quarta-feira, 14 de abril de 2010

RIO ARAGUAIA - Canção em homenagem aos guerrilheiros do Araguaia

Composição de Cadinho Faria e Toninho Camargos

Brotará o teu sorriso
Teu olhar futuro
Teu amor sincero
Essa terra que te guarda
Conservou teu sangue
Levantou teu nome
Nunca há de te esquecer

Ficará tua certeza
Teu caminho oculto
Tua fantasia
Esse sonho vai ligeiro
Rio de águas turvas
Livre pelo tempo
Até o mar se enfurecer

E esse dia, quando o dia?
Eu não vejo a hora de
Gritar a festa
E essa festa
Vai acontecer

O teu sonho, lindo sonho
Veja, ainda é hora de
Levar à frente
E pela frente
Muito que aprender

No Araguaia passa um rio
Rio onde plantaste tua liberdade
Camponês, homem da terra
Vingará teu sangue
Sonhará contigo
Nunca há de te esquecer

Vozes: Cadinho Faria e Titane
Violão: Cadinho Faria
Bandolim: Hudson Brasil

Ouça a Música 

2 comentários:

Romulo - São Paulo disse...

Voce Sabia????????
Nunca Podemos Esquecer do 11 de abril de 1972!!!!!!
Saudemos os combates da
Guerrilha do Araguaia!!!
Os preparativos da Guerrilha do Araguaia foram iniciados em meados dos anos de 1960 com o deslocamento dos primeiros militantes do PCdoB – Partido Comunista do Brasil para a região sul do estado do Pará, conhecida popularmente como "Bico do Papagaio".
O PCdoB, reconstruído no processo de 1962 após a ruptura de vários dirigentes e militantes com o PC brasileiro de Prestes, vinha se desenvolvendo em tormentosas lutas em torno da concepção da luta armada revolucionária no país, condensada no documento Guerra Popular – O caminho da luta armada no Brasil (1969).
Figuras como Maurício Grabóis, o Mário (comandante das Forças Guerrilheiras do Araguaia); João Carlos Haas Sobrinho, Juca; Dinalva de Oliveira, Dina e Paulo Rodrigues foram chegando um a um e se instalando na região do Araguaia. Os "paulistas", como eram conhecidos pelos camponeses, pouco a pouco foram ganhando a simpatia e a confiança do povo da região.Pomar, assim como outros membros do Comitê Central do Partido, foi morto no chamado massacre da Lapa, em 1976, interrompendo bruscamente o processo de avaliação científica da guerrilha e possibilitando que as posições revisionistas de João Amazonas hegemonizassem o PCdoB, que descambou para as práticas reformistas e eleitoreiras, compondo hoje a aliança que elegeu Luiz Inácio para a gerência do velho Estado brasileiro.

Anonymous disse...

pREZADOS CAMARADAS.
É DE CORAR UM MONGE DE PEDRA O ROLO COMPACTADOR DESTE GOVERNO TOTALITÁRIO AO LICITAR A TOQUE DE CAIXA A USINA DE BELO MONTE. vALE DIZER Que o BNDS vai entrar com 19 bilhões de reais correspondente a 25 % de seus ativos a fundo perdido para que as empreiteiras construam mais uma obra faraônica ou melhor Lulônica.
quem sabe o Brasil acorde e de um basta para o seu l´ider messiânico e carismático mas que perdeu o juízo na sua megalomania.
lampião vermelho