quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Miniatura ensina fascismo às crianças


O chamado “Caveirão”, carro blindado utilizado pela polícia do Rio de Janeiro para incursões sangrentas em favelas e bairros pobres, virou brinquedo nas lojas do Rio.
Aproveitando-se da publicidade gratuita metralhada diuturnamente pelos gerenciamentos municipal, estadual e federal do velho Estado — a todo momento gabando-se de seus feitos reacionários, como as UPPs — a miniatura do aparato fascista já ocupa as estantes das lojas de brinquedos no Rio de Janeiro como lançamento. A pior das brincadeiras de mau gosto com o sofrimento de milhares de moradores de favelas, vítimas de um massacre travestido de guerra pelo monopólio dos meios de comunicação e pelos gerenciamentos de turno.
As pequenas réplicas do “Caveirão” vêm acompanhadas de bonecos policiais armados e com adesivos de caveiras, símbolo do Bope, divisão mais sanguinária da polícia no país.
Uma propaganda para a TV chegou a ser produzida para o souvenir fascista, que é chamado “Roma Tático Móvel”. O comercial veiculado em canais de TV por assinatura foi barrado pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária (CONAR). Durante a propaganda, crianças simulam uma ação policial com o carro e os bonecos armados.
O papel doutrinário do dito brinquedo fiou tão patente, doutrinar as crianças no fascismo e repressão à pobreza, que talvez por isso mesmo não tenha sido veiculado.
A data comercial do “dia das crianças”, dia em que as grandes empresas de brinquedos e futilidades lucram milhões, ganha um repugnante incremento, manchado com o sangue de incontáveis vítimas do Bope e seus “Caveirões”

3 comentários:

Marco Antonio disse...

A reportagem e as atividades de segurança do "democrático governo Cabral-Lula" PMDB - PT, faz-me comparar com as ações de Josef Goebbels, o cérebro do reich do governo Hitler; faz-me comparar as diferentes ações do governo ianque Busch e Cia depois do ataque ás torres gemeas e, por último, faz-me comparar as ações genocidas dos governos sionistas destruindo em massa povos palestinos.
Faltou algo mais a dizer?!

Anonymous disse...

Lógicamente, voces serão contra o caverão, pois voces apoiam as Garc o Sendero,ou seja voces apoiam o narcotraficantes de drogas os que alimentamos mooros cariocas, e devido a isso tem repudio do caveirão.
Por que esses grupos de bandidos e terroristas não abandonam as armas e vem brigar no campo politico, ao lado do povo (nao sei por que que voces acham que o povo esta ao lado de voces),Sabe por que eles não abandonam, porqu hoje a unica razão de suas existencia e devido ao mercado das drogas se não fossem isto, ja teriam saido das floresta e quem sabe estariam assaltando algum banco por ai

Alvimar Figueira disse...

Você, anônimo, que se acha bom demais para chamar tudo e todos de terrorista ou narcotraficante, é incapaz de perceber (já que claramente não tem capacidade para isso) que para isso precisou defender o caveirão.

Só assim mesmo para indivíduos reacionários se revelarem por completo: basta apontar uma pústula do velho Estado para logo surgirem os seus defensores.

E vem aqui com o mesmo discurso do gerente Cabral, dizer que os morros cariocas "são redutos de bandidos".

E vem aqui falar do "lado do povo". Para alguém que deseja estar com o povo, não se espera nada como paga, basta se dedicar ao povo e serví-lo.

Enquanto isso, para aqueles que só obtém algo do povo (a contragosto) às custas do massacre diário, das incursões sangrentas dos caveirões, da invasão policial, da tortura, da miséria... Se esses reacionários aí que você anda defendendo pensam que o povo está do seu lado... aí sim, há uma grande ilusão.

Seu discurso é o mesmo da revista Veja, do Estadão, contra os "assaltantes de bancos" e "terroristas". Com esses o povo já aprendeu a lê-los às avessas e entender que os mais atacados são aqueles que fazem ou já fizeram algo de bom.

Mas é sempre ocasião para figuras como você sairem da sua alcova cheirando a cubículo do DOI-CODI e botar a cara para fora.

Isso demonstra que ainda há muito porquê lutar.