terça-feira, 26 de outubro de 2010

Adeus, Romeu Tuma, agente da reação


  Sérgio Fleury, Henrique Perrone 
e Romeu Tuma: Policiais do DOPS
Não é do nosso gosto gastar tinta com esbirros da reação. Mas às vezes, quando morre um agente da contrarrevolução, não é demais revelar seus crimes contra o povo.
No dia 26 de outubro morreu um desses elementos dos quais o povo brasileiro nunca gostaria de se recordar. Morreu Romeu Tuma.
Ele passou meses internado, se tratando de insuficiência renal e respiratória em um renomado hospital. Ele também tinha diabetes, problemas cardíacos, estava atado em aparelhos de diálise e respiração artificial. Havia sido submetido a uma cirurgia cardíaca.
Pouco, pouquíssimo sofrimento diante do que ele proporcionou a inúmeros filhos do povo brasileiro que passaram direta ou indiretamente nas suas mãos ao longo de décadas de serviço às forças de repressão do velho Estado brasileiro.
Não nos iludimos com a imagem de um senil de terno e gravata.
Antes de ser o senador de três mandatos, recentemente filiado ao PTB, Tuma pertenceu aos quadros do PFL de Antônio Carlos Magalhães.
Desde meados dos anos de 1950 Romeu Tuma era quadro das forças policiais e entre 1964 e 1985 foi o “Xerife”, macabro nome frio adotado por ele durante o gerenciamento militar-fascista.
Entre 1977 e 1983, ele foi nada mais nada menos que diretor-geral do Departamento de Ordem Política e Social – Dops de São Paulo: antro de tortura e assassínio de militantes revolucionários que se batiam contra o regime fascista, pela libertação de nosso país, pelo socialismo, o mesmo lugar onde atuou o famigerado Sérgio Paranhos Fleury.
Foi acusado de participar da estrutura pusilânime que ocultou cadáveres de militantes revolucionários mortos sob tortura nos cemitérios de Perus e da Vila Formosa, em São Paulo, na década de 70.
O Ministério Público Federal recomendou, em novembro de 2009, que Romeu Tuma perdesse suas funções públicas e/ou aposentadorias devido aos crimes de lesa-humanidade dos quais era acusado.
Em maio deste ano, o juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Federal de São Paulo, concluiu que Romeu Tuma estava ciente das ocultações de corpos de militantes revolucionários praticadas pelo Dops e pelo Doi-Codi.
Nomeado pelo general Figueiredo como superintendente da Polícia Federal em São Paulo, Tuma, durante o gerenciamento Collor, se encarregou do sumiço de arquivos dos órgãos de repressão do gerenciamento militar antes de serem tornados públicos.
Este foi Romeu Tuma, que durante três longos mandatos como senador manteve-se atado ao velho Estado, sugando do erário, após décadas de serviços prestados à reação. Morreu sem ser publicamente julgado e condenado, sem que se faça justiça pelos tantos filhos do povo que seviciou.

8 comentários:

Anonymous disse...

Faltou acrescentar que ele foi "carcereiro" de Lula, ou melhor, um camareiro, pois a prisão do megapelego foi uma farsa, tal qual essas eleições.

Terminal a vida prestando serviços ao velho Estado, ao lado de Lula...

Anonymous disse...

Mais um fascista a sentar no colo do capeta,menos um lixo no mundo.

Anonymous disse...

Já vai tarde...

e ainda há quem acredite que existe esquerda dentro do parlamento, dos governos, enfim do velho Estado...

Sobre a morte de mais um carrasco, como os ditos esquerda se posicionaram: Suplici foi ao enterro, Cristóvam Buarque disse que Tuma era um homem gentil, Lula disse que foi uma grande perda...

Como disse o grande Alípio: "O mundo não vai acabar amanhã". Todos os gorilas da ditadura e seus cúmplices pagarão caro o sangue tão precioso do povo que eles fizeram derramar.

Viva a Revolução!!!

Anonymous disse...

Apoio e parabenizo quem escreveu o artigo da "jaz" do carcereiro carniceiro Romeu Tuma e seus aceclas antes e pós ditadura. Se a "justiça da posta burguesia" nunca irá julgá-los (isso é mais do que certo!)cabe a nós, certo?

Anonymous disse...

vai te embora carniça!!!!

Anonymous disse...

este facínora era também contrabandista envolvido com remessa de diamantes para fora do Brasil. Fazia o transporte por carro vindo de Rondônia e Mato Grosso e tinha os esquemas todos acertados nas barreiras. Sei disto porque conheci um ex-policial que participou deste esquema e hoje é taxista em São Paulo.

Anonymous disse...

É muito sabido entre círculos políticos, inclusive da esquerda brasileira, que Tuma ou "o Xerife" não só era um policial fascista, um caçador de comunistas, também era traficante como a maioria dos altos escalões da polícia do país. Os testemunhos são muitos, nos anos finais de 1970 e inícios dos de 1980, Tuma foi amante da artista Ruth Escobar e alguém que na época namorou sua filha, se cançou de presenciar essa relação, inclusive como ele fornecia cocaina e outras drogas para o círculo de amizades que frequentava aquela residência. Outra, alguém frequentando um convescote da alta cúpula do governo do Mato Grosso do Sul, nos anos finais de 1980, presenciou delegado da polícia federal ligado ao Tuma declarar sobre suas façanhas na região fronteiriça e afirmar que a parte de contrabando de armas e automóveis naquela região pertencia ao seu grupo. E por aí vai...
Bom, infelismente atraição dessa "esquerda" de merda que se tornou a imensa maioria dos militantes, particularmente da geração 70/80, empoleirados na estado brasileiro, facínoras e criminosos de guerra como tuma morrem de morte morrida.

Anonymous disse...

FILHO DE PEIXE PEIXINHO É!
TUMA E TUMINHA !

É PENA QUE QUANDO ÉRAMOS CRIANÇAS JOGAVAMOS BOLA NO PARQUE DO IBIRAPUERA E AS VEZES O DOUTOR COMO CONHECÍAMOS O TUMA JOGAVA COM A GENTE E SE APROVEITAVA DE NOSSA INOCÊNCIA.
DEPOIS QUE O VIMOS NA TV COMBINAMOS QUANDO O DOUTOR APARECER VAI FICAR NA RESERVA.
ALÉM DO MAIS SE ENTRAR PARA JOGAR SINGUÉM VAI PASSAR A BOLA.
HOJE PENSO : JÁ FOI TARDE.
UM FASCISTA A MENOS QUE VAI JUNTO COM O DEPUTADO ERASMO DIAS E O FLEURY
SE ENCONTRAR O HITLER NO INFERNO.


AIMBERÊ