segunda-feira, 12 de abril de 2010

Datas memoráveis do proletariado - ABRIL

10 de abril (1870)

140 anos de Vladimir Ilich Lenin


11 de abril (1972)
Heróica Guerrilha do Araguaia

19 de abril
Dia nacional do índio


21 de abril (1789)
Conjuração Mineira

9 comentários:

Anonymous disse...

Voce Sabia??,que o 19 de abril,
Dia Nacional do índio??

Em 1940, reuniu-se no México, o I Congresso Indigenista Interamericano, com a presença de diversos representantes dos governos dos países das Américas. Os chefes das nações indígenas de diversos países, devido às perseguições, desrespeito e matanças promovidas pelos Estados reacionários decidiram não participar do Congresso. Mas, após a insistência dos políticos, alguns chefes indígenas compareceram. Era 19 de abril, e esse dia ficou marcado como o "Dia do Índio" em todas as Américas. No Brasil, a data só passou a ser reconhecida através do decreto nº 5.540, em 1943.

Anonymous disse...

Viva a Luta dos Indios!!!
Os povos originários do território brasileiro se batem hoje pelo impedimento da retirada completa dos seus direitos. É inacreditável que os originais detentores de todo o território, onde hoje se encontram as Américas, sejam obrigados a lutar pela terra invadida por latifundiários e grandes empresas mineradoras, madeireiras, entre outras.
Antes da invasão colonialista, a terra era um bem coletivo, todos trabalhavam. Na sociedade indígena não havia a desigualdade social e nem classes sociais, predominando as relações de solidariedade entre os indivíduos, todos trabalhavam inclusive os chefes. O sistema de produção era o do comunismo primitivo.

Anonymous disse...

O povo pobre continua Lutando!!

221 anos da Conjuração Mineira!!
Neste 21 de abril completaram-se 221 anos da heróica Conjuração Mineira de 1789.
A Conjuração Mineira foi um movimento de caráter popular-revolucionário com o propósito de libertar o Brasil do jugo colonial.
O movimento teve como inspiração as idéias revolucionárias e progressistas trazidas da França e do USA por filhos de famílias tradicionais que saíam de Minas Gerais para estudar no exterior.
Tiradentes, líder inconteste do movimento revolucionário, nasceu em uma fazenda localizada entre as vilas de São José (hoje cidade de Tiradentes) e São João del Rei, no ano de 1746.
A raivosa e sanguinária sentença condenou o líder revolucionário Tiradentes à morte na forca e esquartejamento de seu corpo. Heróica e honradamente, Tiradentes assumiu a responsabilidade principal por todo o plano de Rebelião comportando-se com notável bravura até a execução de sua sentença, em 21 de abril de 1792. Desafiando seus carrascos, ciente do inevitável triunfo do povo sobre a opressão, antes de morrer Tiradentes declarou: "Dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria".
A Conjuração Mineira serviu como inspiração para uma série de Rebeliões pela libertação do domínio português.

Anonymous disse...

Nunca Podemos Esquecer!!

Nenhuma vida foi tão fecunda para o proletariado revolucionário como a vida de Lenin.
O líder russo possuía uma extraordinária inteligência, uma extensa cultura, uma vontade poderosa e um espírito abnegado e austero. A estas qualidades se unia uma faculdade assombrosa de perceber claramente o curso da história e adaptar a atividade revolucionária a ela.
Esta faculdade genial, esta atitude singular, não abandonou nunca Lenin. E assim, iluminado pela experiência da insurreição de 1905, Lênin compreendeu claramente a necessidade de criar um partido revolucionário.
A luta dos trabalhadores é, pois, universal e unânime.
Lenin poderia ter dado muito mais esforço de consciência às massas revolucionárias. Mas teve tempo, afortunadamente, para cumprir parte essencial de sua obra e de sua missão; definiu o sentido histórico da crise contemporânea, descobriu um método e uma prática realmente proletários e classistas e forjou os instrumentos morais e materiais da Revolução. Milhares de colaboradores, milhões de discípulos prosseguirão, completarão e concluirão a sua obra
Com essas palavras, o grande marxista-leninista peruano José Carlos Mariátegui, dirigente do PS (Partido Socialista) posteriormente denominado como PCP (Partido Comunista do Peru) descreveu às massas operárias e camponesas a figura proeminente de Lenin, genial guia dos povos em luta em todo o mundo, Os trechos reproduzidos foram extraídos de Claridad, revista peruana de cultura e política dirigida por Mariátegui.

Lorival RJ disse...

Matéria escrita por Rogério Morais na Edição 02 Setembro de 2002,Jornal AND

Caldeirão e Pau de Colher: A história das lutas populares é indestrutível


Setecentos mortos, bombardeio aéreo com três aviões do Ministério da Guerra, incêndios e destruição de casas, espancamento de crianças, mulheres e velhos, saques; e ainda, luta corporal de populares usando facões, ferrões e cacetes contra soldados da polícia bem protegidos; mulheres enfrentando homens do Exército armados de fuzis, homens furando cerco de rajada de metralhadoras, execução de prisioneiros, fuzilamento, são mais 300 corpos de trabalhadores rurais estendidos, numa das maiores resistências das populações do campo nordestino contra os proprietários rurais latifundiários. Donos das terras, igreja, polícia e governo unidos para destruir a vontade do povo de trabalhar, criar seus filhos e vencer com liberdade.
Estamos falando das comunidades de Caldeirão e Pau de Colher, nos anos de 1930, envolvendo sertanejos principalmente do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia. O palco da luta e da resistência do povo trabalhador, duas regiões nordestinas: Serra do Araripe, Ceará, e médio São Francisco, Bahia. Duas áreas que atraíram milhares de homens — famílias — cansados da exploração, da miséria e da injustiça do latifúndio e do Estado. Foram para lá com a certeza e a consciência de dias melhores, sem saber que a classe dominante agiria sem dó ou piedade, usando todas as suas forças, tentando apagar para sempre o que seria uma sociedade justa - o início do desenvolvimento social da região e a libertação dos trabalhadores.

Romulo - São Paulo disse...

Voce Sabia????????
Nunca Podemos Esquecer do 11 de abril de 1972!!!!!!
Saudemos os combates da
Guerrilha do Araguaia!!!
Os preparativos da Guerrilha do Araguaia foram iniciados em meados dos anos de 1960 com o deslocamento dos primeiros militantes do PCdoB – Partido Comunista do Brasil para a região sul do estado do Pará, conhecida popularmente como "Bico do Papagaio".
O PCdoB, reconstruído no processo de 1962 após a ruptura de vários dirigentes e militantes com o PC brasileiro de Prestes, vinha se desenvolvendo em tormentosas lutas em torno da concepção da luta armada revolucionária no país, condensada no documento Guerra Popular – O caminho da luta armada no Brasil (1969).
Figuras como Maurício Grabóis, o Mário (comandante das Forças Guerrilheiras do Araguaia); João Carlos Haas Sobrinho, Juca; Dinalva de Oliveira, Dina e Paulo Rodrigues foram chegando um a um e se instalando na região do Araguaia. Os "paulistas", como eram conhecidos pelos camponeses, pouco a pouco foram ganhando a simpatia e a confiança do povo da região.Pomar, assim como outros membros do Comitê Central do Partido, foi morto no chamado massacre da Lapa, em 1976, interrompendo bruscamente o processo de avaliação científica da guerrilha e possibilitando que as posições revisionistas de João Amazonas hegemonizassem o PCdoB, que descambou para as práticas reformistas e eleitoreiras, compondo hoje a aliança que elegeu Luiz Inácio para a gerência do velho Estado brasileiro.

Anonymous disse...

cAMARADAS,
PREZADOS SENHORES, EM CONVERSAS INFORMAIS COM IRMÃOS NORDESTINOS PARA AVALIAR O GOVERNO DE LUIZ INÁCIO PERCEBI QUE DEVIDO AO "SEBASTIANISMO " E "MESSIANISMO" OS COMPANHEIROS NÃO CONSEGUEM VER COM CLAREZA O CARÁTER DE CLASSE DO GOVERNO OPORTUNISTA. ASSIM, TENDO EM VISTA QUE lUIZ INÁCIO SE APROVEITA DAS LENDAS NORDESTINAS NÃO RESTA ALTERNATIVA A NÃO SER AUMENTAR NÍVEL EDUCACIONAL DO NOSSO POVO PARA DESENVOLVER UM AUMENTO NA CONSCIÊNCIA POLÍTICA COM O FITO DE LIBERTAR O NOSSO POVO DE MISTICISMO QUE O IMPEDE DE VER O QUE REALMENTE ACONTECE.
LAMPIÃO VERMELHO

Anonymous disse...

porque só os assinantes receberam o poster do lenin?

Redação disse...

Caro leitor (anonimo),

De qual região você escreve?

A decisão por presentear o cartaz aos assinantes foi tomada justamente após a realização da campanha de assinaturas e apoio ao jornal.

Caso colocássemos o poster em todos os jornais impressos, os números não vendidos nas bancas retornariam para nosso estoque com os cartazes dentro, e nosso intento era que cada cartaz chegasse a um leitor.

Porém, nas regiões do país onde existem comitês de apoio de AND, ele pode ser encontrado com os membros dos comitês.

Caso você esteja disposto a arcar com os custos postais, podemos também enviá-lo pelo correio a você.

Basta enviar-nos seu endereço completo para anovademocracia@gmail.com