sexta-feira, 15 de outubro de 2010

França: Crescem os protestos contra o governo reacionário de Sarkosy.


Traduzido do blog Dazibao Rojo
A França vive uma autêntica revolta contra as medidas antipopulares do governo do Presidente Sarkosy.
A chamada para cerrar filas, feita pelo presidente a seus ministros tem como finalidade ocultar uma realidade em que o escândalo Bittencourd ou as práticas racistas nas expulsões de ciganos desacreditaram “le petit Nicolás”. [“o pequeno Nicolás” em português, em alusão a Nicolas Sarkosy, presidente da França]
As greves indefinidas em setores chaves da economia burguesa, transportes, hidrocarbonetos, portos etc. está pondo o Estado contra a parede e são cada vez mais altas as vozes que clamam pelo cancelamento dos planos de um governo desacreditado e antipopular. Nos próprios setores da burguesia e mesmo no partido governamental cresce o sentimento de que não são momentos para apostas pessoais de “tudo ou nada” próprias das megalomanias de um presidente cada vez mais isolado.
O fantasma de um novo maio de 68, quando as greves se estenderam por quase todo o país e o paralisaram, naquele momento a cumplicidade dos revisionistas do PCF (Partido Comunista da França) permitiu por fim à revolta, que se espalhava pelas ruas das principais cidades francesas.
Convocou-se uma nova greve para o dia 19 de outubro. Ainda que uma só das 12 refinarias da França não tenha sido fechada pelos manifestantes o governo tentou alamar a população. Ainda assim uma dezena de postos de gasolina reportaram escassez devido a uma corrida de compradores temerosos de ficar sem combustível.
“Não haverá escassez de gasolina nos postos”, declarou o secretário de Transportes, Dominique Bussereau, mas não quis dizer se o governo considerava usar suas reservas estratégicas de petróleo. “Temos o que é necessário para ficar mais ou menos um mês sem problemas”, assegurou.
Um estudante foi ferido à bala de borracha disparada pela polícia nos subúrbios parisienses enquanto que outro foi levado ao hospital em Burdeos depois dos enfrentamentos. Em Lille, os estudantes queimaram um carro e latas de lixo.
A incorporação da juventude aos protestos dos trabalhadores gerou uma inquietação na oligarquia francesa, consciente do mal estar generalizado e do aumento da intensidade da luta de classes.

3 comentários:

Anonymous disse...

CAMARADAS, LÁ COMO CÁ , MAL PRESSÁGIO HÁ.
ESTA SEMANA NA FOLHA DE SÃO PAULO A ANALISTA DO IPEA RAQUEL CAMARANO DISSE QUE A APOSENTADORIA NO BRASIL HÁ QUE SER ELEVADA A IDADE MÍNIMA DE 70 ANOS DE IDADE.
ORA, COMO A IDADE MÉDIA DE MORTE DO BRASILEIRO É 70 ANOS CONFORME PESQUISA DO IGGE NOS CARTÓRIO DE REGISTRO DE PESSOAS NATURAIS ISTO SIGNIFICA O FIM DA APOSENTADORIA.
ASSIM VALE A MATÉRIA ALIENÍGENA PARA MOBILIZAR OS INDÍGENAS PARA IR PRO CACETE CONTRA ESTA MALDADE QUE SERÁ FEITA NO INÍCIO DO PROXIMO GOVERNO QUALQUER QUE SEJA O GERENTE ELEITO.

ANTONIO ROMANÈS

João paulo disse...

Belo jornal! Sai do discurso revolucionário mecânico de alguns jornais de esquerda... Ser original é ser revolucionário. Saudações!

Anonymous disse...

importantíssima essa matéria, já que a mídia burguesa tem divulgado bastante - à maneira mentirosa dela - a onda de protestos franceses. Saudações revolucionárias.