segunda-feira, 23 de maio de 2011

Maio de lutas na Espanha



O corte de direitos dos trabalhadores, o desemprego crescente, as desapropriações de apartamentos e casas financiadas por trabalhadores, que diante da situação de desemprego não podem seguir pagando-as, e por outro lado o contínuo enriquecimento de grandes empresários e banqueiros, levou milhares de pessoas a ocuparem as ruas e praças em mais de 60 cidades do Estado espanhol neste mês de maio.

O aparelhamento das principais centrais sindicais espanholas ao governo de Zapatero, que diante de milhares de recortes de direitos historicamente conquistados não organizou nenhuma luta, não foi suficiente para esconder o descontentamento dos trabalhadores com a política econômica desse governo que se declara de "esquerda".

Assim, como não poderia deixar de ser, a revolta de cada trabalhador se converteu em inúmeras manifestações espontâneas. A primeira mais significativa aconteceu no dia 15 de maio em Madrid e em outras cidades do Estado espanhol.

No total, ocorreram manifestações em mais de 60 cidades desde o dia 15 de maio até a data atual. No início, com esperanças de que as movimentações cessassem, os monopólios da comunicação não noticiaram nada, da mesma forma que o governo não se manifestou, mas agora já não se pode esconder a revolta popular.

Zapatero fingindo não ser um dos responsáveis pelos cortes de direitos declara que “hay que escuchar, hay que ser sensibles porque hay razones para que expresen descontento y esa crítica”. E nada fala sobre a repressão policial contra as manifestações.

Preocupados com a possibilidade de acontecer manifestações nas vésperas e na data das eleições para as prefeituras (22 de maio), a junta eleitoral proibiu manifestações neste fim de semana.

Alguns links: http://democraciarealya.es/

http://www.youtube.com/watch?v=QQLsTp3-UNs&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=6n1_0u-PkXE&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=3DXJ0qPXrCA&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=E5aYMyL8ayk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=dQ1nLPA56as&feature=watch_response

Nota da Redação:

Mas nada disso adiantou. Na segunda-feira, as pesquisas e resultados das eleições apontavam a derrota do partido "socialista" de Zapatero.

Um comentário:

Estudante disse...

Olá companheiros!
Uma sugestão: melhorar a escrita da "nota da redação". É que numa olhada rápida, parece que o maio de lutas em nada adiantou (quando na verdade o que nao adiantou foi a repressão do estado gerenciado por zapatero).

Saudações!