terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Favelas do Rio continuam sendo atacadas

Na segunda semana de 2008, a polícia militar do Rio de Janeiro realizou quatro operações em favelas da zona Norte da cidade para “reprimir o tráfico varejista” (aterrorizar a população das favelas). Como sempre, as incursões tiveram um desfecho trágico para os moradores dessas comunidades.

Somente no Jacaré, no dia 10 de janeiro, uma operação do BOPE que durou quase 24h, deixou sete pessoas mortas, entre elas uma criança de 3 anos, Wesley Damião da Silva, que foi levada ao Hospital Salgado Filho, mas não resistiu ao ferimento.

Testemunhas disseram à Rede de jornalistas populares que jovens foram torturados e executados pela polícia. Representantes do Movimento Jacaré pela Paz, acusam policiais do BOPE de terem baleado uma criança de três anos com três tiros de pistola. Para eles uma simples investigação seria suficiente para provar o que de fato aconteceu. De acordo com moradores, policiais do BOPE, aclamados pelo filme Tropa de Elite, se esconderam em uma casa da favela sem serem percebidos. Quando a favela voltou ao normal, os policiais saíram da casa pela laje, atirando para todos lados. O resultado foram quatro pessoas mortas, entre elas a criança de três anos que saia de um supermercado de mãos dadas com a mãe, que ainda levava outra criança de 6 meses no colo. A mãe confirma a versão dos moradores.

A família de Augusto de Oliveira Serrano, de 16 anos está desolada pelo assassinato do filho, que de acordo com eles era trabalhador e também estudava e não usava drogas. Mais uma vez, o gerente Sérgio Cabral escancara a sua política fascista de extermínio da pobreza e derrama o sangue do proletariado nas comunidades carentes.

Na Vila Cruzeiro, duas operações, uma na segunda (7), outra na sexta (11), deixaram um total de 5 pessoas mortas. Já na favela Kelson’s, na Penha, os policiais mataram um homem durante invasão na segunda-feira, dia 7. Como sempre, a versão da polícia, reforçada pelo monopólio dos meios de comunicação, é de que todos os homens mortos eram traficantes e morreram trocando tiros com a polícia. Tudo dito sem provas ou investigações.

No Jacarezinho, suspeitos que tiveram a sorte de não ser mortos ou torturados, foram obrigados pelos policiais a carregar a droga apreendida na operação para a viatura. Ao chegar à delegacia os quatro suspeitos foram liberados por falta de provas.

4 comentários:

Anonymous disse...

Sérgio Cabral fascista levando a cabo sua política de exterminio da pobreza! ASSASSINO!

Anonymous disse...

Certas coisas são difíceis de entender. As favelas onde existe uma maior presença de ONG's, rádios comunitárias e outros grupos organizados, como o Complexo do Alemão e a Providência, estão sendo os maiores alvos das operações do Sérgio Cabral. O PAC nas favelas né? Não estou dizendo que estão querendo reprimir diretamente esses movimentos, nem que as operações vizem isso. Digo que o Complexo do Alemão, por exemplo, é uma favela que tem uma ótima estrutura se comparada as favelas da Baixada Fluminense. Porque não fazer "OBRA" por lá. A população de lá precisa muito. Porém lá é reduto eleitoral. Curral. No Complexo do Alemão, o PSOL do Marcelo Freixo é adversário dos partidos PT e PMDB, que são fascistas e odeiam qualquer tipo de movimento minimamente ligados aos direitos humanos. Portanto, acredito que as favelas que foram alvo do PAC nas favelas foram escolhidas com todo cuidado para não prejudicar o cabresto da campanha de nenhum desses muitos mafiosos que continuam se reelegendo. Pensem nisso. Abraços!

Anonymous disse...

O BOPE só está imitando a SS de Hitler:roupa preta, caveira no uniforme, matança dos 'indesejáveis" moradores de favela que como disse o governador do Rio são fábricas de marginais.

HEIL,CABRAL

Anonymous disse...

Morei em Ramos(no asfalto) durante 15 anos, os tiros entre complexo e morro do Adeus sempre ocorreram, lecionando na escola mourão filho, percebi a falta de perspectiva das pessoas, o fanatismo religioso, o MEDO dos jovens da Polícia...Só uma revolução do povo para o povo mesmo para resgatar este 500 anos de filhadaputisse das elites...o apartheid social está criado, o que temos a perder, morreria feliz numa viela metralhando um polícial!!!!!!!!!!