas, mais policiais e mais carros blindados, os famigerados “caveirões”.

Polícia e gerentes do velho Estado comemoram a invasão dos morros “sem que um tiro fosse disparado”. Também pudera, nem os mais tolos acreditariam que, com o anúncio antecipado das invasões, o tráfico varejista ofereceria algum tipo de resistência à ocupação.

E o que é esperado para o futuro? Vejamos alguns exemplos do pós-UPPs. O que mudou para o povo?

1- Na Ladeira dos Tabajaras, zona sul do Rio, após a prisão arbitrária de 3 moradores, dezenas de pessoas foram às ruas em protesto denunciando as arbitrariedades da UPP.

(clique AQUI para ver a notícia relacionada)

2- Um policial militar da UPP do Cantagalo/Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, foi preso na madrugada do dia 18 de março, quando tentava roubar uma agência bancária no bairro do Ingá, na região metropolitana de Niterói.

(clique AQUI para ver a notícia relacionada)

3- Imediatamente após a ocupação, ou mesmo antes, apenas com seu anúncio, começa a especulação imobiliária. O que chamam de “valorização” das áreas invadias pela PM faz aumentar imediatamente o preço dos imóveis, consequentemente o preço dos produtos de primeira necessidade e, paulatinamente, as famílias são expulsas das favelas para dar lugar aos especuladores, sedentos pela vista deslumbrante que essas favelas têm e o lucro que seus imóveis podem gerar, às vésperas da copa e das olimpíadas.

(clique AQUI para ver notícia relacionada)

4- Com os morros invadidos, entram os agentes do “choque de ordem” derrubando barracas de camelôs, roubando produtos de vendedores ambulantes, derrubando prédios considerados “irregulares”, etc. Tornando impossível a sobrevivência de centenas de trabalhadores que vivem nessas favelas.

(clique AQUI para ver notícia relacionada)

Já foram anunciadas novas invasões do Bope para implantação de UPPs nos morros do Salgueiro, Andaraí e dos Macacos. Essas são apenas algumas evidências de que as políticas do velho Estado visam, em primeira mão, expulsar os pobres das aquilatadas áreas da orla de Copacabana, que possuem vistas privilegiadas da natureza do Rio. A região da Tijuca, onde está localizado o estádio do Maracanã. A região de Santa Tereza, um dos acessos ao Corcovado (onde se encontra o Cristo Redentor) e bairro tradicional do Rio. Dessa forma começam desde já a limpar o caminho para o Rio da copa do mundo, das olimpíadas e dos sonhos da burguesia.

Clique AQUI para ver em reportagem da revista Veja Rio de 31 de março de 2010 um infográfico de como se dá a invasão das favelas no Rio. Como seria de se esperar, a revista procura fazer uma animação e termina comemorando a “pacificação” da favela. Não poderia ser diferente, por se tratar de um legítimo porta-voz das classes dominantes. Mas retrata bem a forma como a reação pensa a dita “pacificação”.




6 comentários:

Anonymous disse...

Que a policia é uma merda não tenha dúvidas,mas os traficantes também são uma bosta.

Anonymous disse...

A polícia está operando como força armada e o tráfico desarmado como comércio varejista. Eles pagam os pms e fica tudo bem.

Máfia sobre mávia.
Só as armas trocaram de mãos.

L. Rafael Nolli disse...

Excepcional os textos, meus camaradas!

MARIO disse...

É TRISTE VER O SER HUMANO SER DEIXADO DE LADO, POR CAUSA DO CAPITAL.
SR. GOVERNADOR DO RJ, VC DEVERIA CHORAR ERA DE VERGONHA E DE DÓ DE SEU POVO, RESPEITO E DIGNIDADE SÃO O MINIMO QUE O CIDADÃO NECESSITA..
SALVE OS MORADORES DA FAVELA... POVO UNI-VOS, ABAIXO A DISCRIMINAÇÃO ECONOMICA...

Anonymous disse...

A sociedade tem sido taxada de otários e manipulada por eventos tipo: vai sambando enquanto eu meto a mão no seu bolso rola a bola que vou puxando a sua carteira.
Enquanto a população fica alienada e preocupada com o próximo capitulo de sua novela favorita, nossos governantes vão aprovando os seus projetos de lei que favorece apenas a elite política e a burguesia. Está mais que na hora não só o estado do Rio de Janeiro e São Paulo e sim todo nosso Brasil acordar ou logo mais seremos brasileiros sem pátria sem beira nem eira. As grandes organizações nacionais e estrangeiras estão sim Interessadas no bem está da nossa terra, nossas florestas, nossos rios e faunas, bem O POVO... QUEM SABE NASSA ALGUÉM QUE SE IMPORTA UM DIA. ACORDA!

Onix 13 disse...

Tá tudo maquiado!