terça-feira, 30 de março de 2010

Dia do jovem combatente toma as ruas de Santiago

Na noite de ontem, milhares de estudantes tomaram as ruas de Santiago, no Chile para celebrar o Dia do Jovem Combatente. A data é uma referência à morte dos estudantes Eduardo e Rafael Vergara Toledo, irmãos que lutaram juntos nas fileiras do movimento popular contra o regime militar-fascista do general Augusto Pinochet (1973 – 1990) e foram mortos pela polícia no dia 29 de março de 1985. Todos os anos, no bairro Villa Francia, na zona oeste de Santiago, onde moravam os irmãos Vergara Toledo, os jovens saem às ruas durante a noite, encapuzados, fechando as avenidas principais com barricadas e entoando palavras de ordem.

Como acontece todos os anos, um poderoso aparato repressivo foi montado pelo recém-empossado gerenciamento de Sebastián Piñera, mostrando para que veio. Mas os estudantes não se intimidaram e se reuniram às centenas no início da noite, atacando bancos, ônibus e resistindo bravamente a intervenção policial que acabou com quase cem jovens presos. Encapuzados, os manifestantes mantiveram-se firmes respondendo com paus, pedras e coquetéis molotov às bombas de gás lacrimogêneo atiradas pela tropa de choque da polícia chilena.

A manifestação aconteceu esse ano, mesmo com as medidas da polícia para evitá-la. Nas horas que antecederam o protesto, mais de 3 mil abordagens foram feitas a motoristas e pedestres não só nas ruas, mas também em bares, universidades e sindicatos nas imediações de Villa Francia. As ações repressivas também fazem parte do processo de militarização dos centros urbanos chilenos após os terremotos de fevereiro que deixaram centenas de mortos e milhares de feridos.

Um comentário:

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem de hoje: Momento de Reflexão: Seqüestrada usa lei para capturar seqüestrador!
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.