quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Em todo o país cresce o repúdio à farsa eleitoral


Moradores de Fonseca, município de Alvinópolis – MG, protestaram nos muros da cidade com frases conclamando o povo a não votar. Revoltados contra o descaso dos gerenciamentos de turno com o distrito, manifestantes bloquearam a estrada de acesso à Fonseca com uma barricada e enfrentaram a repressão policial.

Em Paracatu, também em Minas Gerais, os muros da cidade foram pichados com palavras de ordem de protesto conclamando o povo: “Não Votar! Viva a revolução agrária!” e “Abaixo a farsa eleitoral! Rebelar-se é justo!”


Em Sete Lagoas – MG, a moradora do bairro Brasília, Cleuza Dias, protestou com uma faixa afixada em sua residência com os dizeres : “Xô Políticos - Mantenha distância, nós não somos palhaços".



O jornalista Ricardo Boechat tem debatido diariamente em seu programa na rádio Bandnews a questão eleitoral. Por diversas vezes o jornalista criticou o processo eleitoral e esclareceu os ouvintes das possibilidades de protestarem anulando os votos.
  "Nós chancelamos o ACM, o Sarney, o Barbalho, o Collor, essa turma toda aí. Eles botam banca dizendo que o povo os apoia. Eu poderia citar 400, 500 nomes de todos os partidos, de todas as legendas. Já que eles podem usar meu dinheiro para dizer que isso é de fato um instrumento de mudança, eu posso usar também para dizer que não é. Tem campanhas aí em defesa do voto nulo na internet, é só procurarem aí que vocês vão encontrar - disse Boechat no seu programa em 8 de setembro de 2010." [OUÇA NA RADIO AND NA BARRA LATERAL DIREITA DO BLOG]

  Em 16 de setembro, um grupo de estudantes organizados pelo Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) realizaram agitação em defesa do boicote às eleições na Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Os estudantes distribuíram panfletos esclarecendo a posição do movimento que defende o boicote ativo às eleições e a mobilização do povo para lutar por seus direitos. A agitação fez parte das mobilizações para um debate que ocorreu no dia 20 de setembro, também na UFAL, sobre farsa eleitoral e a revolução de Nova Democracia. O professor Fausto Arruda, presidente do conselho editorial de AND, esteve presente representando o jornal nesse debate.
A atriz Glória Pires, em entrevista ao programa CQC da rede Bandeirantes de TV em 6 de setembro de 2010, quando indagada sobre o que recomendaria à população na ocasião das eleições: 
"Eu ia dizer: gente, não perca tempo votando não, vá fazer coisa melhor!"

Extraído da BBC Brasil.com
A historiadora Sandra Pesavento, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pretende votar nulo pela primeira vez nas eleições de 1º de outubro.
Sandra se encaixa no perfil do eleitor típico que pretende votar nulo ou em branco nestas eleições, de acordo com uma pesquisa realizada no fim de agosto pelo instituto Datafolha.
"A opção foi amadurecendo com o desgaste deste processo político nacional".
"A decisão de votar nulo é uma consequência não só dos escândalos do governo, mas é um pouco mais antiga. Vem num crescendo do desgaste da atuação política brasileira. Como professora, trabalho com os jovens. O que é triste é que precocemente eles estão desiludidos com o processo político, com o esvaziamento do partidarismo no Brasil e com a questão tão velha das promessas que não são cumpridas..."
"Votar nulo não é uma opção de acomodados. Pelo contrário, é uma opção muito radical, de impacto, uma opção válida. Acomodado será aceitar qualquer coisa, aceitar aquele que seja um pouquinho melhor do que os outros, que são tão ruins. Isso sim é se acomodar a um sistema."

2 comentários:

Anonymous disse...

Voce concorda???A Sociedade é assim...

*
O pobre trabalha
*
O rico o explora
*
O soldado defende os dois
*
O contribuinte paga pelos três
*
O vagabundo descansa pelos quatro
*
O bêbado bebe pelos cinco
*
O banqueiro estressa os seis
*
O advogado engana os sete
*
O médico mata os oito
*
O coveiro enterra os nove
*
E o político vive às custas dos dez...

Anonymous disse...

Penso que seja absolutamente viável a forma de luta defendida pelo povo que tripudia a farsa eleitoral e o combalido sistema capitalista,no entanto eu me pergunto : seria esse o momento adequado a adoção de tal postura por parte das massas?Não seria melhor ganhar um tempo preparando quadros para uma grande investida contra os pilares do sistema?Por outro lado eu concordo plena mente o caus esta instado,por isso sou militante de uma organização que não participa do processo eleitoral,estamos organizados em 15 estados,somos um partido de quadros, somos Marxistas-Leninistas e não nos iludimos com a farsa eleitoral,seguiremos marchando e segura mente estaremos do mesmo lado da trincheira não vacilaremos e desde já estamos atentos aos trabalhos da Nova Democracia,cuja história tem se pautado pela coerência de propósito. Saudações revolucionaria a todos os colaboradores da imprensa popular da " Nova Democracia " !!!