terça-feira, 9 de agosto de 2011

Refugiados políticos, membros do Centro de Estudos Populares da Bolívia são presos e expulsos

Traduzido de artigo publicado em odiodeclase.blogspot.com em 8 de agosto de 2011

[Com profundo pesar, confirmamos que três dos companheiros do CEP foram entregues à polícia do Peru e se encontram custodiados pela sinistra Divisão Contra o Terrorismo da Polícia Nacional do Peru. As vis ratazanas do intitulado PC MLM da Bolívia, delatores que puseram os companheiros em ponto de mira podem sentir-se satisfeitas.

Este caso demonstra bem claramente o miserável papel do revisionismo e oportunismo que não pestanejam em colaborar com a repressão agindo contra os revolucionários conseqüentes.]

Três dentre os quatro companheiros do Centro de Estudos Populares – CEP detidos na Bolívia foram expulsos do país após a decisão de um juiz cautelar de El Alto. O quarto, que é refugiado político no país, devera buscar, em liberdade, outro lugar para se asilar nos próximos 90 dias.

Após uma audiência cautelar, o quinto juiz de Instrução Penal, Daniel Espinar, determinou a expulsão de Hugo Wálter Minaya Romero, William Antonio Minaya Romero e Blanca Rivelos Alarcón, que tem um bebê de um ano de idade.

“A José Antonio Cantoral Benavides foi dado um prazo de 90 dias. Isso é o que diz a lei de refugiado político, enquanto busca outro lugar de residência”, informou o magistrado que ainda explicou que apesar dele estar em liberdade, permanecerá com escoltas policiais.

Após a audiência, veículos da Departamento de Migração e do Ministério do Governo transportaram os três presos e o bebê. Eles foram postos à disposição das aturoridades do Peru no povoado de Desaguadero.

O advogado dos expulsos, Franz Bustos, manifestou que eles tem três dias para apelar da decisão.

“Este juiz ordenou a expulsão em menos de 24 horas. Vou apresentar a apelação, mas meus clientes já estão fora do país”.

O filho de Blanca Riveros Alarcón e um dos irmãos Minaya Romero (que é menor), foram detidos e expulsos para o Peru apesar de terem nacionalidade boliviana.

O advogado de defesa dos detidos denunciou que familiares dos presos alertaram entidades como a Defensoria da Criança para que apresentem uma medida cautelar e realizem gestões para assegurar os direitos do menor. “Nenhuma entidade apresentou e deixaram o menino desamparado. Nesse momento eles devem estar a caminho do Peru junto com seus pais”, protestou o advogado.

Os presos estão em Ayacucho, Peru

Os irmãos William e Hugo Walter Minaya Romero, assim como Blanca Riveros Alarcón e seu bebê já se encontram em Ayacucho em poder da polícia.

Nesse momento, os irmãos Minaya Romero e Blanca se encontram nos calabouços da Divisão Contra o Terrorismo da Polícia Nacional do Peru e, nas próximas horas, serão postos à disposição do Tribunal Supranacional de casos de terrorismo.

Nenhum comentário: